Update sobre a questão do eTA para brasileiros


imageAtenção quem estava esperando notícias sobre o eTA. Mais um capítulo da novela vai não vai está no ar. E dessa vez parece que é pra valer.

No ano passado foi anunciado que cidadãos do Brasil, México, Bulgária e Romênia que tivessem um visto americano válido ou tivessem tirado um visto canadense nos últimos 10 anos iam poder pedir um eletronic Travel Authorization (eTA), que custa $7,  ao invés de passar por todo o processo custoso de emissão de visto de turista.

O eTA entrou em vigor no dia 15 de março de 2016 e todos assumiram que começaria a valer pra o Brasil a partir dessa data também.

Todo mundo se empolgou e a notícia se espalhou como fogo pela internet. A data esperada e sonhada estava se aproximando e… o Departamento de Imigração Canadense (CIC) divulgou uma nota no início de fevereiro avisando que o programa para brasileiros será implantado “soon”, ou seja, em breve. Eles não informaram a data específica, deixaram em aberto.

Depois disso eles liberaram pro México e por algumas horas apareceu no site que seria liberado para o Brasil também. Infelizmente foi outro alarme falso e logo a notícia foi removida do site da CIC.

Brasileiros poderão pedir o eTA em 2017

Agora o site mudou novamente e indica que o eTA vai estar disponível para brasileiros a partir de 1/05/2017. Veja a notícia do site da Imigração Canadense. Eu esperei para divulgar pra ter certeza que não iam remover do site novamentee até agora está firme!

image

Terão direito a pedir eTA os brasileiros que já tiveram visto canadense nos últimos 10 anos ou possuírem visto de turismo americano válido.

Quem não se enquadrar nesse perfil vai precisar pedir o visto normalmente. Para saber como dar entrada no visto de turismo canadense leia o nosso passo-a-passo.

Cidadãos de países que são isentos de visto pro Canadá também precisão pedir eTA. Leia a matéria em inglês aqui.

Espero que dessa vez eles não mudem de idéia e  continue a valer essa facilidade para os brasileiros. Em 2017, o Canadá completará 150 e vamos ter várias coisas legais rolando, inclusive entrada gratuita nos parques nacionais como o de Banff e Jasper. Tem que aproveitar gente!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Daniel Dias disse:

    Livi, boa tarde. Liguei no VFS e a atendente disse para eu esperar até a segunda quinzena de Junho ou primeira de Julho para solicitar o visto – minha viagem é em Agosto. Como o processo, segundo ela, dura entre 7 e 20 dias, vale a pena aguardar a possibilidade de ocorrer a liberação do ETA para os brasileiros. O que você acha?

    • Livi disse:

      Oi Daniel,

      É difícil prever quando o ETA vai valer para brasileiros. Como sua viagem é em agosto, o máximo que eu esperaria seria até a segunda quinzena de Junho. Depois disso fica em cima para você comprar a passagem, além do preço ficar mais alto a medida que a data da viagem se aproxima. Está demorando uns 15 dias pra sair, minha prima deu entrada semana passada e ainda está esperando. Boa sorte aí!

  2. Gisele disse:

    Ola. Sobre essa questão do visto: Sou brasileira. Se eu tenho o visto americano preciso apenas da ETA? Ou continuo precisando de visto canadense?

    • Livi disse:

      Se o seu visto for de residente nos EUA pode tirar o eTA a partir de 15 de março, caso contrário precisa tirar o visto normal, como está explicado no texto. Abs

Deixe um Comentário