City Hall, a prefeitura de Toronto
No fim de semana do Doors Open, visitamos a prefeitura de Toronto. Não é a primeira vez que entro lá, mas queria levar as meninas para conhecer. Lembrando que a prefeitura está aberta para visitação o ano inteiro e é gratuito.
O prédio do City Hall, como chamamos aqui, é um ícone na arquitetura da cidade. Ele foi inaugurado em 1965 e apesar de uma certa semelhança com o nosso Palácio do Planalto não foi projetado por Niemeyer. O design, bem futurista para a época, é de um arquiteto finlandês chamado Viljo Revell, que ganhou um concurso promovido pelo prefeito da época. O projeto da prefeitura foi dividido em 4 partes: praça cívica (civic square), pódio (podium), câmera municipal (circular council chamber) e duas torres.
A praça cívica, Nathan Phillips Square, está logo em frente a prefeitura e é usada para eventos. Tem sempre alguma coisa rolando por lá nos fins de semana. O espelho d’água transforma-se numa pista de patinação durante o inverno. Curiosidade: debaixo da praça tem um estacionamento para 2400 carros, é um dos maiores do mundo.
O novo prédio foi construído do lado da antiga prefeitura.
O pódio é o terraço. Em 2009 eles fizeram um imenso jardim público lá em cima e transformaram o espaço no maior telhado ecológico da cidade. Para acessar é só subir a rampa na frente da prefeitura ou uma das escadarias laterais.
A Câmara Municipal fica naquela parte arredondada entre as duas torres. Ela é uma sala semi circular que mede 46 metros de largura e 12 metros na parte mais alta. Todo seu peso é suportado por uma única coluna circular, que pode ser vista no térreo. Do lado de fora das janelas tem 23 escoras de concreto que seguram o telhado.
As duas torres são curvas e tem alturas diferentes. A torre leste tem 27 andares e a oeste 20. Na torre mais alta há um observatório que oferece uma bela vista da cidade e da antiga prefeitura, Old City Hall. Esse mirante costumava ser aberto ao público e depois que a CN Tower foi inaugurada ele foi fechado. Atualmente só é permitido a entrada em ocasiões especiais, como o Doors Open. Mas existe um plano para reabrir o local e inclusive colocar um restaurante ou cafeteria lá em cima. Isso já foi votado e aprovado na Câmara Municial, só estão em fase final para decidir como a coisa vai funcionar.
No térreo há uma maquete de Toronto, fotos da construção da prefeitura, uma obra de arte chamada parede de pregos e uma biblioteca pública. No primeiro andar (que aqui chama segundo) tem o escritório do prefeito, uma parede de mosaicos linda, o escudo da cidade e obras de arte aborígenes. Não visitei tudo dessa vez, apenas o que achei mais interessante para as meninas.
No dia do nosso passeio eles estavam promovendo várias ações especiais por causa dos jogos Pan-americanos. As meninas ganharam uma cartilha com atividades esportivas que deveriam ser completadas ao longo do tour. As equipes ficavam espalhadas nos principais pontos da prefeitura, quando terminamos o jogo, tínhamos visto tudo e as pimpolhas puderam escolher entre uma corda de pular ou uma bola. Elas adoraram!
Informações Úteis
Qualquer pessoa pode visitar a prefeitura de Toronto gratuitamente, de segunda à sexta das 8:30h às 16:30. O térreo, o primeiro andar e o terraço são áreas públicas, as torres são escritórios e não fazem parte do tour. Antes de começar pergunte se o observatório está aberto naquele dia. O site deles não é muito informativo mas pelo que entendi não há um guia para levar os turistas, você apenas pega um panfleto explicativo e sai andando sozinho. O panfleto também está disponível online, em vários idiomas. Para mais informações visite o site. Endereço do City Hall: 100 Queen St W, Toronto, ON M5H 2N2
Foto da Council Chamber de Abraham via Wikipedia Creative Commons
Foto do terraço ecológico de GreenRoofGardener via Wikipedia Creative Commons
Adorei!