VidaEmTO: O que fazer em Toronto no inverno

Muitas pessoas acham que a vida em Toronto vai parar por causa do frio e que o inverno não é uma boa época do ano para visitar a cidade. Então esse mês no projeto #VidaEmTO eu e as outras blogueiras escolhemos o tema Inverno vs Verão. Deixamos o tema bem aberto assim cada uma de nós pode desenvolver e falar do que tem vontade. Eu resolvi mostrar para vocês que existe vida no inverno e que dá para curtir a cidade de uma forma diferente do que curtimos no verão.

Confesso que não morro de amores pela friaca e se pudesse faria uma viagem para o caribe com duração de pelo menos 3 meses (risos). Mas a gente não pode se trancar em casa e deixar a depressão de inverno tomar conta, né? Precisamos aproveitar o que temos. E o inverno oferece muita coisa legal e diferente para fazer sim. Não deixe que o frio te assuste! Vista-se apropriadamente para andar lado de fora, tire fotos lindas na neve ou programe atividades em lugares fechados.

As atrações ficam abertas?

Uma coisa que muita gente me pergunta é se as atrações ficam abertas no inverno e a resposta é sim para a maioria delas, até o zoológico! A excessão fica por conta de algumas atividades externas como os parques de diversões ou parte da Ilha (mesmo assim dá para ir de ferry até a Ward’s Island para poder apreciar a vista de Toronto).

E como no inverno não há aquele volume absurdo de turistas, dá para visitar as atrações com mais calma e sem pegar filas enormes. Muitos museus trazem exposições especiais nessa época, como a Vikings no ROM (que já começou) ou a Infinity Mirrors de Yayoi Kusama na AGO (a partir do dia 3 de março).

E no centro da cidade os prédios ficam conectados por um caminho subterrâneo chamado PATH. Dá para se perder lá dentro e andar tudo sem colocar a cara do lado de fora.

Esportes de inverno

Patinar no gelo é o nosso esporte de inverno favorito. Começamos a frequentar as arenas fechadas em outubro, assim que elas abrem. As pistas abertas dependem do clima e portanto funcionam geralmente a partir do fim de novembro. Há vários lugares legais para ir, como a praça em frente a prefeitura e o Harbourfront. Nesse post tem várias dicas para quem pretende patinar, inclusive onde ficam as pistas de patinação de Toronto.

Outra coisa que adoramos é escorregar na neve (tobogganing). Não precisa ter experiência e nem gastar nada, basta comprar uma prancha ou trenó. Aqui tem uma lista com os melhores lugares de Toronto.

Para quem curte, dá para esquiar ou fazer snowboard também. Apesar da região de Toronto ter um relevo relativamente plano, há dois locais dentro da cidade e vários ao redor, onde podemos esquiar. Inclusive a vila alpina de Blue Mountain. A lista completa dos melhores locais está aqui.

Restaurantes e o Winterlicious

A atividade campeã do inverno aqui em casa é comer (risos). Toronto tem ofertas de restaurantes para todos os gostos e dá para experimentar a culinária do mundo inteiro sem sair da cidade, como vocês podem ler nesse post de comida.

Nós curtimos um brunch nos fins de semana, ou chá da tarde com as amigas e jantares em família.  Veja todos os posts do blog sobre restaurantes aqui.

No Ano Novo todos os restaurantes da cidade fazem um jantar especial e geralmente é preciso reservar com antecedência. Nos meses de janeiro e fevereiro acontece o Winterlicious, evento similar ao Summerlicious no qual é oferecido um menu especial com preço fixo. É uma ótima oportunidade para conhecer restaurantes mais caros. Em 2018 o evento será entre os dias 26 de janeiro e 8 de fevereiro.

Luzes e decoração de Natal

Eu sou daquelas pessoas que amam olhar a decoração de Natal nas casas e na cidade. Tenho até uma lista das casas mais bem enfeitadas.

A cidade fica decorada e muitas ruas do centro permanecem com as luzinhas até o fim do inverno pois ninguém vai se aventurar no frio para tirar. Tiram apenas as árvores de Natal ou algo mais relacionado. E quando neva faz um contraste lindo.

