Port Burwell: praia boa, cidade tranquila e parque provincial

Quem disse que um passeio planejado de última hora não é bom? Fiquei procurando, sem muita sorte, um lugar para acampar a semana toda, mas na sexta-feira olhei e tinha uma vaga no Port Burwell Provincial Park. Reservei sem saber nada sobre o local e seguimos em direção sul. O parque fica ao lado da cidade de mesmo nome, nas margens do Lago Erie. A região é completamente fora da rota turística e ideal para quem busca praia de lago tranquila e de água não congelante.

O parque provincial

O parque é pequeno e antigo mas bem aconchegante. Ele é divido em duas áreas, uma para camping e outra para quem vai apenas passar o dia na praia ou fazer piquenique.

A área de camping tem 3 zonas, nós ficamos na do meio, chamada Leander Campground e demos sorte pois era perto do anfiteatro e do playground para as crianças. Para quem nunca acampou em Ontário, os sites são numerados e dá para ver as fotos no site do Ontario Parks. Antes de reservar recomendo olhar essas fotos pois alguns locais eram pequenos e sem árvores ao redor. O que nós ficamos era bem grande e cercado de árvores (número 163).

No verão eles tem programação infantil e assistimos uma apresentação sobre astronomia bem legalzinha. Pena que estava nublado e não deu para olharmos através do telescópio.

A Praia

De todos os Grande Lagos, o Erie é o que tem a água mais gostosa para banho no verão. Veja bem, não estou dizendo que a água é quente, mas também não congela a alma quando a gente entra. É bem agradável! Por esse motivo as praias do Erie são bem procuradas e ficam lotadas. Mas a muvuca, como a gente vê em Crystal Beach ou Port Dover, ainda não chegou em Port Burwell.

Tanto a praia da cidade quanto a do parque são praticamente idênticas, com areia fininha, bem rasa, estacionamento e banheiros. Ambas ideais para ir com crianças, dá para caminhar vários metros com a água na cintura. Os locais falaram que a água geralmente é bem transparente mas como tinha chovido um dia antes da nossa visita, estava meio turva, o que é normal.

Na praia da cidade o estacionamento é gratuito e há poucas vagas. Há outras na rua também, porém um pouquinho mais longe da praia. Não vi limite de tempo ou cobrança.

Praia na cidade de Port Burwell

No parque há uma taxa de $20 para quem vai passar o dia, são 5 praias para escolher, numa extensão de 2,5km e há muito estacionamento disponível. Quem está acampando não paga nada. Nós preferimos ficar na praia do parque pois achamos mais natural, digamos assim. Escolhemos a número 3 que estava mais distante da saída do rio.

Para quem planeja ir à praia no parque, não é permitido levar bebida alcoólica e churrasco só nas áreas designadas para isso, próximas do estacionamento.

A cidade de Port Burwell

Pense numa cidade tranquila e aconchegante, assim é Port Burwell. Ela é ben pequena, com um ritmo de vida muito diferente do que estamos acostumados, ótima para relaxar. Na rua principal há alguns restaurantes, lojinhas, uma farmácia, um pequeno mercado de conveniências, um museu e um farol.

Port Burwell

Por $3 dólares é possível subir no farol.

Todos os dias, no fim da tarde íamos tomar sorvete na Simply Scoops (38 Robinson St). Além dos sorvetes cremosos, eles servem frozen yogurt, milkshake, sanduíche, hambúrguer e cachorro quente. É um negócio familiar e sempre víamos a dona ou suas filhas atendendo com muita simpatia.

Gostei bastante de Port Burwell mas uma coisa bem inusitada me chamou a atenção. Em frente ao pátio dos restaurantes, bem ao lado do rio, tem um enorme submarino “estacionado”. Eu tinha lido sobre ele uma vez mas vê-lo de perto foi uma sensação bem diferente. Não conseguia parar de pensar o que um submarino estava fazendo ali. Então, para descobrir, fizemos um tour, e no próximo post conto para vocês.

Como chegar

Infelizmente a única forma de chegar lá é de carro. Procurei se tinha algum ônibus mas só achei uma rota até Tillsonburg, 50 e poucos quilômetros de distância.

O endereço do Port Burwell Provincial Park é 9 Wilson Ln, para chegar na praia siga até o fim da rua, não entre na primeira entrada do parque.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Pryscila disse:

    Livi, qual eh a melhor, port stanley ou port burwell?

    • Livi disse:

      Port Stanley é maior e tem mais coisa para fazer na cidade. Port Burwell é bem pequena e só tem basicamente a praia e o submarino. Se você quer uma praia com mais infraestrutura sem dúvida Port Stanley é melhor.
      Beijos

  2. Kleber disse:

    Mas a temperatura do ar não estava boa naquele dia ? Razão da pergunta: o homem da foto está usando mangas compridas.

Deixe um Comentário