Como é e quanto custa viajar de motorhome no Canadá

Chegamos da nossa viagem pelas rochosas canadenses, foram 9 dias e 8 noites rodando por um cenário de tirar o fôlego! Ao invés de ficar em hotel, alugamos um motorhome e muita gente ficou curiosa para saber como é. Então para começar a série de posts sobre o passeio, quero falar sobre nosso dia-a-dia , o preço, as vantagens e os campings que ficamos.

viagem-de-motorhome-15Dia-a-dia


Por pouco mais de uma semana vivemos dentro de uma casa ambulante dirigindo durante o dia e parando à noite, para dormir no camping mais próximo. Nosso motorhome tinha um quarto, cozinha, banheiro e mesa com banco ao redor. Durante o dia a configuração é mais compacta, na hora de dormir podíamos expandir o quarto e a sala, deixando a casa mais confortável. A cama queen ocupa esse lugar onde estão as malas quando o motorhome está fechado.

viagem-de-motorhome-8

A mesa se transforma numa cama de casal, onde as meninas dormiram.

viagem-de-motorhome-9viagem-de-motorhome-5

A pia do banheiro fica no corredor, separada do vaso e chuveiro.

viagem-de-motorhome-23 viagem-de-motorhome-22

Nossa cozinha possuía um fogão a gás com 3 bocas, forno, pia e geladeira. Comemos em casa quase todos os dias, jantamos fora só uma vez. Tudo é muito caro em Banff e Jasper então recomendo abastecer a despensa em Calgary, ou Vancouver. Haviam armários para todo lado, dois com cabides. Deu para guardar tudo que levei nas duas malas, os mantimentos e ainda sobrou espaço.

Nas estradas, o motorhome é um veículo, e por isso precisamos estar sentados com o cinto de segurança, como em qualquer carro. As crianças também vão na cadeirinha apropriada para a idade.

viagem-de-motorhome-2

O motorhome funciona com ou sem energia, mas é preciso rodar durante o dia, para recarregar a bateria, se não houver eletricidade. Na falta de luz as únicas coisas que não funcionam são as tomadas e o ar condicionado, que nem usamos pois durante a noite fica bem friozinho. No caso da falta de lugar para carregar os eletrônicos eu sugiro levar um adaptador, com tomadas e/ou porta USB, que se encaixa no isqueiro do carro similar a esse da foto.

A casa possui 3 reservátorios que precisam ser checados com frequência, um de água limpa, outro que coleta água do chuveiro/pias e outro sanitário. Um painel na parede indica os níveis. Todos os dias enchíamos o tanque de água e esvaziávamos o reservatório do chuveiro/pia. O tanque sanitário tinha que ser esvaziado uma vez a cada três dias. Todos os campings possuem um local para isso, chamado de dumping station e não custa nada para quem está hospedado. Eles te explicam como fazer na locadora do motorhome, não é difícil só é chato.

viagem-de-motorhome-21

viagem-de-motorhome-13

Dumping Station no camping Whistlers, em Jasper

Preço


O valor total do motorhome vai depender do tamanho e do que você irá adicionar no seu pacote, como: quilometragem diária, seguros, kits pessoais (lençois, toalhas e cobertores), kit de cozinha (pratos, talheres, panelas, etc), número de motoristas e para onde você vai (há uma taxa extra para quem vai cruzar a fronteira com os EUA ou vai dirigir para o norte do Canadá).

Alugamos nosso motorhome para 4 pessoas, com 6 meses de antecedência, na Canadream. No fim do ano é baixa temporada aqui e geralmente há bastante promoções. Na época, além do preço bom, eles estavam oferecendo gratuitamente os kits pessoais, kit de cozinha, retirada do motorhome mais cedo do que o normal e devolução mais tarde.

É preciso devolver nas mesmas condições que você recebeu, limpo e com o tanque cheio. Então seja bem cuidadoso na hora da inspeção inicial e marque todos os danos existentes no veículo, inclusive no teto (olhe os dois lados com a escada que eles disponibilizam). Eu tinha lido alguns comentários de pessoas que tiveram problemas na hora de devolver o motorhome por causa de danos ou porque eles pegavam no pé por causa da limpeza. A Canadream tem fama de ser uma das mais exigentes.

