Governo canadense dá ajudinha financeira para comprar a primeira casa no país
Estava conversando com a mortgage broker Flávia da Silva (Licença #11782 – FSCO #M08009600) e ela me contou uma novidade que vai facilitar, e muito, a vida de quem está planejando comprar a primeira casa no Canadá. O governo canadense vai dar uma contribuição financeira aos novos compradores. E essa grana já pode servir como parte do down payment.
Para quem não conhece a Flávia, ela já tem mais de 10 anos de experiência atuando no Canadá e é especialista em financiamento imobiliário Ela já fez outros posts no blog respondendo dúvidas dos leitores sobre financiamento e dando dicas importantes para quem vai comprar o primeiro imóvel aqui. Recomendo a leitura desses posts para entender melhor como funciona o financiamento e se familiarizar com o vocabulário em inglês, referente ao assunto.
Mas afinal, quanto será esse incentivo?
O governo canadense anunciou em 2019 o First-Time Home Buyer Incentive (FTHBI) para pessoas que irão comprar imóvel pela primeira vez.
Com esse incentivo o comprador pode receber de 5% a 10% do valor de um imóvel para usar no down payment.
Quem administra o programa é o Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC).
Como funciona
Para ter direito a receber o incentivo financeiro será preciso atender aos requisitos abaixo:
– É preciso ser first time home buyer, ou seja, nunca ter comprado nenhum imóvel no Canadá.
– Ter 5% do valor do imóvel para dar de entrada.
– Se qualificar para o financiamento do imóvel, de acordo com as regras atuais.
– A hipoteca deve ter seguro.
– A renda familiar do comprador deve ser inferior a $150,000 para quem vai comprar na região de Toronto, Vancouver ou Victoria, e $120,000 nas demais cidades canadenses.
– O incentivo recebido não pode ser mais do que 4 vezes a renda familiar dos participantes, com exceção de quem vai comprar na região de Toronto, Vancouver e Victoria, onde pode ser de até 4,5 vezes a renda familiar.
– O preço máximo do imóvel tem que ser $722,000. Apesar de parecer um valor baixo quando pensamos nos valores de casas em Toronto ou Vancouver, pense que a ajudinha pode beneficiar os que querem comprar uma casa numa cidade vizinha ou até um apartamento em Toronto, dependendo da região. O programa dispõe de $1,25 bilhões, num período de 3 anos.
O melhor de tudo é que não será necessário fazer pagamentos mensais para devolver o valor, então não irá aumentar a prestação da mortgage. O valor poderá ser pago após a venda da casa.
O governo espera que mais de 100 mil novos compradores sejam beneficiados com o programa nos próximos três anos.
Se você pretende comprar um imóvel, sugiro conversar com a Flávia da Silva. Ela poderá tirar suas dúvidas sobre empréstimo, fazer uma análise de crédito, dar dicas de como se qualificar para um financiamento de imóvel residencial ou comercial, e também te ajudar a conseguir o novo incentivo do governo. O telefone dela é (416) 804-7705, o email flavia@flaviadasilva.com e o website é www.flaviadasilva.com. A Flávia está sempre anunciando novidades de como comprar casa em seu Instagram @_flaviadasilva e página no Facebook. Mencione que ficou conhecendo seu trabalho através do blog, assim ela volta mais vezes aqui para dar dicas para vocês. 😉
Gostaria de agradecer a Flávia da Silva por ter trazido essa ótima novidade e por sempre disponibilizar o seu tempo para dar dicas e tirar dúvidas dos leitores do blog.
Leia outros posts sobre crédito e financiamento imobiliário
– Financiamento de imóveis no Canadá- perguntas e respostas
– Dicas para quem pretende comprar a primeira casa no Canadá
-Programa New to Canada facilita compra de imóvel para recém-chegados no país
– Dica de livro em português, que ensina sobre crédito no Canadá
Fotos: arquivo pessoal da Flávia e Shutterstock