O outono no Arrowhead Provincial Park

arrowhead-provincial-park-21Nós adoramos turismo ecológico e agora que as meninas estão um pouco maiores estamos conseguindo fazer mais trilhas com elas. O outono é minha época favorita para caminhar, o colorido das árvores deixa tudo mais lindo e minhas energias ficam recarregadas. No domingo passado fizemos um passeio para o Arrowhead Provincial Park, uns 220km ao norte de Toronto. A coisa foi decidida meio de última hora, arrumamos a mochila e saímos de casa no fim da manhã. Mesmo sem nenhum planejamento prévio tivemos um dia ótimo!

O Arrowhead fica ao lado da cidade de Huntsville e funciona o ano inteiro, inclusive o camping. As atividades disponíveis mudam de acordo com a estação do ano. No verão dá para pescar, alugar caiaque ou canoa, nadar nos lagos, fazer hiking e andar de bicicleta. No inverno tem tubing, snowshoeing, ski e patinação no gelo.

Hiking

arrowhead-provincial-park-1

Como nós fomos lá para andar no mato e apreciar o outono, vou falar um pouco das trilhas. Os tempos listados são para ir e voltar.

Beaver Meadow Trail – 7 km (2 horas) – Nível de dificuldade: médio

É a trilha mais longa do parque, ela passa ao redor de um pequeno lago, chamado Beaver Pond. Nela você tem chance de ver castores, alces, lontras, garça azul e pássaros nativos. No fim da trilha tem ruinas de uma propriedade rural do século passado. O pessoal desse blog fez a trilha com crianças.

Big Bend Lookout – Nível de dificuldade: fácil

Essa aqui acho que nem devia ser considerada trilha pois é bem pertinho do estacionamento da Roe Campground Road. O interessante nela é que tem uma plataforma de observação com vista panorâmica para uma área onde o rio faz uma grande curva. Não chegamos a ir dessa vez.

Homesteaders Trail – 3 km (1 hora) –  Nível de dificuldade: médio

Essa é para quem gosta de história pois passa no meio do lugar que era fazenda em 1870s. Dá para ver vestígios das plantações que hoje estão tomadas pela floresta.

Stubb’s Falls Trail – 2 km (45 minutos) – Nível de dificuldade: fácil

Essa é a mais popular e foi a que escolhemos. Ela nos leva a uma pequena cachoeira chamada Stubb’s. Há dois caminhos, um marcado por uma placa e outro sem marcação. O primeiro é mais curto e mais fácil. Nós fomos por um lado e voltamos por outro. A parte que não é marcada tem um caminho mais estreito, no meio da floresta mesmo, com pedras, troncos e raízes no caminho. Nada demais, só tem que ficar ligado para não tropeçar. Na trilha marcada o caminho é largo, plano e dá para ir até com o carrinho de bebê (se for um com rodas grande). arrowhead-provincial-park-18arrowhead-provincial-park-2arrowhead-provincial-park-27 arrowhead-provincial-park-4 arrowhead-provincial-park-5 arrowhead-provincial-park-3arrowhead-provincial-park-20

Essa distância de 2km é partindo do estacionamento Beach 1. Nós paramos no 2 e andamos um pouco pela beira do lago. Se seguir a estrada e virar a direita depois do Beach 1, em direção ao acampamento, você fica quase na cachoeira e não anda praticamente nada. As meninas queriam floresta e eu queria fotos, então preferimos o caminho mais longo 😉

arrowhead-provincial-park-25

Não vi mapas no início da trilha que fizemos nem nada informando o tamanho ou nível de dificuldade, como geralmente tem nos parques daqui. Nós recebemos um mapa impresso numa folha de papel que nem dava para ler direito. O melhor é baixar diretamente do site do Arrowhead Provincial Park (o link está lá no fim do post). Deixe carregado no celular pois o sinal lá não é dos melhores.

Mayflower Lake Trail – 1 km (30 minutos) – Nível de dificuldade: médio 

Apesar de curta é uma das mais difíceis pois tem subida e descida num terreno lamacento, segundo o pessoal do parque. É a única que eles recomendam usar botas de hiking. O caminho leva ao Mayflower Lake, que era um lago glacial a milhões de anos atrás. O lago é super fundo e gelado.

Na volta paramos perto dele e eu desci até a beirada para tirar fotos.

arrowhead-provincial-park-22 arrowhead-provincial-park-16 arrowhead-provincial-park-14

Todas as trilhas são kid-friendly, dependendo da idade e do tempo que cada um vai ficar no parque. Eles tem um camping bem grande e oferecem até cabanas mobiliadas e com eletricidade. A única coisa que não gostei foram dos banheiros públicos perto dos estacionamentos, que eram lastimáveis (não visitei os do camping).

A região é linda e fica ainda mais no outono! Como prova deixo as fotos tiradas pela minha filha de 6 anos, que está ficando bastante interessada em fotografia. A câmera que ela usou foi uma Lumix TS5. Não alterei apenas coloquei a marca d’água.

arrowhead-provincial-park-13 arrowhead-provincial-park-12 arrowhead-provincial-park-11 arrowhead-provincial-park-10 arrowhead-provincial-park-9 arrowhead-provincial-park-8 arrowhead-provincial-park-7 arrowhead-provincial-park-6

E antes de ir embora o pôr do sol perfeito para encerrar o dia.

arrowhead-provincial-park-23

Informações Úteis

Website – https://www.ontarioparks.com/park/arrowhead#Hiking
Endereço: 451 Arrowhead Park Rd. – Huntsville, ON, P1H 2J4
GPS: 45.391411, -79.214581

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. ginapsi disse:

    Lindo! Tenho que tirar umas férias no outono daí!!

  2. Marcela disse:

    Que lugar lindo!!
    Com certeza é disso que eu sinto mais falta do Canadá, depois dessa nossa última aventura pelas Montanhas Rochosas e pelos zilhões de parques que passamos… De fazer trilhas lindas, bem sinalizadas… E o outono é de tirar o fôlego, aff…
    🙂

  3. Gabriela disse:

    Que lugar lindo Livi, adorei! 🙂

  4. Lis disse:

    WOW! Fotos maravilhosas como sempre! parece que esta mais colorido que Algonquin! Agora tenho que conhecer esse parque tb rsrs
    tem que pagar taxa de entrada tambem?
    Bjo

Deixe um Comentário