Cultural Access Pass: presente para os novos canadenses

DSC_0019Como forma de parabenizar e estimular o novo cidadão a conhecer mais sobre a cultura e história local, o instituto de cidadania canadense oferece o Cultural Access Pass (CAP), um passe que dá acesso livre a alguns museus, parques nacionais, galerias de arte e locais históricos.

Fazem parte da lista de atrações: ROM, Ontario Science Centre, AGO, Casa Loma, Canadian Aviation and Space Museum, Canadian Museum of Civilization e muitos outros. A lista completa pode ser visualizada aqui, tudo organizado por província e cidade. O passe também dá direito a descontos em certos eventos culturais, participação em workshops e tours de importância histórica e artística. Além disso tudo, a Via Rail e os hotéis Fairmont oferecem descontos de 50% e 20%, respectivamente, para os titulares do CAP. Gente é até um pecado não pegar o Cultural Access Pass!

Ele pode ser feito pela internet e é válido, em todo país, por um ano a partir da data que a pessoa se tornou canadense (não é a data que pediu o passe). O processo é simples, basta preencher um formulário online, depois se dirigir a um dos locais autorizados para retirada. É preciso levar uma cópia do email de confirmação que você recebeu no ato do registro, mais um documento com foto e o certificado de cidadão canadense.

Essa informação preciosa veio dentro do livrinho que recebemos no dia da cerimônia de cidadania. Mas se alguém não recebeu o papelzinho fica a dica.

O nosso passe já foi inaugurado no num divertido passeio ao Royal Ontario Museum (ROM).

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Olá Livi! Muito legal a informação. Novos canadenses, inclui quem tem visto de trabalho apenas? Obrigada! Carol

    • Livi disse:

      Oi Maria Carolina,

      Esse passe é só quem adquiriu cidadania canadense. Quem tem visto de trabalho é considerado um residente legal do país. Depois de se tornar residente permanente (imigrantes), a pessoa passa por um processo separado, faz uma prova, entrevista e depois jura a bandeira para poder virar cidadão canadense. Abraços

  2. Ana disse:

    Ainda não inauguramos o nosso passe! Mas o ROM não tem dia que pode ir de graça? Acho que alguma terça feira do mês, não?

    • Livi disse:

      Só para estudantes que frequentam alguma institução de ensino superior full-time. Cada estudante tem direito a ir uma vez.
      Há muitos anos atrás eles tinham um dia por mês que era de graça… acho que era a primeira terça do mês, vc tem razão.

  3. celmartin disse:

    Tem que curtir muito essa cidadania, minha querida!

Deixe um Comentário