Bruce’s Mill Conservation Area
Bruce’s Mill é uma área de conservação ambiental localizada na cidade de Whitchurch-Stouffville, 47 KM do centro de Toronto. Ideal para passar o dia, relaxar e fazer picnic ou hiking pelas trilhas do parque. Esse ano foi o local escolhido para visitarmos o Festival de Maple Syrup, tradição canadense nessa época do ano. Aproveitei que estamos nas férias de Março (March Break) e o dia estava lindo para ir lá com as meninas.
A experiência foi praticamente a mesma da outra vez com a diferença que aqui a trilha do maple syrup é menor e mais fácil de fazer do que no Kortright. No quesito conhecimento, além de mostrar como era fabricado o maple syrup a 180 anos atrás e como é atualmente, eles explicaram como ele foi descoberto pelos ameríndios e como era preparado pelos aborígenes canadenses (First Nations).
A apresentação da guia foi muito interativa, sempre fazendo perguntas para estimular as crianças a pensar. Em algumas demonstrações alguns voluntários foram convidados a participar. Muito Legal!
O processo antigo de fabricação do Maple Syrup
Os aborígenes coletavam a seiva fazendo cortes nas árvores e armazenavam o líquido em baldes ou “panelas” de madeira. A seiva possui uma alta concentração de água e é preciso que ela evapore para obter o maple syrup e o açúcar (maple sugar). Como eles não podiam colocar as panelas de madeira na fogueira, aqueciam rochas e jogavam dentro do líquido. Faziam isso o dia inteiro e durante a noite, por causa do frio, uma parte da água da seiva congelava. Pela manhã retiravam essa fina camada de gelo que se formava e continuam o processo com as pedras. O processo demorava 1 semana!
Como de costume, provamos um pouco do maple syrup quentinho que eles fabricam e no fim acabamos na lojinha de guloseimas. 😉
Depois de aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação do maple syrup, andamos um pouco pelo parque e gostei bastante, mas não deu para ver tudo pois as trilhas ainda estão fechadas. Quero voltar no verão para ver o moinho antigo. Nem precisa dizer que as meninas amaram sair de casa, pular nas poças de lama e correr do lado de fora né?
Informações Úteis
– Sugarbush Maple Syrup Festival – durante o festival os ingressos para entrar no parque custam $10 (adulto) e $6,50 (idosos e crianças a partir de 4 anos).
– Bruce’s Mill Conservation Area – os ingressos no verão custam $6,50 (adulto), $5,50 (idosos) e free para crianças até 14 anos com a família.
– O estacionamento está incluso no preço do ingresso.
– Cachorros são permitidos apenas presos na coleira.
– Vi várias pessoas com carrinho de bebê mas o chão está bastante lamacento.
– Botas impermeáveis são indispensáveis.
Estava lendo ontem sobre o parque! Vc sabia que eles têm um tree house village também? Achei bCana pra ir quando esquentar um pouco: https://treetoptrekking.com/parks/treewalk-village/
Oi Juliana,
Sabia sim mas como eu não fui, não fiz referência no post. Parece ser bem legal mesmo, vou tentar ir esse ano com minhas filhas.
Beijos
Muito legal vocês levarem as meninas para conhecerem os costumes e tradições da sua terra natal. É uma ótima aprendizagem! No verão o parque deve ficar muito mais bonito!