Up Express, a maneira mais rápida de ir do aeroporto ao centro de Toronto

imageAgora ficou mais fácil ir do aeroporto de Toronto até o centro da cidade com o Up Express. O trem foi inaugurado em junho de 2015 e faz o percurso em apenas 25 minutos, numa velocidade de 145km/hr. Ele sai diariamente da Union Station e do Terminal 1 a cada 15 minutos, com paradas nas estações Bloor e Weston. Ele opera das 5:30 da manhã até 1 da madrugada.

O projeto de 453 milhões de dólares, que demorou quase 4 anos para ser concluído, promete desafogar o trânsito e chega em tempo para os Jogos Panamericanos. Os trens foram fabricados no Japão e fizeram uma jornada de mais de 20.000 até chegarem aqui. A nova linha corre paralelamente aos trens da GO e Via Rail.

image

Os taxis do aeroporto cobram por zona e custam entre $50-$60 para o centro da cidade. Então o preço do Up Express é bem competitivo, especialmente se usarmos um Presto Card (cartão pré-pago que custa $6). Adultos pagam $12 e com o Presto Card $9, da Union ao Pearson ou vice-versa, crianças até 12 nos não pagam. Se você pegar ou descer numa das outras estações o valor é menor. Há também um passe de família que custa $25 por vi ($25 2 adultos e 3 crianças). Achei legal que eles pensaram nas pessoas que tem uma conexão longa e gostariam de dar uma voltinha no centro, nesse caso o ticket vale para por 7 horas e custa $12. O tempo de viagem é a maior vantagem em minha opinião, de taxi levamos em média 35 minutos se o trânsito estiver ótimo (quase nunca) e de ônibus normal será no mínimo uma hora. O ticket pode ser comprado online, nas estações ou dentro do trem (nesse caso eles só aceitam cartão de crédito e cobram um adicional de $2). Para comprar online ou ver mais detalhes sobre tickets, visite o site oficial.

O Up Express oferece wi-fi gratuita, compartimento de malas, tomadas nos bancos para plugar os eletrônicos, informações sobre os vôos e eventos na cidade. Normalmente opera com 3 vagões, podendo levar até 173 passageiros sentados. No aeroporto a estação está no Terminal 1, adjacente ao Link Train, que interliga os terminais 1 e 3 (não há Terminal 2).

imagePlataforma do Link Train no Pearson Airport

imageMapa para chegar no Up Express, a partir do Terminal 1

Se você desembarcar no Terminal 3, siga as placas até o Link Train e vá para o Terminal 1, o serviço é gratuito.image

Durante os jogos Panamericanos nós tivemos a oportunidade de passear nele e adoramos.

up-express-3Poltronas confortáveis e compartimento de bagagem na parte de cima
up-express-1Muito espaço para colocar as malasup-express-2Mapas explicativosup-express-4 up-express-5

Logo que o Up Express começou a funcionar seus preços eram bem altos e não valia a pena, em março de 2016 eles resolveram fazer um reajuste e deixaram os preços super competitivos. Recomendo para todos o viajantes que querem ir do Pearson ao centro de Toronto de maneira rápida e confortável. A forma mais barata continua sendo o transporte público (TTC) mas sinceramente não recomendo a viagem de mais de uma hora do aeroporto ao centro da cidade arrastando malas.

Preços e post atualizados em 11/04/2016.


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza, Twitter @BaianosNoPN e Google Plus Livi Souza

As imagens sem a logomarca do blog são de divulgação ou domínio público.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. ginapsi disse:

    Que maravilha! Pena que não tem uma estação perto sua casa,rs.

Deixe um Comentário