Diferenças entre trailer e motorhome

No post anterior falei sobre a nossa primeira viagem de trailer para o Bass Lake Provincial Park. Várias pessoas me pediram para mostrar um pouco mais do trailer e falar das diferenças em relação a um motorhome. Então, aqui está!

A vontade de comprar um trailer para nos aventurarmos por aí, aumentou após a nossa viagem para as rochosas. Foi uma viagem inesquecível! Ficamos um tempão amadurecendo a idéia e decidimos que finalmente havia chegado a hora de comprar um. No início desse ano, visitamos uma feira de RV’s e ficamos pirados com tudo que vimos por lá.
Comparamos diversos modelos, preços, vantagens oferecidas e optamos por um trailer convencional, que é praticamente igual a um motorhome, por um preço bem menor. Por causa da feira, as lojas estavam oferecendo descontos e financiamento especiais.

Como é o nosso trailer

Compramos um trailer da marca Palomino, modelo 22RBC. Por dentro ele é similar ao motorhome que alugamos em Alberta.
Ele possui cozinha completa com geladeira, fogão a gás e até microondas!
Podemos acomodar até 8 pessoas (6 adultos no máximo) pois possuímos uma cama queen na parte da frente, dois beliches de casal na parte traseira e a mesa de jantar vira uma pequena cama para até 2 crianças pequenas.
O banheiro tem chuveiro, vaso e a pia fica no corredor (também como no motorhome). A planta é essa aí.

Do lado de fora ainda temos uma churrasqueira pequena.

Trailer x motorhome: diferenças e semelhanças

Existem diversos tipos de trailers e motorhomes, portanto seria impossível comparar todos. Nesse post vou comparar o nosso com o motorhome que já usamos. Siga esse link que explico detalhadamente como o motorhome funciona. O trailer opera da mesma forma, com tanques de água, esgoto, sistema de aquecimento e ar-condicionado. A única diferença é que ao invés de ter um motor próprio, ele precisa ser puxado por uma pick-up (ou outro carro que suporte o peso).
A principal vantagem que vejo é poder deixar o trailer no camping e seguir com o carro para passear. Isso é bom e ruim pois é um saco ter que engatar e desengatar o trailer no carro toda vez que paramos no camping. A maior desvantagem para mim é ter um conjunto carro + trailer, que é mais comprido e difícil de manobrar (principalmente para dar ré). Também é preciso nivelar tudo manualmente. O motorhome é só estacionar, apertar alguns botões e pronto!

Assim como o motorhome, o nosso trailer funciona  sem eletrecidade com algumas funções limitadas. As tomadas por exemplo, só funcionam se estivermos conectados na eletricidade. O resto funciona na bateria e/ou gás. A bateria do trailer é bem menor do que a do motorhome então é preciso ficar de olho pois descarrega mais rápido.

Outra grande diferença entre os dois é o fato de que o motorhome é completamente preparado para usar no inverno. Ele possui isolamento na tubulação e pode ser usado normalmente, enquanto que o trailer não. Ambos possuem sistema de aquecimento mas se a temperatura estiver abaixo de zero, o trailer não pode usar água. Eles chamam isso de acampar a seco. Antes do frio é preciso preparar o trailer (winterize) drenando a água e enchendo a tubulação com um anti congelante.

Trailer 2 x 0 Baianos: os perrengues da primeira viagem

Mesmo já tendo usado um motorhome antes, o trailer foi algo completamente novo para nós. A responsabilidade de preparar tudo agora é nossa e não de uma locadora. E por causa dessa falta de experiência passamos por dois perrengues que deixo registrado aqui para evitar que outras pessoas passem pela mesma situação.A primeira pisada na bola foi porque não lemos o manual. Para que ler aquele monte de papel? Quando já estávamos devidamente estacionados no camping, com o reservatório cheio, abrimos a torneira e a água saiu rosa. Investigamos o motivo e descobrimos que o trailer estava “winterized”. Ou seja, toda a nossa água estava contaminada com anti congelante rosa e não podíamos usar. E qual o melhor horário e local para descobrir isso? Dentro do mato às 10 da noite, claro. Tivemos que engatar tudo de novo, drenar a água e encher o tanque novamente.

A segunda pisada na bola foi falta de atenção. Não reparamos que a bateria do trailer não estava conectada direito e portanto não recarregou completamente durante a viagem. Como estávamos num camping sem tomada, a bateria não aguentou a noite inteira e tudo dentro do trailer parou de funcionar, inclusive a geladeira. Na manhã seguinte tivemos que ir em Orillia comprar outra bateria. Agora temos uma de reserva e não passaremos pelo mesmo problema. No mais, a viagem correu as mil maravilhas, como vocês podem ver no post com o link lá em cima. Faremos o segundo test-drive no próximo fim de semana. Com o manual completamente lido 😉

Onde alugar trailers no Canadá

Se alguém mais se animar para fazer glamping e quiser alugar um trailer, existem locadoras para isso também, apesar de não ser tão divulgado como o aluguel de motorhomes. Na verdade são as mesmas lojas que vendem e alugam. No site GoRVing  tem uma lista de todas as lojas do país que alugam trailers e/ou motorhomes.

Mas antes de fechar o aluguel do trailer certifique-se que o seu carro será capaz de puxá-lo e também se precisa ter algum engate específico. Geralmente as locadoras emprestam e instalam o engate por um custo adicional. Happy glamping!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Aline Pessôa disse:

    Esclarecedor! Eu não sabia a diferença!

Deixe um Comentário