Trillium Park, o novo parque na Lake Shore em Toronto

Está aberto o mais novo parque de Toronto, o Trillium Park. Dentro dele está a William G Trail, uma trilha de 1,3km que conecta o parque a Trans Canada Trail, a trilha que atravessa o Canadá de ponta a ponta. No lugar onde antes havia um enorme estacionamento agora temos uma área verde muito aconchegante com vistas incríveis do centro da cidade.

A inauguração desse parque e trilha marca a conclusão da primeira fase de um projeto de revitalização que vai mudar a cara do antigo Ontario Place, que fica na beira do lago. Para quem não conhece, o Ontario Place era uma área de entretenimento com parque de diversões e outras atrações, operada pelo governo de Ontário por 40 anos, mas  que foi fechada em 2011 por causa do declínio em número de visitantes. No auge dos seus dias ele já foi um dos 10 melhores parques de diversões do Canadá!  Hoje há apenas algumas áreas funcionando, como o pavilhão de shows por exemplo.

Voltando ao novo parque, o design foi inspirado em paisagens de Ontário, na herança dos povos indígenas que habitavam a região e em alguns elementos do próprio Ontario Place. O caminho com os paredões de granito e a ponte na entrada me lembrou muito as estradas de Muskoka. Aliás todas as pedras de granito do parque foram trazidas de lá.

O local conta com mais de 1200 árvores e em alguns anos, quando elas crescerem, teremos um espaço ainda mais especial, cheio de sombra para quem quiser relaxar. Um oásis!

Uma coisa que achei bem legal é que eles usaram idéias da população e da nação indígena Mississauga (nativa da região) para finalizar o design do parque. Alguns desses detalhes são o pavilhão aberto no centro do Trillium Park, os mocassins esculpidos nas pedras e as marker trees.

A instalação do pavilhão foi sugestão da população e para mim, ele é um dos elementos mais impressionantes do parque. Fiquei simplesmente fascinada com a estrutura.

Os mocassins são um símbolo dos povos nativos, espalhados em toda a província. Eles são um lembrete da herança e cultura desses povos.

Há 3 marker trees no parque. As árvores tortas eram usadas como forma de navegação pelos nativos e no parque, direciona os visitantes pela trilha.

Pela sua localização, achei o Trillium Park um cantinho muito tranquilo onde fugimos do barulho dos carros que passam na movimentada Lake Shore Blvd. Há vários bancos espalhados, onde podemos sentar para relaxar e apreciar a vista. Meu lugar favorito foi sem dúvida o summit, ponto mais alto do parque.

Apesar de não haver uma área exclusivamente dedicada para crianças, como um parquinho, acho que os pequenos vão curtir caminhar pela trilha, andar de bicicleta, fazer um picnic no fim da tarde ou acompanhar o movimento do aeroporto da ilha, que fica bem próximo.

Outro ponto que acho que vai fazer sucesso é o fire pit, onde podemos acender uma fogueira e sentar ao redor. Ela passa quase despercebida para quem está andando na trilha. Fica ali na curva bem no centro do Trillium Park. Olha a pessoa de camisa azul sentada lá.

Adorei o novo espaço e se ele é uma prévia do que está por vir no Ontario Place, está aprovadíssimo!

Endereço

O Trillium Park fica localizado na parte do Ontario Place logo atrás do Inukshuk Park, bem na esquina da Remembrance Dr. e Ontario Pl. Blvd.

Há um estacionamento enorme no local que custa $3.50, por 30 minutos (junho 2017).

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. ivone fukunaga disse:

    Livi, boa tarde!
    Adorando seu Blog, fotos lindas!
    Há transporte público até o parque?

    • Livi disse:

      Oi Ivone,

      O 509 Harbourfront passa pertinho de lá. Você pode ir no site triplinx.ca para pegar as direções exatas a partir de onde você estiver. Use como referência para o endereço do Trillium o Inukshuk Park, que fica do lado.
      Beijos

      • ivone disse:

        Livi, agradecida.
        Estarei em Toronto de 15 a 20 de outubro, Estou optando por passeios ao ar livre (não sei se é uma boa ideia, devido ao frio). Vou dar uma olhada nesse site que você recomendou.
        Leio 3 blogs, e por coincidência, vocês são amigas – a Mirella e a Gaby.

  2. Viajento disse:

    Ficou muito lindo! Tem alguns anos que eu fui a Toronto pela última vez, preciso voltar.

Deixe um Comentário