10 razões para amar a biblioteca de Toronto
A Toronto Public Library (TPL) sempre foi parte da minha vida desde que cheguei no Canadá e é muito mais do que um lugar para pegar livros emprestados. Ela é a biblioteca do futuro e funciona como um instrumento de suporte comunitário, oferecendo inúmeros serviços gratuitos que pouca gente sabe e utiliza. Por isso eu montei uma listinha das 10 coisas que acho mais úteis, especialmente para recém-chegados e pessoas que estão estudando aqui temporariamente.
1 – Museum + Art Passes (MAP)
Uma vez por semana as bibliotecas distribuem uma quantitade limitada de passes que dão direito a entrar gratuitamente em algumas atrações da cidade. Já falei desse passe em outro post mas é sempre bom relembrar. A lista muda periodicamente mas atualmente podemos pegar passes para:
- AGO – Art Gallery of Ontario
- Colborne Lodge in High Park
- Fort York National Historic Site
- Gibson House Museum
- Mackenzie House
- Montgomery’s Inn
- Scarborough Museum
- Spadina Museum: Historic
- House & Gardens
- Todmorden Mills Heritage Site
- Museum of Inuit Art
- Textile Museum of Canada
- Aga Khan Museum
- Bata Shoe Museum
- Black Creek Pioneer Village
- Gardiner Museum
- Ontario Science Centre
- ROM – Royal Ontario Museum
- Toronto Zoo
Para entrar nas atrações é preciso apresentar, junto com o passe, o cartão da biblioteca e identidade. O MAP serve para uma família de 2 adultos e até 5 crianças. Saiba mais aqui.
2- Download mais de 300 revistas
A TPL tem convênio com Zinio e seus afiliados podem fazer o download gratuito de mais de 300 revistas em diversos idiomas. A revista brasileira Super Interessante é uma delas. Você pode ler no computador ou baixar um aplicativo para ler offline no iPad ou telefone.
3 – Download músicas e filmes
Hoopla, é similar ao Zinio só que além de revistas os usuários podem pegar emprestado livros, música, filmes, séries de TV, audiolivros, etc.
4 – ESL e Programas para recém chegados
A biblioteca e seus parceiros oferecem aulas gratuitas de inglês para adultos, além de dar suporte na procura de empregos, moradia, escolas, etc. Mais aqui e aqui.
5 – Curso de inglês online
Quer aprender um novo idioma ou apenas melhorar seu inglês, então use o curso online Mango Languages. Eles tem um curso chamado inglês para brasileiros, com 100 lições! As aulas tem explicações em português e inglês e os diálogos também tem legendas e tradução. Você pode baixar um aplicativo para iPad e telefones.
6 – Contação de Histórias
O programa Read for Reading reúne mães/pais com seus filhos de 0-5 anos para cantar músicas e ouvir uma história. É uma ótima forma de conhecer outros pais na sua área, praticar o idioma e introduzir as crianças a literatura. O encontro gratuito é oferecido em todas as filiais mas é preciso se registrar pois as vagas são limitadas.
7 – Reforço escolar
Há diversos tipos de reforço escolar para crianças do grau 1 ao 12. Para as menores (grau 1-6) o foco é desenvolver a leitura, especialmente se eles estiverem num nível menor do que deveriam estar. Para os mais velhos há ajuda em todas as áreas e um programa específico para filhos de imigrantes recém-chegados.
Mais informações aqui.
8 – Acesso gratuito ao Lynda.com
Nossa, de todas as vantagens, essa é a minha favorita! Esse é um site referência para aperfeiçoamento profissional e pessoal. Para quem não conhece, eles oferecem cursos online em diversas áreas incluindo design gráfico, fotografia, administração, marketing, TI e muito mais. Além de ensinar a usar e dar dicas sobre os programas relevantes para essas áreas como: Photoshop, AutoCad e CorelDraw, por exemplo.
Com o cartão da biblioteca você economiza a mensalidade de $24.99 ou o que pagaria a uma faculdade para fazer qualquer um desses cursos. Para acessá-lo sem custo vá neste link.
9 -Programas para Pequenas Empresas
Se você planeja abrir uma pequena empresa em Ontário e deseja saber sobre procedimentos, leis, pesquisa de mercado ou simplesmente conhecer outros pequenos empresários a biblioteca tem diversos programas para isso.
10 – Preparação para o teste de cidadania canadense
Há diversos cursos preparatórios para o teste de cidadania canadense oferecidos pela biblioteca: aulas, curso online (lições + simulados) e palestras.
Como fazer o cartão
Para ter acesso a maioria dos serviços é preciso ser afiliado e ter um cartão. Dirija-se a qualquer filial da biblioteca com um documento de identidade (carteira de motorista, passaporte, etc) e comprovante de endereço (conta, contrato de aluguel, carta do homestay, etc). A lista de documentos aceitos está aqui. O cartão é gratuito para quem reside, estuda ou trabalha em Toronto, independente do status imigratório.
Claro que esses não são, nem de longe, todos os serviços oferecidos pela biblioteca. Tem free wi-fi, movie night, family night, clube de leitura, Kidspace, aulas de artesanato, etc. Para ver a lista completa acesse o site Toronto Public Library.
Foto: Toronto Public Library Media Relations – Cedarbrae Branch
Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte e nstagram @Livi_Souza
Olá!! Muito Legal!! Estou visitando meus amigos em Toronto e vou ficar por 6 meses. Para eu fazer o cartão da biblioteca preciso somente levar meu passaporte e uma carta deles falando que estou morando com eles?
Isso Leandro! Foi assim que eu fiz com minha prima. Abs
Você é o máximo! Valeu pelas dicas!
Muito amor pelas bibliotecas! 😀