Eles vendem alguns serviços e seguros extras na hora da retirada do veículo e, para evitar qualquer aborrecimento na hora da devolução, achamos melhor comprar um pacote de limpeza por $99 e uma cobertura extra para o vidro do para-brisa, que custava só $3 por dia. Esse último nos salvou pois uma pedrinha na estrada bateu e rachou o vidro. A devolução foi super tranquila.

O valor total do nosso aluguel com taxas, seguros e extras ficou $1400 por 8 noites. Mais uma média de $25 por dia para os campings e uns $350 de gasolina para todo o período. Total: $1950

Motorhome ou Hotel?


Para quem procura uma viagem mais flexível e não se importa de cuidar da casa e cozinhar nas férias, o motorhome é a melhor opção para passear nas rochosas. Para quem não quer ter trabalho nenhum é melhor ficar no hotel. O tempo mínimo de aluguel do motorhome é 7 dias e não é necessário ter carteira de motorista especial.

Se a questão for preço, acho que os dois vão sair quase a mesma coisa. Os hotéis na região das montanhas rochosas canadenses são bem carinhos e disputados durante o verão. A maioria fica acima de $200 a diária, podendo chegar a $400-$500, ou mais, nos hotéis de luxo. Lembro que na mesma época que reservei o motorhome procurei hotel para 4 e o mais barato que achei foi $179, em Banff (não olhei Canmore pois não queria ficar lá). Então pelos nove dias ficaria $1432, só que ainda precisaríamos algugar um carro (+gasolina) ou pagar pelos tours para visitar as atrações.

Claro que numa cidade grande o motorhome não valeria tanto a pena.

Nós queríamos o motorhome pela experiência e para ter a flexibilidade de poder mudar o rumo de acordo com a previsão do tempo. Só pegamos chuva um dia, em Jasper, mas deu para aproveitar. No dia seguinte estava chovendo bastante e voltamos para Banff, que estava sol. Se tivéssemos reservas em hotéis seria mais difícil ter essa liberdade.

A desvantagem de andar num veículo tão grande é achar lugar para estacionar. Nas rochosas há locais marcados, onde é permitido parar RVs (que são motorhomes e traillers). As vagas são limitadas e disputadíssimas. Em Banff há um site informando os locais onde é permitido parar.

viagem-de-motorhome-4

No Moraine Lake os RVs só podem parar nessa faixa que cabem uns 15 veículos

Campings

Existem vários campings na região mas preferimos ficar nos que são operados pelos parques nacionais em Banff e Jasper. Eles são bem organizados e oferecem algumas vantagens em relação aos particulares, além do dinheiro ser revertido para a manutenção dos parques.

Há opções de apenas parar o motorhome, de ter eletricidade e de ter tudo conectado (luz, água e esgoto).  Dormimos com eletricidade alguns dias e outros sem nada.

Reservamos apenas nos dois primeiros dias e no Dia do Canadá, nas outras vezs chegamos e conseguimos vagas. Para reservar online ou no telefone é preciso pagar uma taxa extra de $11. Você pode entrar e sair do camping quantas vezes quiser, então vá o mais cedo possível se você não possuir reserva (o check-in é a partir das 14h), assim garante a dormida. Li que no verão as vezes é difícil achar lugar se não tiver reserva, especialmente nos fins de semana. Nós só tivemos um pouco de trabalho para achar disponibilidade em Jasper. Esses foram os locais que dormimos:

  • Tunnel Mountain Village 2 (Banff) – foi o nosso local preferido. Não é aquele camping com cara de floresta pois fica bem próximo ao centro de Banff. Oferecem transporte gratuito de ida para a cidade, só pagamos a passagem para voltar.  Funciona bem, exceto em feriado especial, como o dia do Canadá. Não tem Wi-fi mas o sinal do celular é bem forte. A vista é perfeita!

viagem-de-motorhome-3 viagem-de-motorhome-6viagem-de-motorhome-29 viagem-de-motorhome-30 viagem-de-motorhome-27

  • Wabasso (Jasper) – Fica um pouco mais afastado de Jasper mas o celular pega bem. Fica dentro da floresta e apesar das placas alertando sobre ursos não vimos nenhum.

viagem-de-motorhome-7 viagem-de-motorhome-12

  • Whistlers (Jasper) –  É um camping enorme e bem próximo de Jasper, ficamos bem no meio da floresta e o celular só pegava perto da portaria. Tinha muito mosquito. Também tinha placas alertando sobre ursos mas só vimos elks (cervos canadenses) andando lá, inclusive tiramos essa foto bem pertinho de um.

viagem-de-motorhome-10 viagem-de-motorhome-11

  • Mountain View (Calgary) – Dormimos nesse na última noite, é particular e bem organizado, com lavanderia e parquinho para as crianças. É apenas um campo aberto, sem nada e bem próximo da estrada. Maior barulho de carros e caminhões passando a noite inteira.

viagem-de-motorhome-26De manhã vi que várias pessoas pararam do outro lado da estrada e fizeram free parking.viagem-de-motorhome-28

Os campings dos parques nacionais oferecem programas educativos para crianças, de quinta a domingo às 19:30. No dia que fomos estavam falando da importância do fogo para o desenvolvimento da floresta, todos na platéia participaram de alguma forma. Adorei! Todas as crianças que visitam os parques nacionais recebem um livro com informações, dicas e atividades relacionadas ao parque (se não receberem peçam). Quando os pequenos completam pelo menos 6 atividades ganham um certificado e uma medalha de explorador.

viagem-de-motorhome-17

viagem-de-motorhome-18

E aí, ficaram animados para alugar uma casa dessa? Se alguém tiver dúvidas que não comentei, deixa um recado lá embaixo.

Informações úteis

– A outra grande empresa que aluga motorhomes nessa região é a Criise Canada http://www.cruisecanada.com

– Para uma lista completa de empresas que alugam trailers e motorhomes no canada visite o site Go RVing.

– Video em inglês mostrando como operar o motorhome. O nosso era similar mas sem microondas.


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza, Twitter @BaianosNoPN e Google Plus Livi Souza

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

40 Resultados

  1. Oi Livi. Parabéns pela sua vida. São outros valores os quais eu admiro muito. Morei em Montreal por 2 anos e quero voltar para visitar meus amigos em Montreal e Ottawa. Depois A Idéia É Ir Para O Leste Canadense Para Aproveitar Bem PS PARK ES E Paisagens. Acha interessante ir de Ottawa até Vancouver de Motorhome ou melhor ir de avião?

    • Livi disse:

      Oi Giselle,

      Sou suspeita para falar porque meu sonho é dirigir de uma ponta a outra do Canadá.
      Mas vou tentar ser objetiva, uma viagem dessa tomaria bem mais tempo do que ir de avião então você teria menos tempo para aproveitar o lado de lá.
      Outro ponto a ser levado em conta é que o valor do aluguel de motorhome de Ottawa até Vancouver, seria bem salgado (a menos que pegue alguma promoção). Então, depende do seu orçamento.

      Eu fui de avião e peguei o motorhome lá, nas duas viagens que já fiz para o oeste do Canadá. Fiz as rochosas da primeira vez e de Vancouver a Calgary da segunda. Em cada viagem fiquei 10 dias e não vi tudo que tinha para ver.

      Então se o seu objetivo é aproveitar os parques nacionais, as montanhas e os lagos azúis acho que a melhor opção seria ir de avião e alugar o motorhome lá.

      Beijos

  2. Patricia disse:

    Olá Livi, já temos experiencia em viagem com motorhome na Europa e a forma do aluguel é diferente,é possivel alugar com quilometragem ilimitada.Estou planejando fazer esse roteiro que você fez em 2018.Em que época do ano vocês viajaram? Parabéns pelo post,me animou muito!

    • Livi disse:

      Oi Patricia,

      Essa viagem foi feita na primeira semana de julho de 2015. Esse ano fiz novamente só que de Vancouver a Calgary.
      Aqui também é possível alugar com quilômetragem ilimitada, mas na época não foi o pacote que escolhemos.

