Thanksgiving no Canadá: tradições, comidas e eventos

Esses dias a minha filha trouxe para casa um texto sobre as tradições de Thanksgiving no Canadá e lembrei que nunca publiquei sobre o assunto no blog. Então achei oportuno falar um pouco disso para vocês.

A história

Quem trouxe o costume de celebrar o Thanksgiving para o Canadá foram os colonizadores europeus. Em sua origem isso era um festival de colheita, realizado pelos fazendeiros. A primeira ceia da América do Norte aconteceu aqui no Canadá e o responsável foi o explorador inglês Martin Frobisher em 1578. Atualmente o sentido da festa mudou e as pessoas agradecem, de uma forma geral, por tudo de bom que conquistaram durante o ano.

O Thanksgiving canadense cai num dia diferente do americano, em parte porque a colheita acontece mais cedo aqui e também porque o governo mudou a data para não coincidir com o Remembrance Day, que é em novembro. Aqui o feriado é na 2ª segunda-feira de outubro, enquanto que nos EUA é na 4ª quinta-feira de novembro. Apesar da diferença de datas, a celebração e a comida são praticamente as mesmas nos dois países.

Pumpkin Pie

Comidas de Thanksgiving

O feriado é tradicionalmente comemorado em família. Geralmente todos se juntam e fazem um banquete no domingo ou na segunda. Mas há quem prefira aproveitar o feriadão para viajar. Cada casa tem suas próprias tradições.

Algumas comidas clássicas servidas no Thanksgiving são:

  • Peru assado e recheado com stuffing – assim como no Natal, o prato principal da ceia é o peru. No Canadá, a ave é acompanhada de uma mistura a base de pão e ervas, chamada stuffing. Algumas pessoas assam tudo junto com o peru, outras fazem separado e apenas misturam na hora de servir.
  • Purê de batatas
  • Cranberry sauce – um molho doce, que se parece uma espécie de geléia, feito com cranberries (o Google diz que o nome em português é oxicoco).
  • batata doce cozida (algumas famílias fazem o purê com essa batata).
  • milho cozinho
  • verduras
  • pumpkin pie ou butter tarts para a sobremesa

Leia sobre outras comidinhas para provar nessa época aqui.

Como o feriado é celebrado nas escolas

Minhas filhas estudam em escolas católicas e portanto falo da minha experiência, a mais velha está no Grade 5 e a mais nova no Grade 3. Não sei se é diferente em escolas públicas normais mas imagino que praticamente igual, exceto pela parte religiosa.

Na nossa escola, os corredores ficam enfeitados por trabalhinhos de arte feitos pelos estudantes. As professoras aproveitam para ensinar sobre a origem do feriado e o que ele significa. As crianças agradecem pelas suas conquistas e participam de uma missa.

No ano passado, os alunos da sala de uma das minhas filhas foram incentivados a produzirem um livro com história e ilustrações próprias. Foi muito legal e depois cada um leu a sua história para a classe. A outra recebeu um texto e precisou responder algumas perguntas depois, nada demais. Em outro ano elas decoraram um papel que tem formato de pena de peru, Depois todas as “penas” foram colocadas na parede para formar uma grande ave. Ficou bem bonitinho!

Não há festinhas e nem troca de lembrancinhas.

Downey’s

Eventos de Thanksgiving

Até onde eu sei, não há nenhum desfile de Thanksgiving no Canadá, como acontece nos EUA mas não faltam atividades legais para fazermos no fim de semana. Aqui algumas sugestões:

Visitar fazendas de abóboras

Lembrando que todas as fazendas estarão abertas até o fim de outubro e em algumas é preciso reservar o ingresso online.

Hardy Lake Provincial Park

Outros passeios para fazer nessa época

Geralmente o fim de semana de Thanksgiving coincide com a época que os parques ao norte de Toronto estão com as folhas bem coloridas. Então é uma ótima oportunidade para passear e tirar fotos.


Fotos sem a logomarca do blog são de domínio público.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Walleska disse:

    Olá! Obrigada pelas informações. Gostaria de saber a partir de qual mês as fazendas se abrem para colheitas.

  2. Taiza disse:

    Lívia, tudo bem querida!
    Obrigada pela reportagem, estava aqui em casa nos preparativos, e que riqueza de detalhes sobre thanksgiving.
    Happy Thanksgiving!
    Bye

Deixe um Comentário