Para os que estarão aqui no fim de novembro ou dezembro, a vitrine de Natal da loja de departamento The Bay é parada obrigatória. Ela está localizada na esquina com a Yonge St com a Queen St, atrás do Eaton Centre. Mais sobre o que fazer no fim do ano em Toronto, aqui.

Festivais, feiras e shows

No inverno não faltam opções de festivais culinários, artísticos e feiras. Alguns dos eventos mais famosos são:

Os jogos de hockey

O hockey (hóquei) é para um canadense o que o futebol é para um brasileiro. O time de Toronto é o Maple Leafs, que não ganha a copa Stanley desde 1967. Mas todo mundo torce e faz festa até o último minuto. E mesmo depois que o time sai, continuam acompanhando e torcendo para o time canadense que ainda estiver jogando. A NHL é como a NBA e os times canadenses jogam com os americanos. O campeonato começa em outubro e vai até junho. Então o inverno é a época ideal para assistir sem pagar uma fortuna pelo ingresso.

E para quem quer assistir um jogo e não se importa se é da liga oficial ou não, tem os times das cidades vizinhas como o Mississauga Steelheads, ou o juvenil Toronto Marlies (as escolas sempre levam os alunos em um jogo desse time).

Visitinha a Niagara falls

Visitar Niagara Falls no inverno é uma experiência super diferente. Entre janeiro e fevereiro, há a chance de ver as cachoeiras parcialmente congeladas.

Se você for entre 18 de novembro de 2017 e 3 de janeiro de 2018 poderá ver o Niagara Winter Festival. E se vai passar o Ano Novo por aqui, fique sabendo que Niagara tem uma das festas mais animadas do país.

Enquanto estiver em Niagara, aproveite para ir num dos parques aquáticos cobertos da cidade. Além do Fallsview Waterpark, que nós já conhecemos,, tem o Great Wolf Lodge e o Americana Resort.

Levar as crianças num indoor playground

Como não dá para frequentar os parquinhos públicos nem o Canada’s Wonderland no inverno, nós levamos as meninas para gastar energia em algum playground fechado. Nossos favoritos são a Legoland, CandylandNinjaz e Playcious. Todos que citei ficam afastados do centro de Toronto mas são ótimos e bem espaçosos. Além desses tem o Fantasy Fair, que é um parquinho de diversões mesmo, Eu particularmente não gosto de ir lá pois acho meio caidinho e sempre está lotado, mas as minhas filhas gostam e ficam pedindo para ir.

Projeto #VidaEmTO

Bem, espero que as minhas sugestões inspirem vocês a não ter medo de curtir o inverno. Agora confiram o que as outras blogueiras escreveram:

Mirella | Casal Mikix

Gabriela | Gaby no Canadá

Mari | Virei Canadense

Carina | Outside Brazil


 Continue lendo sobre o Inverno

Como se preparar para o inverno no Canadá

Como se vestir para o inverno

Como fugir da depressão de inverno

Dicas para dirigir no inverno

Dicas para prevenir irritações na pele, nariz e boca, comuns durante o inverno

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Este vai ser meu primeiro inverno com uma criança “ativa” em casa. Agora Thomas entende e ele não vai querer ficar em casa. Suas dicas vão ajudar! Beijos

  2. Carina Barros disse:

    O que eu mais ano no inverno é o Natal heehehe eu acho tão mágico aqui! Adorei o post.
    🙂

  3. Ótimas dicas … meu post acabou saindo bem diferente! Adorei seu approach.
    Ah, no AGO está rolando a exposição do Guillermo del Toro, Living with Monsters, bem legal. Sonhando com a chegada de março para ver a Infinity Mirrors, acho que ela está em exposição em Nova York no momento.
    Bjks,

    • Livi disse:

      Também estou sonhando com a Infinity Mirrors, já marquei no calendário para comprar o ingresso. Vou tentar ir conferir essa que você falou. Beijos

Deixe um Comentário