Dicas para prevenir as irritações na pele, nariz e boca, que são comuns no inverno

No inverno canadense, como todo mundo sabe, é super frio e o ar fica bem seco. O que algumas pessoas não se dão conta até viverem um inverno, são todos os inconvenientes que esse clima traz pra nós. Além da neve e do monte de roupas que precisamos usar, o inverno nos presenteia com vários tipos de irritação na pele, nariz e boca.

Eu cresci em um lugar de clima quente e úmido e não tinha idéia do que fazer quando cheguei no Canadá. E para piorar cheguei logo em dezembro (risos). Ao longo desses 15 anos morando aqui, fui aprendendo e deixo as minhas dicas para solucionar os probleminhas mais comuns nessa época.

image

Pele seca

A nossa pele fica super seca durante o inverno e as vezes fica até machucada. Nesse caso, além de beber bastante água, é importante usar um bom hidratante.

Eu testei várias marcas de hidratantes para o corpo e o que me dei melhor foi Curel. Para as meninas eu usava Aveeno Baby e Cetaphil, quando elas eram bebês. Mas depois passaram a usar o mesmo que eu. O que vem escrito Extreme Care no rótulo é o melhor.

Algumas pessoas preferem usar um creme que contenha vasilina ou glicerina pois eles criam uma espécie de barreira que protege a pele do ressecamento.

Outra dica para proteger a pele é evitar banhos com água muito quente e sabonetes muito agressivos.

Coceira e outras irritações na pele

Algumas pessoas tem a pele super sensível ou mais propensa a alergias e irritações, como dermatites e eczemas. Isso é comum principalmente em crianças.

Dependendo da gravidade da irritação é melhor procurar um médico. Eles podem receitar um creme especial para diminuir a inflamação.

Quando a minha filha mais nova era bebê ficava com os braços vermelhos e coçando. A pediatra receitou um remédio e mandou usar os produtos da linha Cetaphil, que são indicados para peles sensíveis. Ela melhorou rapidinho e nunca mais teve problemas.

Sangramento no nariz

O meu nariz é super sensível ao ar seco e ter a máquina de aquecimento ligada dentro de casa só piora a situação. Por isso, eu recomendo ter um umidificador de ar no quarto, caso a sua casa ou apartamento não possua um central.

Há várias marcas e preços no mercado, sugiro escolher uma que possua um filtro descartável, que possa ser trocado periodicamente. Escolha um modelo que tem vapor frio (cool mist) são melhores. E não esqueça de manter o umidificador sempre limpo, senão fica cheio de bolor e limo por limo dentro (e você vai respirar esse ar).

Não coloco nenhum produto, apenas água mesmo.

Para quem está visitando eu sugiro comprar um portátil. No Walmart tem uns de Cad$25, pequenos e ideias para colocar na mala.

Congestão nasal

Outro problema comum durante o inverno é o nariz entupido o tempo inteiro. Além do umidificador, que ajuda bastante, eu recomendo lavar o nariz com uma solução salina. A HydraSense tem produtos que já vem com aplicador e você pode escolher a intensidade do jato que vai no nariz. Tem até para bebês e isso já me salvou várias vezes com as filhotas.

Para quem tem alergias também indico um purificador de ar. Aqui em casa não usamos, mas temos amigos que não vivem sem um. Acho que depende da sensibilidade de cada um.

Lábios ressecados e partidos

Outro probleminha chato provocado pelo ar seco e frio é o ressecamento dos lábios. As vezes ficam tão ruins que chegam a partir.

Isso foi a primeira coisa que senti ao chegar aqui e me recomendaram comprar um hidratante labial, que em inglês chama-se lip balm.

Dica da leitora Carol: para crianças, escolha um lip balm com sabor. As vezes os pequenos se recusam a usar e isso facilita muito. 😉

O meu lip balm favorito é o da EOS*. Outras marcas que já usei são Burt’s Bees, Vaseline, Nivea e Chapstick. Gosto de todas. Tem gente que se dá melhor com uma ou outra marca, então tem que testar. O importante é não ficar sem.

* Algumas pessoas tem alergia ao EOS então, antes de usar esse ou qualquer produto, sugiro conferir a lista de ingredientes.

Onde encontrar os produtos

Todos os produtos que eu falei no post podem ser encontrados em farmácias, Walmart e a maioria dos supermercados. Se você estiver hospedado no centro de Toronto a Shoppers Drugmart é um ótimo local pra comprar essas coisas.

Posts especiais de inverno

Leia outros posts sobre o inverno aqui.

Quem tiver mais dicas ou sugestões de temas deixe aí na caixa de comentários.


Imagens sem a logomarca do blog são de domínio público e/ou divulgação

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Marcela Figueiredo dos Reis e Feitosa Moura disse:

    Muito obrigada pelas dicas! Chegaremos em Toronto no inverno e saber disso com antecedência com certeza vai tornar tudo mais fácil para nós! Obrigada!

  2. rosilda disse:

    Parabéns pela matéria. Suas dicas estão sendo valiosas para minha futura temporada em Montreal. Obrigada por compartilhar informações essenciais.

  3. carol disse:

    Adorei Livi! Uma dica que deu certo aqui com os meninos para lábio, foi comprar lip balm com sabor (porque os outros eles não queriam colocar de jeito nenhum!).

    Uma sugestão sobre tema de inverno é falar para que servem uma série de acessórios que vende no Walmart ou Canadian Tire para brincar outdoor com neve (vi um monte de coisas de plástico, umas que parecem prancha, etc).

    Bjos!

Deixe um Comentário