Como fazer uma lanterna de abóbora (Jack o’ lantern) para o Halloween

Uma das coisas mais tradicionais do Halloween é fazer uma lanterna de abóbora para colocar na varanda de casa. Em inglês ela é chamada de Jack o’ lantern (Jack da Lanterna). A tradição de fazer a lanterna começou centenas de anos atrás, na Irlanda. Porém, naquela época os Jack o’lanterns eram feitos com batatas e nabos. Quando os imigrantes irlandeses chegaram na América do Norte e descobriram a abóbora, resolveram usá-la por ser bem mais fácil de esculpir.Lanterna de  abóbora Jack o' lantern

Antes das meninas nascerem eu não me importava muito em fazer, mas de 9 anos para cá aderi a tradição (mais um para adicionar na lista de costumes canadenses que adquiri). E a cada ano que passa, me empolgo mais. Esse ano decidi fazer 4, uma para cada membro da família.

Apesar de parecer complicado, fazer a lanterna de abóbora é super fácil e nesse post vou mostrar para vocês como faço aqui em casa.

Leia também: Como comemorar o Halloween com as crianças

O que você vai precisar

  • 1 abóbora daquelas laranjas grandonas (no Brasil dá para usar as do tipo moranga)
  • 1 pumpkin carving kit – quem não quiser comprar, ou não achar, pode usar 1 faca pequena de serra, 1 objeto com ponta fina tipo um prego e 1 colher grande
  • Molde com o desenho que vai colocar na abóbora (opcional)
  • Caneta ou um marcador permanente
  • Vela ou lanterna pequena para colocar dentro da abóbora

Como fazer o design

Para fazer uma careta tradicional na abóbora, não há muito segredo e nem precisa saber desenhar. Basta usar uma caneta ou marcador permanente para traçar círculos ou triângulos no lugar dos olhos e nariz e um zig zag para fazer a boca. Esse desenho servirá para marcar o lugar de cortar. Só tome cuidado ao usar a caneta ou marcador para não passar a mão em cima e apagar. O kit de cortar que comprei na Dollarama já veio com círculos, triângulos e outras figuras geométricas de vários tamanho para usar como referência.

Mas se você quiser fazer um design mais elaborado vai precisar usar um molde. Esses moldes as vezes vem no próprio kit de cortar ou pode ser baixado gratuitamente em diversos sites. Se procurar no Google “pumpkin carving pattern” aparecem vários. Aqui algumas sugestões:

Outra coisa que faço de vez em quando é usar cortadores de biscoito como molde para cortar. Basta marcar a abóbora e usar a serra ou faca para cortar.

Preparando a lanterna de abóbora

Corte um círculo no topo ou embaixo da abóbora, dependendo do seu design. Esse buraco serve para acessar a parte de dentro e limpar. Se cortar em cima, faça cuidadosamente para não estragar a tampa, pois vamos colocar de volta. Faça o corte em ângulo para a tampa não cair dentro da lanterna depois. Se cortar embaixo pode descartar o pedaço.

Limpe completamente a parte de dentro, raspando as sementes e a parte mais mole usando uma colher e/ou as mãos. Se estiver fazendo dentro de casa sugiro forrar a mesa antes de começar porque faz a maior sujeita. Se você curtir, recomendo assar as sementes (tem uma receita aqui).

Com uma caneta ou marcador permanente faça o desenho que deseja cortar. Não precisa ser perfeito.

Se for usar um molde, prenda com fita adesiva no local desejado e, usando um prego ou outro objeto de ponta fina, faça furinhos para marcar onde será cortado. Não faça furos enormes, eles servirão apenas como referência para cortarmos depois. Nos moldes, a parte mais escura é a que cortaremos, então basta furar ao redor dessa área. 

Quando acabar de traçar, retire o molde. A abóbora vai ficar cheia de furinho e aí é só cortar ao longo das linhas. Se tiver dificuldade para enxergar, passe farinha de trigo ou maizena nos buraquinhos.

Usando uma pequena serra ou faca afiada, comece a cortar onde fez o desenho ou na linha dos furinhos.

A lanterna de abóbora

Use uma vela ou lanterna para iluminar o Jack o’ lantern. Se usar a vela coloque dentro de uma vasilha de vidro, assim evita que o vento apague a chama.

Prontinho, agora sua lanterna está no ponto para assustar as crianças decorar a varanda no Halloween. 😀


Importante: as abóboras não duram muito tempo então devem ser cortadas 1 semana antes, se estiver frio ou mais perto do dia se estiver mais quente. Senão ela vai apodrecer antes do Halloween. Uma forma prolongar a vida útil da lanterna é mergulha-la numa solução de água com um pouco de alvejante (Javex, clorox, água sanitária, etc). Eu nunca fiz, prefiro esperar e fazer mais perto do dia.

Foto da capa: domínio público

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário