Scarborough Bluffs, beleza fora do radar turístico
Dia desses aproveitei o tempo bom para passear com minhas filhad no Scarborough Bluffs. O parque fica dentro da cidade de Toronto e é geralmente frequentado por locais.As colinas, ou Bluffs, se estendem por uma faixa de 15 km do lado leste da cidade, na região de Scarborough, por isso o nome. Por causa de sua forma e composição, temos a impressão de estarmos vendo imensos castelos de areia beirando a costa do lago Ontário.
As colinas de areia sofrem erosão de mais de um metro por ano por causa das ondas do lago. As ilhas de Toronto foram formadas pelos depósitos de sedimentos dos Bluffs.
Existem vários pontos onde podemos apreciar a vista de cima ou de baixo. Nossa primeira parada foi no Scarborough Bluffs Park. De lá de cima podemos ver o Bluffer’s Park e a Marina. O estacionamento é na rua e as vagas limitadas. Há algumas trilhas para apreciar a paisagem e uma espécie de mirante natural, mas tem que pular a cerca. Eles colocam as cercas pois há risco de deslizamento de terra por causa da erosão. Na época que fui não era proibido cruzar a barreia mas haviam placas pedindo cuidado e orientando para não chegar muito na beirada. A vista é essa aí.
Update importante: agora há placas alertando que estamos sujeitos a multa se atravessarmos as barreiras, ou seja tem que olhar de longe! Isso é questão de segurança pois há sempre risco de deslizamentos. Então por favor, aproveitem com segurança e não vão para a beirada. A minha fotógrafa mirim tirou essa.É difícil acreditar que tudo isso está dentro da cidade, é uma espécie de refúgio para quem gosta de ficar em contato com a natureza. Após a primeira caminhada deixei as meninas brincarem um pouco no parquinho na praça adjacente ao Bluffs. Recarregaram as baterias para a próxima parte do passeio.
Seguimos de carro para o Bluffer’s Park, onde tem a praia, marina e um outro parque com trilhas e mesas de picnic. O estacionamento da praia estava lotado então ficamos só no parque mesmo, as trilhas são super fáceis, mais uma caminhada na beira do lago do que hiking. Dá para ir de bicicleta ou levar carrinho de bebê pois o chão é de cascalho.
Não há restrições de acesso para olhar a parte de baixo e também é possível tirar fotos lindíssimas, só que de outro ângulo.
Indico o passeio para quem está de carro porque de transporte público é muito perrengue.
Aproveite e faça uma visita no Guild Inn Gardens, um dos parques mais diferentes de Toronto. Se for no outono vai ver a paisagem ainda mais linda por causa das folhas coloridas.
Informações Úteis
– Estacionamento gratuito na rua no Scarborough Bluffs Park e até as 17h durante a semana no Bluffer’s Park.
– Endereços: Scarborough Bluffs Park (parte superior e parquinho) use como referência 61 Undercliff Dr, Toronto M5H 2N2. Quando chegar lá vá para a Cecil Crescent, o mirante fica no fim da rua. O Bluffer’s Park fica na 1 Brimley Rd South, Toronto M1M 3W3. Do lado direito é esse parque das fotos e do lado esquerdo, no fim da rua tem o acesso a praia Bluffer’s Park, com uma faixa de areia larga e água calma. Siga o link para ler o post com todos os detalhes sobre o local.
– De transporte público use o Trip Planner do TTC
Oi Livi, como sempre arrasou na dica. Estarei recebendo visitas semana que vem e peguei a dica desse lugar para ver o “outono” . Você sabe me dizer se no parque eles aceitam cachorro?
Beijos
Jô
Oi Jô,
Já vi várias pessoas com cachorros na coleira andando na parte de baixo do parque e na praia. Só não tenho certeza se pode soltar.
Beijo
Olá. Que dia você foi? Pergunto por estar bem vazio…
Oi Patrícia,
Já fui várias vezes durante a semana e estava tranquilo, no fim de semana é que fica mais cheio, especialmente se o tempo tiver bom para praia. Agora que o verão está acabando a tendência é ficar mais vazio.
Livi, seu blog será uma mão na roda pra gente! Estamos indo fazer trabalho voluntário em setembro pelo Workaway. Ficaremos em Brantford e estamos começando a pesquisar sobre a região para saber dos locais de visitação e atividades culturais. Vou passear pels outros posts do blog!
Livi, seu blog é simplesmente maravilhoso, interativo e que nos deixa com água na boca!!
Parabens por ter uma família linda e posso notar que além de uma mãe super dedicada é uma excelente descobridora de lugares espetaculares!!
Gostaria de saber : o que me diria de trabalhos voluntário aí em Toronto, o que é preciso para ser um voluntário,pois os sites que vejo não abragem muito a questão de um brasileiro como voluntário.
Outra coisinha, gostaria de algumas dicas de como ser uma blogueira 🙂 , eu gosto muito de escrever,porém sempre é bom ter um guia tão experiente como você!!!
Let’s keep in touch!
Abcs,
Patty
Oi Patty,
Interessante você mencionar a questão do trabalho voluntário pois eu estou fazendo isso na biblioteca da escola da minha filha. Tem brasileiro que faz sim mas infelizmente isso não é um costume da nossa terra e o pessoal meio que pega no tranco. Mas há oportunidades para quem quiser. Você pode procurar diretamente no lugar que esteja interessada ou no site http://www.volunteertoronto.ca
Para começar um blog para se inscrever em qualquer um dos sites que oferecem o serviço gratuito ou pago. Meus favoritos são WordPress e Blogger. Se gosta de escrever então já está na metade do caminho. Se fizer um, me passa o endereço que te farei uma visita.
Que bom que está gostando do blog, siga também no Facebook que as vezes coloco links e dicas interessantes por lá também 🙂
Abraço!
Patty, eu estou indo através de trabalho voluntário. É algo mais informal pra quem ficará pouco tempo (até 6 meses se não me engano) mas é uma proposta interessante: você troca 5 horas de trabalho diário por alojamento e alimentação. Encontramos nosso host pelo Workaway (http://www.workaway.info/) onde você pode encontrar diversos estilos de trabalho diferentes, desde ajudar com as crianças numa casa de família até ajudar centros culturais e ações beneficentes.
Lindo livi, agora ja sei onde levar as criancas neste fim de semana.
Vai sim, mas vai cedinho pois com certeza vai lotar. 🙂
Oi Livi!
Ás vezes os melhores passeios estão fora do circuito que todo turista faz. Você acertou em cheio!
A foto em que as princesas <3 estão de costas, me lembrou muito o Teatro Ópera de Arame em Curitiba.
Que fofas!!!!
Adoro esses passeios tranquilos e com natureza onde elas podem ser crianças, brincar, andar, mexer…
Agora que vc falou fiquei com vontade de voltar a Curitiba 😀
Beijos
Não dá pra acreditar que tem águas tao cristalinas (e desta cor) dentro da cidade de Toronto!! Muito legal!!
Bjos pra vcs
Eu pensei a mesma coisa quando eu vi pela primeira vez Adri! 😀 Beijos
Oi Livi! Finalmente tive tempo pra vir aqui no teu blog te deixar um recado… Estamos nos mudando sexta-feira pra Toronto! O Tiago conseguiu um emprego aí, e estamos deixando Prince Edward Island…
Seu blog será uma grande ajuda pra mim, quero descobrir lugares legais pra passear com as crianças…ameeeeeiiii esse lugar paradisíaco das fotos, realmente não dá pra acreditar que fica em Toronto. Com certeza quero ir aí!
Vamos marcar um encontrinho um dia? Podemos fazer um passeio juntas com a criançada, e fazer um post duplo do passeio, que tal?
Beijos!!
Jura que está de mudança para cá? Nossa com certeza agora não teremos desculpa e vamos marcar um encontro, ou vários 🙂
Vamos ficar em contato. Beijos e boa mudança!
Que lugar lindo! Adoro esses passeios com muita natureza. Ótima dica. Beijos da Nanda
Eu também Nanda, o legal do Canadá é que temos bastante opções né? Nossa eu tô doida para revisitar Montreal, tem tanto lugar lindo aí…Beijos