Up Express, a maneira mais rápida de ir do aeroporto ao centro de Toronto

Agora ficou mais fácil ir do aeroporto de Toronto até o centro da cidade com o Up Express. O trem foi inaugurado em junho de 2015 e faz o percurso em apenas 25 minutos, numa velocidade de 145km/hr. Ele sai diariamente da Union Station e do Terminal 1 a cada 15 minutos, com paradas nas estações Bloor e Weston. Ele opera das 5:30 da manhã até 1 da madrugada.

up express

O projeto de 453 milhões de dólares, que demorou quase 4 anos para ser concluído, promete desafogar o trânsito e chega em tempo para os Jogos Panamericanos. Os trens foram fabricados no Japão e fizeram uma jornada de mais de 20.000 até chegarem aqui. A nova linha corre paralelamente aos trens da GO e Via Rail.

image

Os taxis do aeroporto cobram por zona e custam entre $50-$60 para o centro da cidade. Então o preço do Up Express é bem competitivo, especialmente se usarmos um Presto Card (cartão pré-pago que custa $6). Adultos pagam $12.35 (20-64 anos) e com o Presto Card $9.25, da Union ao Pearson ou vice-versa, crianças até 12 nos não pagam. Se você pegar ou descer numa das outras estações o valor é menor. Há também um passe de família que custa $25.70 ($25 2 adultos e 3 pessoas até 19 anos).

Achei legal que eles pensaram nas pessoas que tem uma conexão longa e gostariam de dar uma voltinha no centro, nesse caso o ticket vale para por 7 horas e custa $12.35 para uma pessoa e 25.70 para família. O tempo de viagem é a maior vantagem em minha opinião, de taxi levamos em média 35 minutos se o trânsito estiver ótimo e de ônibus normal será no mínimo uma hora.

O ticket para o Up Express pode ser comprado online, nas estações ou dentro do trem (nesse caso eles só aceitam cartão de crédito e cobram um adicional de $2). Para comprar online ou ver mais detalhes sobre tickets, visite o site oficial.

Dica de onde guardar a bagagem no aeroporto

Se você tiver uma longa conexão em Toronto e quiser passear no centro, as lojas da Samsonite no terminal 1 e 3 guardam as malas. Os preços são esses:

  • carry-on- $5.00
  • Mala até 24″ (aprox. 61cm)- $6.00
  • Mala até 30″ (aprox. 76cm) – $8.00
  • Over size – $10.00
  • bike, golf club e skis- $8.00

Quem está em conexão e as malas já possuem o adesivo para o destino final, pode despacha-las imediatamente para o próximo voo. Você pega as malas, entrega o papel para o oficial e segue em direção a saída. No corredor há placas indicando o caminho a seguir para voos em conexão. Lá há uma esteira para despachar as malas novamente. O pessoal geralmente confere o ticket e o adesivo na mala para se certificar que está liberado. depois você fica liberado.

Onde pegar o Up Express no aeroporto

No aeroporto a estação do Up Express está no Terminal 1, adjacente ao Link Train, trem gratuito que interliga os terminais 1 e 3 (não há Terminal 2).

imagePlataforma do Link Train no Pearson Airport

imageMapa para chegar no Up Express, a partir do Terminal 1

Se você desembarcar no Terminal 3, siga as placas até a plataforma do Link Train. Pegue o trem e vá para o Terminal 1. Bem em frente ao portão de saída do terminal 3 tem placas indicativas de onde você deve ir se quiser pegar o Up Express.

image

Plataforma do Up Express na Union Station

A plataforma fica na Union Station, na parte conhecida como Sky Walk. A localização é conveniente para quem quer visitar o centro, especialmente o Aquário e a CN Tower, que ficam do lado. A poucos metros dela tem um centro de turismo com vários mapas gratuitos e pessoas para dar informações.

Como é a viagem e o trem

O Up Express oferece wi-fi gratuita, compartimento de malas, tomadas nos bancos para plugar os eletrônicos, informações sobre os vôos e eventos na cidade. Normalmente opera com 3 vagões, podendo levar até 173 passageiros sentados.

Durante os jogos Panamericanos nós tivemos a oportunidade de passear nele e adoramos.

up-express-3Poltronas confortáveis e compartimento de bagagem na parte de cima
up-express-1Muito espaço para colocar as malas maioresup-express-2Mapas explicativosup-express-4 up-express-5

Logo que o Up Express começou a funcionar seus preços eram bem altos e não valia a pena, em março de 2016 eles resolveram fazer um reajuste e deixaram os preços super competitivos. Recomendo para todos o viajantes que querem ir do Pearson ao centro de Toronto de maneira rápida e confortável. A forma mais barata continua sendo o transporte público (TTC) mas sinceramente não recomendo a viagem de mais de uma hora do aeroporto ao centro da cidade arrastando malas.


As imagens sem a logomarca do blog são de divulgação ou domínio público.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Renata disse:

    Olá, Livi!
    Adorei seu Blog!!
    Vou pra Toronto em Maio do ano que vem, mas já estou me preparando rsrs
    Que maravilha esse UP Express!! não sabia que tinha isso!
    Mas eles aceitam malas grandes?
    É que pelas fotos dá a impressão de ter apenas o compartimento acima das cabeças dos passageiros, mas a minha mala é muito grande! rs
    Será que posso andar nele com a mala? Ou teria que pagar um banco a mais?

  2. ginapsi disse:

    Que maravilha! Pena que não tem uma estação perto sua casa,rs.

Deixe um Comentário