  3. Paulo Onofre de Oliveira Junior disse:

    Olá Livi.
    Excelente todos os detalhes de sua viagem fazendo só aumentar a nossa expectativa por nossa viagem.
    Ficaremos um total de 23 dias no Canada. Chegaremos por Toronto aonde passaremos dois dias e seguiremos para a casa de nossos primos em Otawa aonde ficaremos mais 4 dias. Na sequencia iremos visitar nossos outros primos em Montreal aonde passaremos mais dois dias e de Montreal voaremos para Calgary. Estaremos alugando o nosso RV por 12 dias indo e iremos entregar o mesmo em Vancouver. Queremos fazer o Parque de Banf e Jasper aproveitando bem as atrações destes lugares e depois nos locomovermos para Vancouver.
    Poderia nos dizer como dividirmos nossos doze dias de RV neste percurso entre calgary e vancouver da melhor forma….
    Em Vancouver haveria algum local para pararmos nosso RV por 1 ou 2 dias para podermos conhecer a cidade >>>
    Ansiosos por seu retorno

    • Livi disse:

      Oi Paulo,

      Acabei de fazer uma viagem de Victoria a Calgary e ainda estou escrevendo sobre ela.
      Dá uma olhadinha no meu roteiro aqui. Mas já escrevi sobre Banff e Jasper, veja aqui.

      Em Vancouver parei o motorhome no Capilano RV Park que fica pertinho do Stanley Park. Localização bem conveniente. A única coisa que não gostei foi que fica do lado de uma rua bem movimentada então faz um pouco de barulho.

      Minha sugestão para dividir os seus 12 dias seria 6 dias em Banff e Jasper, 2 para a viagem até Vancouver (dá pra fazer em 1 mas fica bem puxado), 1 Whistler, 3 em Vancouver.

      Quando você pretende vir? No momento há vários incêndios na Columbia Britânica e parte da estrada que vai de Banff a Whistler está fechada. É preciso ir direto para Vancouver e de lá ir para Whistler.

      Boa viagem!

  4. Vilella Terra disse:

    QUE LEGAL!!
    Oi, que sorte achar vc! Preciso de uma informação…será que você pode me ajudar?
    Somos da região serrana do Rio de Janeiro e gostamos de fazer caminhadas pelas montanhas.
    Queremos fazer uma viagem de duas semanas de motorhome, mas na região de Toronto…será que você me daria uma listinha de parques que aceitam esse tipo de veículo?
    Completamos 34 anos de casados e queremos muito que essa experiência não seja um pesadelo e sim uma comemoração bacana!! ihihihihi

    • Livi disse:

      Olá,

      Parabéns pelos 34 anos de casados. Vocês querem passear por Toronto ou pela região ao redor?
      Em Toronto em si não há campings para motorhome e também não aconselho ir para downtown com ele pois não vai conseguir parar em lugar nenhum.
      Os campings mais perto da cidade são Indian Line e o Glen Rouge

      Se você quiser aproveitar os parques em Ontário sugiro olhar no site do Ontario Parks e Parks Canada. Neles tem a lista completa de todos e dá para escolher de acordo com o tipo de veículo que você está dirigindo.

      Minhas sugestões seriam às seguintes regiões: Bruce Península, Muskoka, Thousand Islands e Elora Conservation.

      Esse ano nós compramos um trailer para acampar mas por enquanto só fomos duas vezes, veja aqui e aqui.

      Outros lugares que recomendo mas ainda não acampei são o Algonquin e Killarney, ambos estão no site do Ontario Parks que citei acima.
      Happy camping para vocês!
      Um abraço

  5. Ilaine disse:

    Olá, muito bom teus posts.
    Queria algumas informações: Vamos viajar 2 adultos e 2 crianças de 8 e 10 anos, nosso roteiro começa em Vancouver onde vamos alugar um Mortorhome para ficar 7 dias no roteiro saindo de Vancouver para conhecer os parques Banff e Jasper até Calgary, onde encontro um roteiro dia a dia, onde pernoitar para que possa fazer no máximo de 400kms por dia e aproveitar um roteiro bem completo. Aguardo

  6. Tiago disse:

    Olá, bom dia! achei muito legal essa viagem de vcs com motorhome nessa região de Calgary e tb estou pesquisando e estudando para fazer o mesmo, a idéia é percorrer de motorhome pelos parques Banff e Jasper, enfim, eu teria uma pergunta a fazer se possível, qual é o valor da franquia em média que as locadoras desses motorhome bloqueiam no cartão? aguardo e obrigado.

  7. SOLANGE DIAS disse:

    Ola Livi….agradecemos as otimas6 dicas….O q vc acha se essa experiência for no inverno…em janeiro? SAbemos do rigor do mesmo por aí mas existem locais q são possíveis? GDe Abraço.

    • Livi disse:

      Olá Solange,

      A experiência é possível no inverno porém considere duas coisas, além do fato de que a paisagem será diferente e vocês não vão ver os lagos azúis e nem animais pela estrada.

      A primeira é que eles cobram uma taxa extra quando você usa o gerador para poder aquecer o motorhome. Eu não lembro exatamente quando era mas lembro que achei um pouco caro quando vi no contrato. Seria bom confirmar antes de fechar o aluguel do motorhome. Pode ser que no inverno eles façam alguma promoção por causa da baixa estação.

      A segunda é que no inverno algumas estradas ficam fechadas nas rochosas ou podem ser interditadas a qualquer momento por causa de risco de avalanche. Se você ficar em Banff vai ter coisas para fazer e pode visitar o Lake Louise também. A estrada pro Moraine Lake fica fechada até maio/junho.

      Abs

  8. Cristian Mota disse:

    Ola! Livi! Joia?! Eu e minha esposa estamos planejando nossa primeira viagem para o Canada junto com nossa filha de 3 anos. Queremos passar uns 15 dias, priorizando chegando e voltando por Toronto, passando por Ottawa, Montreal e Quebec (lado leste). Queria um help pois quero alugar um motorhome (nunca aluguei) e passar no minimo 1 ou 2 noites em um camping desses “bem dentro das florestas” (esses tipicos que vemos em filmes americanos e que voces postaram!) mas nao consigo achar nada dentro desse roteiro nosso, parece que as coisas mais bacanas ficam pro lado oeste (Vancouver). Alguma dica de campground bacana? Parabens pelo site, vamos usar muito das suas dicas 🙂

    • Livi disse:

      Oi Cristian,

      Não entendi bem se você planeja usar o motorhome durante toda sua estadia e para se deslocar entre as cidades de Toronto, Ottawa, Montreal, etc. Se esse for o caso eu não aconselho não pois ele vai te atrapalhar bastante nas grandes cidades. Os locais de estacionamento serão afastados do centro e você vai ter que arranjar um jeito de se deslocar.
      Se planeja pegar o motorhome apenas para acampar uns dias não vejo problemas mas fique atento que geralmente eles tem um período mínimo para aluguel que é 5-7 dias. Em Ontário há vários parques provinciais que você pode acampar para ter esse feeling de floresta. Duas sugestões de lugares lindos são Algonquin Park e Bruce Peninsula, mas olha aqui nesse site que tem vários. Alguns oferecem cabanas (yurts) para alugar, que é bem legal também. Na província de Quebec também há parques lindíssimos. Mas se está buscando montanhas, só lá do outro lado do Canadá mesmo. 😉

      Eu dividiria a viagem, faria as cidades e depois alugaria o motorhome para passear pelos parques. Se tiver como, eu sugiro 7 dias na costa leste e 7 na oeste.

      Abs

    • Paty disse:

      Olá Cristian, vocês já fizeram a viagem?? Olá Livi, parabéns pela linda página!!

      Estamos começando o planejamento para um roteiro bem parecido com o do Cristian para Julho/2017… também de MH… bem o que já está decidido é que vamos começar por Toronto e depois indo na sequencia para Niagara Falls/Otawa/Mont_Tremblant terminando em Montreal, a idéia é fazermos este percurso em 12 dias (seria suficiente??) bem, estamos precisando de dicas e sugestões para uma viagem pela Costa Leste e também como fazer o retorno para Toronto já que nosso voo de volta para casa sai de lá… a dúvida é se entregamos o MH em Montreal e voltamos para Toronto de trem/carro/onibus ou tocamos direto de MH mesmo sem muitas paradas, enfim… muitas dúvidas ainda além destas rsrs se puderem nos ajudar!!!

      Abraços!!

      • Samantha disse:

        Paty, eu tb estou planejando a viagem como a sua, sairíamos daqui no final de junho e ficaríamos até metade de julho. Estou com dificuldade de encontrar sites que tenham dicas sobre RV Parks em Toronto, Montreal, Quebec… Fiz de motorhome na Califórnia e foi fácil de achar aplicativos indicando lugares pra pernoitar de graça e tb os RV parks, mas pelo Canadá só encontro pela costa oeste. Vc encontrou algo? Se puder me mandar um e-mail, eu agradeço…rs.

        • Livi disse:

          Oi Samantha,

          Aqui perto de Toronto que eu saiba tem dois campings a 30km de downtown. Um é o Indian Line Campground (Brampton) e o Glen Rouge Campground (Scarborough).
          Algumas lojas do Walmart permitem estacionamento por uma noite. Nesse link marca alguns mas sempre bom perguntar pra garantir.

          Se você pretende ir para o centro de Toronto eu não aconselho ir de motorhome porque não vai achar lugar pra parar e vai ser ruim pra dirigir também.

          Fora esses campings perto da cidade você pode olhar no site do Ontario Parks.

          Se sua intenção é conhecer apenas as cidades maiores que citou no seu roteiro eu sinceramente recomendo um carro porque vai ser muito mais fácil e conveniente. O motorhome recomendo mais para uma viagem pelo interior das províncias, parks, etc.

  9. Ro disse:

    Apaixonante a sua experiencia Livi. Da pra pegar o motorhome huma cidade e devolver em outra? Pegar em Jasper e devolver em Calgary?

    • Livi disse:

      Oi Ro,
      Dá para pegar em uma cidade e devolver em outra sim, mas só nas que eles tem filiais. Jasper é bem pequena e não tem filial da Canadream lá. Mas se quiser pegar em Calgary e devolver em Vancouver, por exemplo, pode. Você paga uma taxa extra, do mesmo jeito qua pagaria se devolvesse um carro alugado em outra cidade. Abs.

  10. Etiene Carneiro disse:

    Olá livi você sabe onde encontro dicas pra rota do Quebec ? Obrigada etiene

  11. Ana disse:

    Livi, que experiência incrível! A gente sempre teve vontade de alugar um RV, mas ainda não nos organizamos pra isso. Uma vez eu pesquisei e achei a diária quase a mesma coisa do hotel, como você falou. Então tem que ter mesmo a disposição pra continuar cozinhando e cuidando enquanto viaja, né? Adorei ler sobre a experiência de vocês e que pena que a gente se desencontrou por uma semana! Beijo.

  12. Que massa, Livi! Inesquecível!
    Sabe que eu nunca acampei na vida..mas tenho a lembrança de visitar campings e de ter conhecido um motorhome quando criança e ficado fascinada. O marido acampou muito com os pais pela Europa e tem muitas lembranças (e fotos!)… mais cedo ou mais tarde vamos acabar explorando esta costa e eu desejo que seja através dos campings…
    Beijos queridona!

    • Livi disse:

      Isa,
      Foi nossa primeira vez acampando também, adoramos a experiência e pretendemos fazer novamente.
      Assim que organizar a mudança programa alguma coisa, tenho certeza que a turminha aí vai curtir bastante.
      Beijos

  13. Erika Bastos disse:

    Oi Livi, fiquei curiosa com a informação de que há um limite mínimo no aluguel de 7 dias. Eu vi que o site da Canadream sugere o mínimo de 7 dias (menos disso, só por fone e mediante disponibilidade), mas outras empresas, como a Canadá Cruise e a Fraserway RV permitem o aluguel por um período menor…
    Estou acompanhando todos os posts. Ano que vem essa viagem sai do papel!

    • Livi disse:

      Olá Erika,
      Bom saber que em outras empresas eles oferecem por menos dias. Me referi a Canadream no post. Fui informada por eles que o mínimo de dias na alta estação é 7. Pode haver excessões em épocas de baixa procura ou se eles quiserem mover veículos de uma cidade para outra.
      Tomara que sua viagem saia logo do papel, é um lugar maravilhoso. Abraço!

  14. Marcela disse:

    Que legal essa experiência, Livi!!

    Eu vou pras Rochosas em setembro e acompanhei a sua viagem pelo insta… Gente, que lugar incrível, né? Eu to contando os dias, é um grande sonho meu tb conhecer esses parques… To no aguardo dos próximos posts!!
    🙂

    Cogitei e até fiz algumas cotações de RVs para essa viagem, mas como vamos fazer uma looonga roadtrip que vai passar pelo Oregon, Washington… Indo até Edmonton e Calgary.. A conta do RVs com a quilometragem extra e os 20 dias de viagem ia ficar realmente caro… Eu acho que deve ser bem legal e um dia esse esquema de ficar em motorhome ainda sai…
    🙂

    Beijo!!!

    Marcela

    @tripsandroadtrips

  15. Camila Novais disse:

    Livi, ficou fantástico o post!
    Não li sobre viagens desse tipo com essa riqueza de detalhes em lugar nenhum.

    Acompanhei pelo insta e fiquei encantada.
    Quando voltar ao Canadá (fiz intercâmbio em Toronto em 2010) quero visitar as rochosas 🙂

    xx

  16. Tania disse:

    Excelente post. Sou amiga da Patricia que vc conheceu nesta viagem. Amei as informações é meu sonho poder fazer esta viagem de Motorhome tbm.

    • Livi disse:

      Oi Tania,
      Ela falou de você. Era nosso sonho também, ficamos muito felizes de poder botar em prática. Espero que em breve o seu sonho de viajar de motorhome torne-se realidade. Beijos

  17. Livi, que legal ler esse post! Temos reserva no Tunnel Mountain em Banff semana que vem! Obrigada por tantas dicas nos últimos dias! Bjokas

  18. Rogeria!! disse:

    Muito legal,sempre tive vontade dessa Aventura e agora vc ate me animou e muito obrigada pelas informacoes,valeu menina,apartir de agora vou estar atenta a as sua novas aventuras,beijus.

  19. Romulo disse:

    Bah que viagem fantástica hein Livi? Putz, fiquei babando nas fotos aqui, parece coisa de filme americano 🙂

    Fiquei super animado, curto essas aventuras… não sei se a esposa anima, but… vou convencê-la!!

    Parece muito confortável, acho q vale muito mais do que ficar hospedado no hotel, ainda mais com crianças, dá uma sensação de maior liberdade pra elas.

    • Livi disse:

      Cara as meninas amaram! O motorhome foi a parte que elas mais gostaram, depois ficaram querendo morar numa casa daquela.

      A liberdade de poder ir e vir, fazer comida que as crianças gostam, etc é inigualável.

      Coloca a esposa pra ler os posts que tenho certeza que ela se anima 🙂

      Não esqueci do seu post sobre bilinguismo não, quando acabar a série da viagem eu publico ok?

      Abraço!

      • Romulo disse:

        Olá,

        hahaha suas meninas são uma graça 🙂 criança adora esse tipo de aventura!

        Sim, já subscrevi o e-mail da esposa para receber seus posts automáticamente, ela já tem lido muita coisa, seu blog é muito completo.

        Fica tranquila quanto ao post do bilinguismo… eu li aquele que você já havia escrito e já deu uma boa luz… depois quando você tiver tempo, você conta mais sobre a experiência de vcs com as meninas no aprendizado dos idiomas.

  1. 14/02/2016

    […] A Pati Papp conheceu a “Estrada mais bonita do Mundo” entre Banff e Jasper e conta como foi essa experiência. E aqui, o Roteiro completo. A Livi Souza acabou de fazer esse circuito também e conta tudo no post Viajando de motorhome pelas Rochosas Canadenses. […]

Deixe um Comentário