Voando do Canadá ao Brasil pela TAM

imageChegamos ao Brasil na quinta feira, depois de praticamente 24 horas de viagem. Aproveitando as promoções que estão rolando nos últimos meses, compramos uma passagem num vôo da TAM saindo de Toronto para Salvador com 2 conexões, uma em Nova York (JFK) e outra em São Paulo (Guarulhos). Foi a viagem mais longa que já fizemos de avião com as meninas e chegamos só o pó da rabiola.

Primeira conexão

Na primeira escala tivemos 3 horas em Nova York, então aproveitamos para encontrar com o meu tio, que mora lá.

image

Tivemos que passar novamente pelo raio-x, já que saímos para encontrar com meu tio, mas quem não sair pode ficar lá andando, até a hora do embarque. Tem várias lojas e lanchonetes no JFK.

O avião é o mesmo que vem de Toronto, não é preciso pegar malas nem fazer check-in. Lembrando que é preciso ter visto americano ou passaporte que permita a entrada nos Estados Unidos para poder pegar esse vôo. Nós temos o canadense.

Algumas fotos do aeroporto JFK.

imageimageimage

imagePôr-do-sol no JFK

Segunda conexão

Saímos de Nova York às 20hrs, com meia hora de atraso, e desembarcamos em Guarulhos no outro dia às 9 da matina. O tempo de conexão era apenas de 2hrs, suficiente para pegar as malas, fazer novamente o check-in na TAM, comer pão de queijo, passar pelo raio-x e embarcar.

Apesar da reforma, a rodoviária, digo aeroporto de Guarulhos, continua uma bagunça. Em Salvador, tudo em reforma e a falta de organização é ainda pior. #fail

imageConfusão no embarque em Guarulhos

imageLitoral da Bahia, poucos minutos antes de chegar em Salvador

TAM x Air Canada x American Airlines

A TAM tem dois vôos para o Brasil saindo de Toronto, um para São Paulo e outro para o Rio, ambos com escala em Nova York. Além da TAM, já voamos de Toronto a Salvador pela Air Canada e American Airlines.

Comparando as três no quesito conforto, o avião da TAM é o melhor. As poltronas reclinam bastante, o espaço entre elas é maior do que das outras e o sistema de entretenimento tem uma enorme variedade de filmes, jogos, seriados e coisas para ler.

Logo em seguida, fica a Air Canada, com aviões novos e sistema de entretenimento individual, também com várias opções de filmes.

A American Airlines tem aviões velhos, desconfortáveis, super apertados e sem sitema de entretenimento individual, a grande vantagem é que já chegamos direto em Salvador, com o menor tempo de viagem.

imageKit com pente, escova de dentes e meias, oferecido pela TAM na classe econômica

Comida

Em relação a comida, a TAM também ganha, em minha opinião. Além da comida ser melhor, temos talheres de verdade para comer, ao contrário do garfinho de plástico das outras duas. Na Air Canada o jantar geralmente é bom mas o café da manhã eu não gosto. A American tem menu e porções bem econômicas. Parece mais um lanche do que uma refeição. Quando viajo de American eu janto antes de entrar no avião e trago biscoitinhos pra comer.

Atendimento

O atendimento é difícil de comparar pois depende de quem está ali no dia do vôo, já tive experiência boa e ruim em todas. Nesse vôo, as meninas ganharam relógio e mensagem de boas vindas em Toronto, por terem o cartão TAM Comandante Kids.

A agente do portão de embarque em Nova York foi super gente boa e tentou relocar as pessoas das cadeiras do meio para que minhas filhas pudessem dormir. Eu sempre marco janela e corredor e se sentar alguém, eu troco e sento junto das minhas filhas. Ela conseguiu trocar uma pessoa mas a outra mal amada que viajava sozinha, recusou-se a mudar, o máximo que ela fez foi sair do meio e sentar no corredor. Só posso desejar que essa pessoa um dia viaje com uma criança…

A experiência dentro do avião

Dentro do avião, a comissária viu a minha filha deitada e disse que ia precisar do assento do corredor (vários outros estavam livres mas ela implicou com o da criança que estava deitada). Expliquei a mudança da agente de solo e quando vi que ela não queria saber, disse que as minhas cadeiras eram as duas do corredor e que se ela quisesse usar, que a do meio estava livre. Ela desistiu e relocou alguém para uma outra cadeira vazia, no corredor. Daí em diante ela me encheu o saco o resto do vôo, por coisas banais.

Chegou ao extremo de mandar tirar a coberta da cabeça pois se ouvesse uma despressurização não conseguiria colocar a máscara de oxigênio (?). A regra só valia para mim, o cara da minha frente estava de boa, com a coberta na cara. Enfim, tirando essa chata o vôo foi tranquilo.

Mais barato ou mais curto?

Como viajamos com crianças, tentamos evitar esse monte de conexões e pegamos o vôo mais direto possível, quase sempre pagando mais caro pelo luxo de ter um tempo menor de viagem. Arriscamos desta vez e fomos pelo preço. As meninas se comportaram bem mas assim como nós, ficaram exaustas. Valeu pelo economia que fizemos mas se pudermos pagar prefiro uma viagem mais curta.  😉

Na volta, por causa de uma tempestade que fechou os aeroportos em New York a TAM nos colocou no voo da American Airlines, que saia de Salvador para Miami. E de lá seguimos pra Toronto. Eu tive que ir no aeroporto pra conseguir mudar pois pelo telefone diziam que não tinha nada e todos os voos da TAM nos próximos dias estavam lotados.

Mesmo com todos os perrengues eu prefiro ir de American porque chego mais rápido. E se eu fosse  pra SP ou sul do Brasil iria de Air Canada.

E vocês qual companhia preferem?

imageEm São Paulo, super cansadas mas de bom humor


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza e Twitter @BaianosNoPN

Foto no início do post: domínio público

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Kessia disse:

    Não tem mais vôo chegando em Salvador vindo dos EUA, infelizmente. O máximo que tem agora é Recife (que vai voltar em dezembro) ou Fortaleza.

  2. Lis disse:

    Peguei o mesmo voo que você é também prefiro a TAM. Não consigo dormir no avião da air Canadá mesmo morta de cansaço, mas o da TAM foi facim!!!
    Bjos

    • Livi disse:

      O avião da TAM é bem confortável, mas me matou ter que pegar conexão extra pra Salvador. Para quem mora em Sampa ou Rio é bom demais. Beijos

  3. Marques disse:

    Eu fiz esse vôo setembro passado, pra mim, ainda o melhor é o Air Canada direto para Gusrulhos ou Galeão. Ainda também prefiro as acomodações da Air Canada. Porém, pra que eu consiga acumular pontos da viagem, não tenho outra solução a não ser Tam ou América Airline e entre as duas, fico com a Tam 200%.

  4. Mari disse:

    Muito bom seu post!! Adorei ler sua experiência nessa viagem! 🙂

Deixe um Comentário