Coronavírus: sobre a nossa opção de isolamento voluntário

Ontem, depois que publiquei sobre o que foi fechado e cancelado nas próximas semanas em Toronto, recebi diversas mensagens perguntando se a situação aqui no Canadá estava tão grave assim. E a resposta é NÃO. As medidas tomadas são preventivas e tem como objetivo retardar a propagação do coronavírus.

Coronavírus

Eles estão sendo proativos e tentando fazer com que que o número de pessoas infectadas pelo vírus não suba rapidamente, de uma vez. Porque se isso acontecer o sistema de saúde ficará sobrecarregado e não conseguirá dar conta de atender as pessoas. Na verdade já está uma loucura para conseguir falar com o departamento de saúde pública e também para testar os pacientes que apresentam sintomas de COVID-19.

No momento, o governo do Canadá não está obrigando ninguém a ficar de quarentena mas está sugerindo que a população pratique “social distancing”, ou seja, está pedindo para limitarmos o contato com outras pessoas e evitarmos aglomerações.

Então o fato de cancelar eventos, fechar atrações, centros comunitários, bibliotecas, etc, é uma forma de incentivar as pessoas a ficarem mais em casa. Até porque não vai ter muita opção do que fazer.

Nós estamos acompanhando as notícias de perto e diante de tudo o que está acontecendo, optamos por limitar as nossas saídas nas próximas semanas. E se decidirmos sair, vamos preferir passeios ao ar livre onde a gente possa ficar a uma certa distância das outras pessoas. Eu continuarei trabalhando em casa, mas infelizmente o meu marido não tem essa opção e portanto precisará sair para trabalhar.

Vamos aproveitar o tempo para colocar a casa em ordem, conversar mais e exercitar a criatividade.

A vida continua, apenas ficaremos mais quietinhos por enquanto, curtindo a vida de uma forma diferente, seguindo as recomendações do governo e órgãos de saúde canadenses.

Uma decisão pessoal

Não estou de maneira nenhuma dizendo que a decisão escolhida pela minha família é a que todos devem tomar. Estou apenas relatando o que estamos fazendo.

Acho que cada um deve se manter informado sobre tudo que está acontecendo e fazer suas próprias escolhas.

Só espero que tudo isso passe logo para voltarmos com a nossa rotina normal.

Links úteis sobre o coronavírus no Canadá

A quem interessar, deixo alguns links de jornais e governo canadense, onde constam as informações atualizadas sobre o coronavírus (COVID-19) e a situação no Canadá. Além deles, tem um post muito útil,  da Gaby no Canadá, com uma lista de links confiáveis.

Health Canada

Toronto Public Health

Telehealth Ontario

IPAC – Infection Prevention and Control Canada

CBC News

National Post

Global News

The Globe and Mail

CTV News

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário