Eleições no Canadá: como funcionam e as promessas do novo governo
Ontem o Canadá elegeu, com maioria de assentos na Câmera dos Comuns, um novo Primeiro Ministro. O nome dele é Justin Trudeau, do Partido Liberal. Sua proposta de governo promete trazer grandes mudanças para o país, inclusive na imigração.
Confesso que não sou uma pessoa ligada em política mas não podia deixar de escrever sobre isso pois é um assunto que interessa a um grande número de amigos e leitores aqui do blog.
Como funcionam as eleições?
Todos os cidadãos canadenses maiores de 18 anos podem votar. O voto, entretanto, não é obrigatório. O órgão responsável por governar as eleições é o Elections Canada.
Como aqui o sistema é Parlamentarista, não elegemos um presidente e sim um Primeiro Ministro, também não votamos nele diretamente. Para que o seu candidato seja eleito é preciso votar no Membro do Parlamento (MP) da sua região. O MP com maior número de votos, irá representar sua região na Câmara dos Comuns. O líder do partido com mais MPs na Câmara será o novo Primeiro Ministro.
O segundo partido com maior número de eleitos será a oposição oficial. Não há segundo turno de nada, a diferença é que se o partido que ganhar não tiver o maior número de cadeiras na Câmara dos Comuns terá que contar com o apoio da oposição para aprovar qualquer coisa.
As urnas não são eletrônicas, marcamos no cartão de votação o nome do MP ou partido. A contagem é super rápida! Ouvi dizer que algumas cidades adotam a urna eletrônica para eleições municipais mas ainda não vi no meu bairro. A votação pode ser feita no dia das eleições ou antes, em locais e datas pré-determinadas. As escolas continuam funcionando normalmente, não há filas, bagunça e nem papéis no chão. Mas acho que o melhor de tudo é não ter que aturar propaganda eleitoral na TV 😀
Nós nos tornamos canadenses em 2012 e já votamos algumas vezes em outras eleições.
Propostas de Governo
Os Liberais ganharam a eleição com slogan “Real Change Now”, derrubando o Partido Conservador, que já governava a 3 mandatos consecutivos. Vejam algumas das propostas que mais me chamaram a atenção:
- Reduzir de 22% para 20.5% o imposto de renda para as famílias de classe média que ganham entre $44,700 e $89,401 por ano. Aumentar o imposto de quem ganha mais de $200,000 por ano para compensar.
- Melhorar o sistema de creches em todo país.
- Aumentar o Child Benefit.
- Investir em tecnologia limpa e conservação do meio ambiente.
- Definir uma estratégia para aumentar o número de jovens empregados, que vai beneficiar mais de 125.000 jovens.
- Liberação de verba para aperfeiçoamento profissional.
- Extender o período de licença maternidade para 18 meses, incluindo benefícios.
Imigração
Trudeau quer melhorar o sistema de Imigração canadense, especialmente na parte que diz respeito a reunificação de famílias. Algumas de suas propostas no quesito imigração são:
- Dobrar o número de processos de classe familiar que serão aceitos por ano, inclusive pais e avós, e também diminuir o tempo de processamento desses casos.
- Irmãos de residentes receberão pontos no sistema de Express Entry, facilitando o processo de imigração.
- Aumentar de 19 para 22, o limite máximo de idade permitido para que pais possam trazer os dependentes para o Canadá.
- Conceder residência permanente imediata para cônjuges, eliminando o período atual de espera.
- Estudantes internacionais receberão crédito pelo tempo permanecido no país e o governo promete facilitar os processos de residência permanente e cidadania nesses casos.
We will also grant immediate permanent residency to new spouses entering Canada, eliminating the two-year waiting period.
Espero que ele realmente coloque em prática tudo que foi prometido e o Canadá fique ainda melhor. Para ler com detalhes sobre todas as suas propostas, inclusive essas que falei no post, vá no site do Partido Liberal.
Foto: Pixabay
Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza e Twitter @BaianosNoPN
PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO.TUDO ORGANIZADO PARA O BENEFÍCIO DE TODOS.LÁ NENHUM LULA DA VIDA TERIA CHANCE,GRAU DE CORRUPÇÃO PRÓXIMO DE ZERO.
Estudantes de universidades ou intercâmbio também?
Ele não especifica, diz apenas estudantes internacionais. Veja aqui
Nossa Livi, as propostas são ótimas, espero que eles as coloquem em prática! 🙂