Portuguese Storytime, o novo programa gratuito em português nas bibliotecas de Toronto

Vira e mexe alguém me pede sugestões do que fazer com crianças pequenas, especialmente no inverno. Um dos lugares que sempre recomendo visitar é a biblioteca pública de Toronto, pois ela oferece diversos programas gratuitos para todas as faixas etárias. Quando minhas filhas eram menores, sempre íamos nos programas de contação de histórias, como o Baby Time e Toddler Time. Era super divertido pois além de ouvir histórias, elas aprendiam músicas e interagiam com outras crianças. Sem falar que voltávamos para casa com uma pilha de livros infantis para ler.

Na época, eu ficava imaginando como seria fantástico se a biblioteca tivesse um programa como aquele em português. Demorou, mas finalmente vai acontecer o Portuguese Storytime. E temos que agradecer a brasileira Bianca Bold, por isso!

Vi a notícia no grupo Mamães Brasileiras no Canadá, no Facebook, e resolvi ceder o espaço no blog para a Bianca apresentar o programa. Afinal, quanto maior o interesse nele, mais chances teremos que ele seja expandido para várias bibliotecas.

Com a palavra Bianca Bold:

Antes de mais nada, agradeço à Livi por ceder este espaço no blog para ajudar a divulgar o programa que estou lançando em fevereiro, nas bibliotecas de Toronto: o Portuguese Storytime.

Um pouco sobre mim

Moro no Canadá desde 2007 e atualmente divido meu tempo entre casa (filho, marido, cachorros), traduções e atividades com a INTO FUN Education & Entertainment – programas envolvendo Zumbini, Zumba Kids, Zumba Fitness, Zumba Gold, Dance & Learn Portuguese, Portuguese Storytime, entre outros.

 

Trago na bagagem a experiência de mais de 10 anos como professora de idiomas e quase 20 como tradutora. Sou fluente em inglês, italiano, espanhol e, claro, português.

Quando meu filho nasceu, em 2015, voltei a me dedicar a outra paixão antiga, a dança. Influenciada pela vida de mãe, pela empolgação com a dança (e os benefícios físicos e mentais que me trazia) e pela convivência com bebês fofíssimos, acabei tirando a licença para dar aulas de Zumbini, em 2017.

Para quem não sabe, Zumbini foi criado pela Zumba e é um programa delicioso de música e movimento para crianças de 0 a 4 anos, com cuidadores/responsáveis. Como uma coisa puxa a outra, logo passei a ensinar Zumba para adultos e crianças maiores também.

Eu queria MUITO que tivéssemos em Toronto programas semelhantes ao Zumbini só que em português, para que eu levasse meu filhote (na época, com 2 anos), mas não tinha nada que envolvesse música, dança e português. Foi aí que eu criei o programa Dance & Learn Portuguese. Uma conquista e tanto! Não é que consegui combinar minhas três paixões – dança, idiomas e ensino – e ainda trazer benefícios para o meu brasileirinho-canadense?

Para saber mais sobre os programas mencionados acima, passa lá no meu site www.intofun.ca.

Como nasceu o Portuguese Storytime

Você sabia que o sistema de bibliotecas públicas de Toronto aplica uma abordagem holística e interdisciplinar ao processo de alfabetização, desenvolvimento da leitura e aprendizado como um todo? É por isso que eles oferecem inúmeras atividades, que vão de brincadeiras e desafios com LEGO, quebra-cabeças, artes, música, dança, entre outras coisas legais.

No verão passado, o universo conspirou a meu favor, e fui chamada para dar umas aulas de Zumba Kids na biblioteca de Richview. Maravilha!

Mas as novidades não pararam por aí. Conversas com a bibliotecária responsável pela programação infantil foram gerando ideias e mais ideias, até que ela me chamou para participar do Italian Storytime e French Storytime para que eu pudesse adaptar a estrutura do programa para o português. Não pensei duas vezes, até porque eu já tinha procurado programas desse tipo nas bibliotecas para levar o meu filho, mas sem sucesso. Nós participamos de Baby Time, Toddler Time, Family Storytime, etc. e sempre amei.

