Vida no Canadá: como é morar em Burnaby, British Columbia

Em mais um post da série Como é morar no Canadá, a Renata, do blog Mala Inquieta, vai contar um pouco sobre Burnaby, na província de British Columbia.

Depois de ler o post, não deixe de acompanhar o blog dela e suas redes sociais, para conferir mais dicas.

Se apresente:

Renata Luppi, moro em Burnaby (cidade vizinha a Vancouver e muitas vezes confundida com bairro), desde dezembro 2015.

Quem mora com você?

Meu marido e nossa filha de 12 anos (ela chegou com 8 anos aqui).

Fale um pouco sobre a sua cidade.

A cidade se desenvolveu por estar entre Vancouver e a cidade de New Westminster, antiga capital da província (a atual é Victoria), e se baseava em área de agricultura e de exploração de madeira. Hoje o que vemos é que ela é quase uma extenção de Vancouver, que é uma cidade bem pequena.

Muitas empresas médias e até algumas grandes como Kodak, IBM e Best Buy tem seus escritórios aqui, onde encontram mais espaço por um preço melhor. Com isso a gente tem de tudo na cidade e é completamente dispensável ir a Vancouver no dia a dia, a não ser em casos muito específicos, como ir ao Consulado Brasileiro.

Além disso, a cidade tem 25% do seu território composto por parques e áreas verdes, muitos parquinhos para as crianças e por aqui também passa o metrô direto para o centro de Vancouver, o que facilita muito a vida de quem precisa trabalhar lá.

Como é o clima?

A parte norte é um pouco mais fria e nublada, por causa das montanhas. O sul, mais plano, é mais seco.

Burnaby

No geral, é bem próximo ao clima de Vancouver, sendo dezembro, janeiro e fevereiro os meses mais frios (média de 0 a 7 graus) e julho e agosto os meses mais quentes (média de 14 a 22 graus). Mas não se deixe impressionar por esses números, já que a sensação térmica é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Entre 25 e 30 graus aqui é muito mais quente do que a gente pode imaginar e eu costumo dizer que se assemelha a 35 – 40 graus no Brasil. A mesma coisa com o frio, já que 15 – 20 graus são bem mais toleráveis que esses mesmos números em terras cariocas.

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Na verdade caímos de paraquedas! Quando viemos, acabamos deixando para reservar hotel muito em cima da hora e tudo na região de Vancouver estava muito caro. Então comecei a procurar algo perto de uma estação de metrô e foi a melhor coisa que eu fiz. Acabamos alugando nosso primeiro apartamento na outra esquina do nosso hotel, minha faculdade era super perto dali, com ônibus direto passando na porta, e o primeiro trabalho do meu marido também foi ali perto da minha faculdade, uns 10 minutos de ônibus.

E com o passar do tempo só descobrimos que acertamos na escolha: temos de tudo e não temos o tumulto de Vancouver. A meta é só se mudar daqui mais pro interior, cada vez em lugares mais tranquilos. 🙂

Burnaby

Que tipo de imóvel você mora?

Moro em Townhouse, e é nossa terceira moradia aqui.

A primeira foi um apartamento mais antigo, já que era a época que ainda pagávamos o college… hahahaha

Depois do college compramos carro e mudamos para nossa primeira townhouse e agora estamos em outra townhouse.

Nenhuma delas foi difícil, mas tudo depende muito do que você procura e do orçamento. Muita gente vem com orçamento baixo, expectativa alta e cheios de exigência quanto ao apartamento, esquecendo que imigrar na maioria das vezes é dar um passo para trás para depois voltar a dar passos para frente. E se for pet friendly então … ai está cada vez mais escasso de opções!

Qual é o preço médio do aluguel de um imóvel similar ao seu?

Segundo uma matéria de janeiro de 2019, de um jornal local, as 10 maiores médias de aluguel de um apartamento de 1 quarto no Canadá são

Fonte: PadMapper

Nós moramos em uma townhouse, e de acordo com o site RentBoard.ca, a média de preço de uma de 2 quartos é de $2,040, já um apartamento de 2 quartos está na média de $2,325.

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

A cidade é bem servida de um eficiente metrô, o Skytrain, e linhas de Ônibus, mas claro que as moradias perto das estações de metrô são sempre mais caras e concorridas.

Nós ficamos aqui 2 anos sem carro, como já disse, porque estávamos pagando o College, mas escolhemos um apartamento bem localizado nesse quesito, o que facilitou muito a vida. Só sentíamos falta mesmo nos intermináveis dias de chuva do outono/inverno canadense. Mas, pra tudo a gente dá um jeito né! 😉

Tem um post lá no blog sobre o sistema de transporte, bem mastigadinho, explicando as diferentes tarifas, zonas, etc:

Como é o custo de vida?

Tirando o custo de moradia, o resto é mais ou menos a mesma coisa que Vancouver, como mercado e demais serviços.

O passe mensal (ilimitado) de transporte é $131 para duas zonas, já que Vancouver e Burnaby são zonas diferentes e é necessário um passe para 2 zonas.

Como o preço dos imóveis é mais barato, existem opções mais baratas de creches também.

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação das crianças?

A Gi já veio com 8 anos, então foi direto para a escola, pública.

A cidade tem MUITOS imigrantes e as escolas são super preparadas e acostumadas a recebê-los. Óbvio que estamos falando de seres humanos e nem todo staff vai ser sempre 100% e claro que as escolas também são muito diferentes das brasileiras, ainda mais se a comparação for feita com escolas particulares.

Mas acho que elas cumprem o que se propõe a fazer e fazem sentido dentro da realidade do país, onde não existe a prova do vestibular como temos no Brasil. O que isso quer dizer? Que a educação não gira em torno disso, não vemos crianças de 7/8 anos com pilhas de deveres de casa e materiais enorem que cairão na semana de provas. O ritmo aqui é outro.

Em um dos posts do projeto Mães no Canadá eu falo melhor sobre isso e como escolher a escola do seu filho.

Burnaby

Foi muito difícil encontrar emprego?

Depende do tipo de emprego que você esteja procurando. Burnaby tem algumas empresas grandes, que estão fugindo do alto preço de Vancouver. Então as ofertas de cargos muito específicos não são muitas, mas as vagas do chamado entry level e de pouca qualificação, tem aos montes.
De qualquer modo, Burnaby é muito perto de Vancouver e o metrô liga as duas cidades, o que viabiliza morar em uma cidade e trabalhar na outra. E como a grande Vancouver é uma região de muitos imigrantes, essa não é uma barreira.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Eu vejo a proximidade de Vancouver, a maior cidade, a oferta de transporte públicos e serviços como o maior ponto positivo, além da cidade ser mais barata que Vancouver.

Já como ponto negativo, eu diria que a cada ano a cidade está ficando mais cara, principalmente no quesito moradia, já que Vancouver é uma cidade pequena e não comporta todo mundo. Então cada vez mais as cidades em volta estão mais cheias e caras, de acordo com a proximidade de cada uma do centro de Vancouver e a locomoção até lá.

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar em Burnaby?

Para quem está chegando no país, eu diria que o conselho seria ficar perto de uma estação de metrô, ou perto de onde for trabalhar/estudar. Tudo que vá facilitar a sua nova rotina sem ajuda da família, como muitos tem no Brasil.

Para conhecer um pouco mais sobre a Renata e a vida em Burnaby, não deixe de acompanhá-la:

Blog: www.malainquieta.com.br

Instagram: @malainquieta

Facebook: www.facebook.com/MalaInquieta/

*Todas as fotos são do arquivo pessoal da Renata.


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts sobre como é morar no Canadá:

Toronto (ON)

 Mississauga (ON)

Bathurst (NB)

Victoria (BC)

Ottawa (ON)

Halifax (NS)

North Bay (ON)

Calgary (AB)

Brandon (MB)

Newmarket

Windsor (ON)


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário