Regras sobre uso cadeirinhas de bebê no Canadá

Esses dias estava conversando sobre as regras para uso de cadeirinhas de bebês/ crianças no Canadá e percebi que há uma certa confusão sobre o assunto. O fato de cada uma das províncias do país ter leis e exigências próprias só faz aumentar ainda mais as dúvidas. Nesse post vou tentar explicar de uma forma simplificada quais os tipos de cadeirinhas disponíveis e quem precisa usar cada uma.

Se você vai visitar ou morar no Canadá é muito importante saber as leis para não ser multado. E vale lembrar que as leis canadenses, apesar de parecidas, não são iguais as leis americanas.

Tipos de cadeirinha

Basicamente temos 3 tipos de cadeirinhas:

  • Rear Facing car seats – são aquelas cadeirinhas que ficam viradas para trás. Alguns modelos podem ser usados virados para frente (convertible seat) e até como booster (all-in-one seat). Uma curiosodade é que não podemos sair da maternidade com um recém nascido a menos que ele esteja numa cadeirinha, propriamente afivelado.
  • Forward-facing car seats – As cadeirinhas que ficam viradas para frente são indicadas para as crianças a partir de 9kg, o limite máximo depende do fabricante.
  • Booster seats – o banquinho é indicado para crianças a partir de 18kg. Há boosters com e sem encosto.

Quem precisa usar cada tipo

Todas as regras de idade e peso estão explicadas nos sites do Ministério do Transporte de cada província. E aqui está de uma forma bem resumida os limites mínimos. Na maioria das vezes eles recomendam que uma determinada cadeira seja usada por mais tempo por questões de segurança mas não é obrigatório. Por exemplo, é mais seguro manter a criança virada para trás por mais tempo do que o mínimo recomendável, numa cadeira apropriada.

Província Rear facing e Forward facing Booster Seat
Alberta Obrigatório para crianças abaixo de 6 anos ou até 18kg. Seguir recomendação do fabricante. Não possui lei
British Columbia Forward facing a partir de 1 ano e 9kg. Usar até 18kg. Menores de 9 anos, até 145cm de altura, entre 18kg e 36kg.
Manitoba Obrigatório. Seguir recomendação do fabricante. Menores de 9 anos, até 145cm de altura, entre 18kg e 36kg.
New Brunswick Obrigatório para crianças até 5 anos ou até 18kg. Seguir recomendação do fabricante. Menores de 9 anos, até 145cm de altura, entre 18kg e 36kg.
Newfoundland
e Labrador
Obrigatório para crianças até 5 anos ou até 18kg. Seguir recomendação do fabricante. Menores de 9 anos, até 145cm de altura, entre 18kg e 36kg.
Northwest Territories Forward facing a partir de 9 kg. Usar até 18kg. Não possui lei.
Nova Scotia Forward facing a partir de 1 ano, 10kg e se souber andar. Usar até 18kg. Menores de 9 anos, até 145cm de altura.
Nunavut Forward facing a partir de 9 kg. Usar até 18kg. Não possui lei.
Ontário Forward facing a partir de 9 kg. Usar até 18kg. Menores de 8 anos, até 145cm de altura, entre 18kg e 36kg.
PEI Forward facing a partir de 1 ano, 10kg e se souber andar. Usar até 18kg. Menores de 10 anos, até 145cm de altura.
Quebec Todas as crianças que quando sentadas medem menos de 63cm da cabeça ao assento são obrigadas a usar um car seat apropriado. Seguir recomendação do fabricante. Todas as crianças que quando sentadas medem menos de 63cm da cabeça ao assento são obrigadas a usar um car seat apropriado. Seguir recomendação do fabricante.
Saskatchewan Forward facing a partir de 1 ano, 10kg e se souber andar. Usar até 18kg. Menores de 7 anos, até 145cm de altura, entre 18kg e 36kg.
Yukon Forward facing a partir 10kg e se souber andar. Usar até 22kg. Até 145cm de altura, entre 22kg e 45kg.

Quem pode andar no banco da frente

E já que estamos falando de segurança no carro, aproveito para esclarecer outro assunto que as vezes chega a ser controverso, que é a idade que as crianças podem andar no banco da frente. Muitas pessoas acreditam que há uma lei que diz 10 anos. Mas a verdade é que aqui no Canadá não há uma lei específica sobre isso e sim uma recomendação do Health Canada e Transport Canada. Crianças até 12 anos estão mais seguras no banco traseiro do veículo, por uma série de razões. Mas a decisão final cabe aos pais. Então se o seu filho já atingiu os requisitos para não usar mais booster seat e você resolver colocá-lo no banco da frente, a responsabilidade é sua. Você pode ler essa recomendação (em inglês) no site do Transport Canada.

Uso de cadeirinhas em Taxi e tranporte público

Não é obrigatório o uso de cadeirinhas em taxis e transporte público (detalhes aqui). Alguns taxis carregam boosters para segurança de seus passageiros mirins mas a maioria não tem. Para quem não abre mão, sugiro levar.

Posso usar cadeirinhas feitas em outro país no Canadá?

Depende. Todas as cadeirinhas aprovadas para uso no Canadá precisam ter um selo da Canada National Safety Mark. Se você é residente ou está dirigindo um carro com placa de qualquer província canadense é obrigatório seguir essa regra. Ou seja, não adianta trazer a sua cadeira, a menos que ela possua o selo.

Quem está dirigindo um carro registrado em outro país fica isento dessa regra e pode usar a cadeira que possui.  Mas precisa seguir as leis em relação ao uso de car seats. Essa informação está no site do Ministério do Transporte de Ontário.

As cadeirinhas de carro feitas no Brasil não servem para quem vai alugar ou comprar um carro no Canadá. Porque além de não terem o selo, elas são fabricadas de forma diferente e por isso são consideradas inseguras no Canadá (explico nesse post).

Car Seat Clinic

Para quem tem dúvida  sobre instalação, existe um serviço chamado Car Seat Clinic, com profissionais treinados para isso. Alguns são oferecidos pela polícia ou órgãos do governo, gratuitamente. Aqui tem uma lista de todas as Car Seat Clinics do país e também links para os sites do Ministério do Transporte de cada província.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário