Duas novidades no transporte público de Toronto (TTC)
O TTC, sistema de transporte público de Toronto, tem duas novidades que irão beneficiar seus usuários: carregadores USB e transfer ilimitado por duas horas. Explico.
Foto ilustrativa, o ônibus novo é vermelho e branco
Ônibus com carregadores USB
Alguns meses atrás foi anunciado que Toronto iria modernizar sua frota de ônibus e eles viriam equipados com carregadores USB. Agora finalmente os primeiros ônibus com a novidade estão rodando!
O porta voz do TTC publicou a notícia no Twitter. Cada ônibus novo possui 12 portas duplas, ou seja, 24 passageiros poderão recarregar seus celulares, enquanto estão no transporte público. Por enquanto esses ônibus estão rodando somente na parte noroeste da cidade e o plano é que até o fim de 2018 mais 325 oferecerão essa comodidade. Segundo o TTCStuart, os ônibus equipados com a porta USB começam com o número 31XX e rodam na área da Sheppard Av. West e Arrow Rd.
https://twitter.com/TTCStuart/status/1019308248355127296
A notícia foi recebida com alegria por uns e com críticas por outros. O problema é a localização de algumas dessas portas, que ficam embaixo dos bancos e portanto seria estranho tentar carregar o celular sem estar sentado. Outras pessoas acham que a prioridade seria ter Wifi. Enfim, não dá para agradar todo mundo, mas eu achei legal.
Transfer ilimitado por 2 horas
Como expliquei nesse post sobre o sistema de transporte público de Toronto, quando nós pagamos uma passagem, podemos trocar entre ônibus, metrô ou bonde indo numa mesma direção. Para isso basta pegar um transfer no ponto de origem, ou encostar o Presto Card nas máquinas na entrada de cada transporte. Não é permitido voltar ao ponto de origem com o mesmo transfer, nem fazer uma paradinha para comprar algo e depois subir no mesmo ônibus, por exemplo. Essas regras confundem os turistas e deixam alguns locais chateados.
Mas a partir do dia 26 de agosto de 2018, isso vai mudar e os usuários do sistema do TTC que possuem PRESTO Card poderão pagar a passagem normal e andar de transporte quantas vezes e para onde quiserem, dentro de um período de 2 horas. Ou seja, é no esquema transporte ilimitado por 2 horas. Pode descer e subir no mesmo ônibus, ou até voltar ao ponto de partida.
Essa medida foi aprovada em 2017 mas só agora vai entrar em vigor. Acho que irá facilitar a vida de muita gente. A ideia não é nova, já foi testada na St. Clair e já funciona em Brampton, Oakville, Mississauga, York Region e Windsor. Com isso eles esperam que mais pessoas usem o TTC para realizar pequenas tarefas do dia-a-dia e portanto aumentar a receita, que por sua vez será investida para melhorar a qualidade do transporte.
Oba, agora vai dar pra explicar pros amigos de São Paulo com mais facilidade, vai ficar igual ao Bilhete Único.
Livi, queria agradecer pela existência do blog, por você ter tirado minhas dúvidas quando perguntei. Acompanho há mais ou menos 1 ano, e cheguei a Toronto há 1 mês, com esposo e filhas. Seu blog ajuda demais a tomar as decisões do dia a dia, a encontrar o que precisamos, nos divertirmos com as crianças, tudo.
Se um dia suas meninas quiserem novas companheiras para playdate, tenho aqui duas crianças em busca de amizades 🙂
Abração
Fico muito feliz de poder contribuir um pouco com informações. Seja bem vinda a Toronto!!!
Qual a idade das suas meninas? Me manda inbox pelo Facebook do blog.
Beijos
Livi, não tenho facebook… Se puder ser e-mail ou instagram…
Manda no instagram então. Beijos
Aleluia esse negócio de 2 horas vai entrar em vigor. Já era sem tempo.
Thanks pelas news.
Pensei a mesma coisa, já estava até com medo deles mudarem de ideia. hahaha