Montreal: Biodôme e Planetário

Montreal-biodome-13No segundo dia em Montreal fomos ao Parque Olímpico, que é a vizinhança onde foram construídos várias instalações esportivas usadas nas Olimpíadas de 1976. Visitamos o Biodôme, o Planetário e o Jardim Botânico, que fica bem ao lado. Vou falar dos dois primeiros nesse post.

Biodôme

O Velodrome, usado em competições de bicicleta e Judô na época das olimpíadas, foi transformado no que hoje conhecemos como Biodôme, um dos prédios do Museu de História Natural de Montreal. Ele foi inaugurado em 1992 e é uma espécie de oásis que reproduz quatro ecossistemas encontrados nas Américas:

  • Floresta tropical da América do Sul,
  • Floresta de bordo da América do Norte,
  • Estuário do Golfo de São Lourenço,
  • Regiões sub-polar, divididas em Ártico e Antártico

Todos os ecossistemas são climatizados e reproduzem nos mínimos detalhes o que encontraríamos na vida real, da pedrinha aos bichos. Eles são bem focados na educação e enfatizam a importância da proteção ambiental. As meninas curtiram muito, me arrisco a dizer que foi o local favorito delas em Montreal.

Montreal-Biodome-5Montreal-Biodome-6 Montreal-biodome-10 Montreal-Biodome-4 Montreal-biodome-18Montreal-Biodome-3 Montreal-biodome-9 Montreal-biodome-17 Montreal-Biodome-1Montreal-biodome-15 Montreal-biodome-11 Montreal-Biodome-7 Montreal-biodome-14

Planetário

O Planetário foi uma decepção, achei meio armadilha pra turista. Se você olhar no site vai ver que eles cobram um ingresso e dizem que dá direito a assistir uma apresentação dupla. Acontece que para visitar apenas a exposição não é preciso pagar, os filmes é que são as atrações principais. O programa disponível no dia que fomos era o A, dois filmes sobre o conceito de tempo, Vertiges e Tempo. Nenhum dos dois apropriados para crianças, minhas filhas (e várias pessoas dentro do teatro) dormiram no segundo filme de tão chato (e olha que eu adoro ciências viu). Não tivemos escolha e nem fomos alertados pela pessoa que vendeu o ingresso que aquilo não era adequado para duas meninas de 6 e 4 anos.

No Kidspace, a maioria das atividades estão disponíveis apenas em Francês, também não aproveitamos muito. Ironicamente, perdemos foi nosso tempo.

O Ontario Science Centre, em Toronto, tem uma parte referente ao espaço e um pequeno planetário que é dez vezes melhor do que esse.

Enfim, se quiser entrar para olhar é free. Os filmes ficam a seu critério.

Montreal-planetario-10 Montreal-planetario-1Montreal-planetario-12 Montreal-planetario-2Montreal-planetario-3

Montréal Tower e o mirante do Mont Royal

Já subimos na Montréal Tower, a torre inclinada do estádio, numa outra viagem e preferimos não subir dessa vez. Mas vale falar dela para quem ainda não foi. A subida é feita num elevador de vidro e de lá de cima temos uma vista panorâmica do parque e do Jardim Botânico. Mesmo não sendo tão alta, dá para ver a cidade de um outro ponto de vista, é bem legal.

Montreal-parqueolimpico-2 Montreal-Parque-Olimpico-1biodome-1Foto: PtitLutin via Wiki Creative Commons

Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade vá a esse mirante no Mont Royal, coordenadas 45.510414, -73.592554. A vista é incrível e você não vai gastar nem um centavo. Pena que nesse dia a vista não estava tão clara.

mont-royal-1 mont-royal-3 mont-royal-2

Investimento

Biodôme: $19.25 (adulto, $17.75 (65+), $9.75 (5-17 anos), $53.50 (família com 2 adultos e até 3 crianças).

Planetário: Como falei antes, a entrada é free mas se quiser assistir os filmes $19.25 (adulto, $17.75 (65+), $9.75 (5-17 anos), $53.50 (família com 2 adultos e até 3 crianças).

Montréal Tower: $22.50 (adultos), $20.25 (65+), $11.25 (5-17 anos), $56.25 (família com 2 adultos e até 3 crianças).

Passes: Há vários passes que combinam duas ou mais atrações. Nós escolhemos o Space for Life Package, que dava direito a visitar o Biodôme, o Jardim Botânico e assistir dois filmes no Planetário. Preços: $47.75 (adultos), $44.25 (65+), $23.75 (5-17 anos), $130.50 (família com 2 adultos e até 3 crianças).

* Todos os preços são de Novembro 2015, consulte preços atualizados aqui e aqui. Residentes de Quebec tem desconto de 20%. Membros do CAA residentes do Quebec tem 50%off e não residentes em Quebec tem 15%off (sujeito a mudanças).

Como Chegar

Metrô:  A estação Viau (linha verde) fica a 300 metros do Biodôme, Planetário e Montréal Tower.

De Carro: o endereço do estacionamento é 3000 rue Viau (esquina com a Avenue Pierre Charbonneau) e ele custa $12 o dia. Se você for visitar o Parque Olímpico e o Jardim Botânico no mesmo dia, como fizemos, não precisa pagar o estacionamento duas vezes. O comprovante de pagamento de um serve para o outro. A dica foi do pessoal do balcão de informações lá mesmo. Depois de visitar o Biodôme e o Planetário pegamos o carro e paramos no estacionamento do Jardim Botânico. Dá para ir andando mas é mais ou menos 1km para ir e depois mais 1km para voltar. Atenção: os estacionamentos PA-2 (interseção da Pierre-De Coubertin e La Salle) e PB (3200 rue Viau), custam $17 o dia e não fazem parte dessa promoção.


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza, Twitter @BaianosNoPN e Snapchat Livi_Souza

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário

Close