One Week, um filme para apaixonados pelo Canadá

Ontem eu assisti um filme canadense chamado One Week que me tocou profundamente. Não é nenhuma super produção hollywoodiana, é  um filme simples que traz uma grande lição e ainda mostra porque o Canadá é um dos países mais lindos do mundo.

MoraineLake-7

“O que você faria se tivesse apenas um dia, uma semana ou um mês de vida?” Você tentaria correr atrás de tudo que sempre teve vontade de fazer mas nunca teve tempo ou coragem? Ou estaria feliz por ter vivido a sua vida do jeito que queria? Por que é que só nos momentos de desespero nós acordamos para a vida e tentamos entender o seu sentido?

O protagonista da história, Ben, é diagnosticado com câncer terminal e numa tentativa de achar um sentido para sua vida ele compra uma moto e faz uma roadtrip pelo Canadá, de Toronto a Tofino, em British Columbia.

Fiquei meio na dúvida se assistia ou não o filme pensando que ia ser muito triste mas me surpreendi que ele é uma espécie de história de amor pelo Canadá e engraçado em vários momentos. Ele não foca na doença, nem no tratamento. One Week mostra que a receita para a felicidade é viver intensamente, aproveitar o que está ao seu redor e nunca se acostumar com coisas/situações apenas pela conveniência.

viagem-de-motorhome-15

Durante a sua roadtrip pelo Canadá Ben passa em vários locais que eu nem sabia que existia e outros que eu já fui, mostrando uma diversidade incrível de paisagens. Ele percebe e acha engraçado como o Canadá tem mania de ter uma atração que seja “maior do mundo”. Como a grande moeda de $1 em Sudbury (Ontário), o maior taco de hockey em Duncan (British Columbia), o maior camelo em Glenboro (Manitoba) e o maior dinossauro do mundo em Drumheller (Alberta). Esse último nós vimos em 2015, clica no link para ler o post.

drumheller-alberta-dinossauros-19

Confesso que deu vontade de embarcar na mesma viagem de Ben. E ir até o km zero da Trans-Canada, estrada que corta o país de ponta a ponta. Ver as paisagens do norte de Ontário, as pradarias, os fósseis de dinossauros, as montanhas rochosas, a aurora boreal e a Ilha de Vancouver. Imagine a aventura!

one-week-2

One Week também mostra costumes e elementos culturais como beijar o troféu de hockey e suspender a borda do copo de café do Tim Hortons. O Tim Hortons tem uma promoção chamada “roll up the rim to win”, onde escrevem prêmios debaixo da borda do copo de papel. No filme ao invés de prêmio ele recebe um conselho que o incentiva a fazer a viagem.

Me identifiquei muito com a mensagem de One Week. Eu não quero chegar no fim da minha vida e perceber que não vivi, ou que não tenho mais tempo para fazer as coisas que gostaria de fazer. Eu faço planos para o futuro mas não deixo de viver o hoje, afinal esse pode ser o meu último dia. Eu sei que estou meio filosófica mas tenho certeza que muita gente vai me entender e compartilha do mesmo pensamento.

E nesse post sobre um momento que marcou minha vida em Toronto você pode entender exatamente o meu motivo de pensar assim.

Onde comprar

Para quem tiver interesse, o filme com o Joshua  Jackson (que fez Dawson’s Creek e Fringe) é vendido na Amazon e custa apenas $21.

imageFoto divulgação


Foto de Tofino: domínio público 

Baianos no Polo Norte participa do programa Amazon Associates e recebe uma pequena comissão quando um leitor compra um produto na Amazon através do link fornecido no site. Não há custo adicional para o leitor. A comissão ajuda a pagar os custos do host, obrigado!

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ginapsi disse:

    Amei esse post e a mensagem que ele passa. Fiquei emocionada! Também quero viver o resto da minha vida realizando meus sonhos. E viajar é um deles!
    Parabéns filhota pelo post!
    Bjão

Deixe um Comentário