E foi assim que surgiu o novo Portuguese Storytime, obviamente com uma enorme influência da minha bagagem como professora de idiomas lá no Brasil, de Zumbini e Dance & Learn Portuguese aqui.

O que esperar do Portuguese Storytime

O programa é ideal para crianças de até 5 anos, acompanhadas de um adulto. A ideia é propiciar um contato divertido com a língua portuguesa e a cultura brasileira.

Ao longo das semanas, aprendemos várias músicas e contamos diversas histórias, tudo em um ambiente bilíngue. Com brincadeiras e outras atividades, as crianças também aprendem novas palavras (ou reforçam o que já aprenderam em casa), como números, cores, animais, etc. ao passo que desenvolvem habilidades sociais, cognitivas e motoras. Usamos uma variedade de objetos e elementos visuais nas atividades para auxiliar a compreensão, a memória e a consolidação do vocabulário, bem como para envolver diferentes sentidos e manter as crianças engajadas, seja qual for seu estilo de aprendizagem predominante: visual, auditivo ou cinestésico.

Esse contato com a nossa língua/cultura também ajuda os pequenos a se conscientizarem quanto às diferenças entre línguas/culturas e a desenvolverem sua própria identidade. Além disso, os participantes têm a chance de interagir e se relacionar com outras famílias de origens ou interesses semelhantes. Quem não gosta de fazer amizades com outros brasileiros ou portugueses e se dar ao luxo de colocar os filhos para brincar em português?

Ainda uma sementinha

O único Portuguese Storytime confirmado hoje é uma série de quatro semanas na Richview Library, ( 1806 Islington Avenue), nas terças-feiras em fevereiro, das 10:00am às 10:40am. Não é preciso se registrar pois é um programa drop in.

biblioteca

No entanto, todas as 100 bibliotecas do GTA têm acesso aos meus dados e aos meus programas, que estão “aprovados” na base de dados deles. Quer ver o Portuguese Storytime numa biblioteca perto de você? Basta ligar ou dar uma passada na sua biblioteca para expressar seu interesse!

Quanto mais o pessoal das bibliotecas receberem sugestões ou pedidos, maiores serão as chances de incluírem na programação. Aqui tem uma lista com o endereço e telefone de todas. Quem preferir se comunicar por meios eletrônicos, pode enviar opiniões e sugestões pelo site da biblioteca, nesta página.

Como se manter informado sobre os programas em português nas bibliotecas

No momento, estou esboçando outro programa em português para incluir crianças um pouco mais velhas. Se correr tudo bem, lançarei nas bibliotecas em breve.

Sempre que você quiser verificar onde esses meus programas em português estão sendo oferecidos, pode digitar “Portuguese” na barra de busca no site da biblioteca e filtrar a busca, clicando em “Programs & Classes” (no menu à esquerda).

Outras formas para se manter antenado são: Facebook, Twitter e Instagram.

Sugestões?

Como você deve ter percebido, tenho muito interesse em expandir a oferta de programas educativos em português, inclusive para outras faixas etárias. Você tem alguma sugestão de outras atividades que gostaria de ver nas bibliotecas em 2019? Claro, pode acontecer de uma proposta não passar pelo crivo deles, mas eu estou disposta a ver no que dá! Eu adoraria ouvir de vocês, seja por comentário aqui ou pelo Facebook Messenger.

Obrigada desde já e conto com a participação de vocês!

Leia Também

10 razões para amar a biblioteca de Toronto

A Biblioteca de Toronto

O que faço para manter minhas filhas ocupadas e ativas no inverno

5 Mitos sobre o bilinguismo


Todas as fotos são do arquivo pessoal da Bianca Bold. Foto da biblioteca: divulgação.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Rodrigo Mendonça disse:

    Parabém pela iniciativa Bianca. Vamos apoiar e torcer para que este lindo programa se expanda nas bibliotecas aqui de Toronto. É comum conhecer ou ouvir falar de crianças que são alfabetizadas aqui e acabam que não desenvolvem o português, a ponto de não mas falar o idioma. Parabéns novamente e espero poder participar com minha filhota, para que ela cresça bilíngue ou até quem sabe “quadrilíngue” como você também. Obrigado!

Deixe um Comentário