Northern Lights, a história do Canadá projetada no Parlamento
Mesmo já tendo visitado um lugar várias vezes, é possível viver um nova experiência em cada viagem. Na nossa última viagem para Ottawa tivemos a oportunidade de ver o espetáculo Northern Lights, que é um show de luzes e audio todo projetado no Parlamento canadense. O exemplo de patriotismo mais emocionante que já assisti.
O festival acontece nas noites de verão desde 1984 e a apresentação muda a cada 5 anos, mas todas giram em torno do mesmo tema, o Canadá. A temporada que começou em 2015, e vai até 2019, nos leva numa jornada pela história do país. O show destaca eventos, pessoas e conquistas que ajudaram a construir a nação. Ele é narrado em inglês e francês.
Chegamos no jardim em frente ao Parlamento uns 15 minutos antes de começar o show e já tinha um monte de gente com cadeiras, mas mesmo sentando atrás deu para ver tudo. É muito tranquilo e super family-friendly, tinha um monte de gente com carrinhos de bebês.
Para sabermos sobre o futuro basta olharmos nosso passado.
Eles começam falando sobre o incêndio que destruiu completamente o primeiro parlamento canadense em 1916, a única coisa que restou foi a biblioteca. Graças as suas portas de ferro, instaladas por insistência do bibliotecário, que foram fechadas antes do fogo se alastrar.
Nossas memórias foram preservadas!
A narrativa se divide em 5 partes, que eles chamam de livros temáticos, todas com estilos artísticos diferentes. O primeiro é sobre todas as pessoas que escolheram viver aqui e são a base da nação, começando pelos nativos. Em seguida falam das batalhas e da união das províncias para formar o Canadá. Todas são citadas, assim como o ano em que se juntaram à Confederação.
Precisamos unir essa nação!
No terceiro livro é a vez de falar dos exploradores, cientistas e pessoas que inspiram o país.
Depois eles prestam homenagem a todos os homens e mulheres que lutaram a partir da Primeira Guerra até as guerras atuais. Alguns trechos de cartas escritas por soldados e enfermeiras são lidos e é impossível não ficar com aquele nó na garganta.
Na última etapa, as ilustrações são inspiradas nos mosaicos das janelas do parlamento e celebram as belezas naturais e a diversidade cultural que compõem o Canadá.
Northern Lights termina com o hino nacional cantado nas duas línguas oficiais e a bandeira projetada na fachada do Parlamento.
Strong. Proud. Free!
Eu não consegui fotografar e gravar ao mesmo tempo, mas no Youtube tem o video completo para quem quiser assistir.
Achei o show super emocionante, um exemplo de patriotismo incrível! Se estiverem em Ottawa no verão, não deixem de assistir!
Informações úteis
- É gratuito
- Acontece de julho a setembro.
- Datas e horários mudam a cada ano, saiba mais no site oficial do Northern Lights.
- Quer saber como é o parlamento por dentro e o que fazer em Ottawa? Então confira o post Passeando pela capital canadense
- Se estiver precisando de hotel em Ottawa, dá uma olhadinha no site do Booking, que tem várias opções e dá para fazer reserva com cancelamento gratuito. O Booking é parceiro do blog e nós paga uma pequena comissão quando alguém reserva por esse link. O valor não muda para o leitor.
Que coisa mais linda Livi! Fiquei emocionada só de ler, imagina ver isso ao vivo!
Nossa Gabi eu não imaginava que era tão lindo, senão já teria ido antes. Podiam fazer um aqui em Toronto também. 🙂
Beijos