Clembrook, uma fazenda de pinheiros de Natal em Milton

Depois de mais de 20 anos no Canadá decidimos aderir ao costume de Natal de montar uma árvore de verdade em casa. Com todos os desafios que enfrentamos em 2020 quis fazer uma coisa especial para lembrarmos desse ano como o que tivemos a nossa primeira árvore de verdade e não como o da pandemia. Pinheiros de Natal são vendidos nessa época em várias lojas mas muitas pessoas preferem ir numa Christmas Tree Farm (fazenda de pinheiros de Natal) para escolher e até cortar um.

Como nossa intenção também era apoiar um empreendedor local, escolhemos visitar a fazenda mais próxima da nossa casa, chamada Clembrook. E de quebra ainda demos sorte que no dia da nossa visita nevou, então a experiência foi ainda mais especial. Nosso passeio foi feito no último dia antes do lockdown em Toronto.

Clembrook

Calma que não estou incentivando o desmatamento de florestas canadenses! Esses pinheiros são plantados nas fazendas com a finalidade de virarem árvores de Natal e ao cortarmos um, outro é plantado no lugar. Depois do Natal todos são coletados pelas prefeituras e reciclados. Há também projetos  ambientais que aceitam essas árvores.

Comprar uma árvore numa dessas fazendas ajuda a manter a economia local. A tradição de usar pinheiros de verdade é bem antiga e foi trazida para a América do Norte no início do século 19, por imigrantes alemães.

Como é a Clembrook Farm

A fazenda fica em Milton do lado do Rattlesnake Point Conservation Area. De lá de cima do parque dá para ver a fazenda. A Clembrook normalmente promove diversas atividades direcionadas a famílias, inclusive encontro com Papai Noel, mas esse ano devido a pandemia não fizeram nenhum evento. O endereço é 4231 Derry Road, Milton.

Árvore de Natal

Nós chegamos assim que abriu, pegamos um dos serrotes e fomos andando pelo campo para escolher um pinheiro. Não tinha muita gente e como estávamos do lado de fora, foi fácil manter a distância do todos ao redor. De qualquer forma, o uso de máscaras e distanciamento são obrigatórios ao interagirmos com qualquer funcionário da Clembrook. Andamos um pouco, tiramos fotos, fizemos guerra de bola de neve mas não encontramos um pinheiro alto como gostaríamos, daí perguntamos e eles disseram que no campo não havia nada maior que 1,80m. Ficamos um pouco decepcionamos mas acabamos escolhendo uma das que já estavam cortadas, dentro do celeiro. Valeu mesmo assim. A vantagem em relação a comprar em lojas maiores é que lá elas ficam abertas e eles só amarram depois que escolhemos.

Os preços dos pinheiros variam de acordo com o tamanho e tipo. Nós compramos um da espécie Balsam fir, que tem um cheiro maravilhoso e ótima durabilidade. Ele tem quase 2,60m e custou $62.

Árvore de Natal Clembrook

Depois que escolhemos eles usam essa máquina aí da foto abaixo para amarrar o pinheiro.

Clembrook
Foi um passeio simples, que rendeu muitas risadas e memórias lindas! Só me arrependo de não ter feito antes!

Ah sim e olha como o nosso pinheiro ficou bonitão depois de decorado!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.