Chegando em Banff e passeando de bondinho

Nossa viagem de Toronto a Banff durou praticamente o dia todo, saímos de casa às 5 da manhã e só chegamos no fim da tarde. Conseguimos comprar as passagens com milhas da Air Canada e por isso o voo teve conexão em Edmonton. Não deu para fazer nada, foi apenas sair de um avião e entrar no outro, mas a viagem de lá até Calgary foi linda, deu para ver a cordilheira de montanhas do nosso lado direito praticamente o percurso inteiro.

Almoçamos no aeroporto de Calgary e depois o pessoal da Canadream veio nos buscar (o serviço é free). Demoramos umas duas horas para retirar o motorhome, isso porque já tínhamos feito o check-in online e não pegamos fila. O escritório estava lotado! Falei sobre o motorhome no post anterior. Fizemos nossas compras num mercado próximo a locadora e nos mandamos para Banff.

calgary-1

Achei a decoração na sala de desembarque em Calgary um charme

O caminho e as taxas


banff-1

Após dirigirmos uns 40 minutos numa estrada sem graça, começaram a aparecer as montanhas. A cada curva um suspiro, a paisagem vai ficando cada vez mais bela.

A cidade de Banff está dentro de um parque nacional, de mesmo nome, e é preciso pagar uma tarifa diária pra poder entrar. Eles te entregam um comprovante para colar no para-brisa do carro, que é válido para qualquer parque nacional, como Jasper, Yoho, Kootenay, Glacier, etc. Só fica dispensado da taxa quem vai passar direto pela estrada sem fazer paradas. Parte da rodovia é a Trans-Canada que vai de um lado a outro do país.

banff-5

Valores em 2015: $9.80 (adulto), $4.90 (6-16 anos), $8.30 (+65 anos) ou $19.60 (até 7 pessoas no mesmo carro). O valor é multiplicado pelo número de dias que vai ficar no parque.

Economize: Para quem planeja ficar dentro do parque 7 dias ou mais, como nós, vale a pena comprar o passe anual, que também dá direito a entrar gratuitamente em atrações operadas pelo Parks Canada, como Cave & Basin, em Banff. Valores em 2015: $67.70 (adulto), $33.30 (6-16 anos), $57.90 (+65 anos) ou $136.40 (até 7 pessoas no mesmo carro). O passe pode ser adquirido online ou na portaria do parques. Comprei online para não pegar fila, passamos direto na pista exclusiva do lado 😉

Em 2017 todos os parques nacionais canadenses terão entrada gratuita em comemoração aos 150 anos do país.

Banff Gondola


banff-11

Fiz um roteiro com todos os lugares que pretendíamos visitar mas o que determinou as atividades diárias foi a previsão do tempo. Queria aproveitar o máximo os dias de sol para visitar os lagos, montanhas, bondinho, etc. Então deixei para passear no centro de Banff depois, que não faria muita diferença se o dia estivesse chuvoso.

Chegamos lá umas 17 horas mas como escurece às 22 ainda tivemos tempo de fazer alguma coisa. Paramos para um lanchinho do outro lado do rio que corta a cidade, chamado Bow River, a água é azul como quase todos os rios e lagos da região.

banff-17banff-18

Em seguida, fomos para o bondinho (Banff Gondola) que sobe a Sulphur Mountain. O horário foi perfeito pois não tinha fila nenhuma. Entre 11h e 16h, o local fica lotado. Aliás esse é o pior horário para visitar qualquer coisa na região.

A subida foi emocionante para uns (meninas) e apavorante para outros (pai e mãe), demorou uns 8 minutos até o topo da montanha de 2281 metros. A vista é incrível e vale o medão que a gente passa.

banff-6

banff-4 banff-9banff-7 banff-3

Lá em cima tem um centro de apoio com banheiro, lanchonete, Starbucks e loja de lembrancinhas. Tem também um caminho todo em madeira que leva a uma antiga estação, que estudava raios cósmicos e meteorologia, do outro lado da montanha.

banff-15 banff-14 banff-13banff-12 banff-8banff-20 banff-21

Valores 2015: $39.95 (adultos), $19.95 (6-15 anos)

Economize: Clientes Canadream podem mostrar as chaves do motorhome e ganham 10% de desconto (imagino que outras empresas também), no centro de visitantes em Banff tem livros gratuitos com cupons de desconto e quem visita depois das 18hrs também paga mais barato. Compre um dos passes que combina duas ou mais atrações que você pretende visitar. Ou suba pela trilha a pé e pague metade do preço para descer no bondinho.

No caminho para o camping demos uma olhadinha na Bow Falls. Sinceramente não achei graça nenhuma porque para mim isso aí não é cachoeira.

banff-16

Como se locomover


Não é difícil andar por lá pois há muitas placas informativas, mas quando estava planejando a viagem vi que muitos dos lugares não tinham um endereço para poder salvar no GPS. Então olhei no Google as coordenadas e usei para me localizar.  Deixo aqui a referência se interessar a vocês.

Banff Gondola: 51.149100, -115.557592

Bow Falls: 51.166023, -115.560984

Parada do lanchinho: 51.172348, -115.573368

Nosso camping, Tunnel Mountain Village 2: 51.187926, -115.539882

Centro de informações turísticas em Banff: 51.177962, -115.570703

Quem estiver sem carro pode usar o transporte público para se locomover pela cidade.

 

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Thais Vasconcelos disse:

    Estou com passagens compradas para ir ano que vem. Sonho que se realizará!
    Eu entendi direito? Essa taxa paga de acordo com a quantidade de dias que ficamos no parque não será necessária em 2017?

    • Livi disse:

      Isso Thaís! Em 2017 a entrada nos parques nacionais será gratuita por causa do aniversário de 150 anos de Canadá. Boa viagem! Beijos

  2. Erika Bastos disse:

    Olá Livi! Lindas fotos!! Estamos indo para as Rochosas em agosto (também viajando de RV, vindos de Calgary). Vc sabe dizer se o Waze funciona bem por lá? Só quero alugar o GPS se for realmente necessário…

    • Livi disse:

      Oi Erika,
      A internet pega bem nas cidades de Banff e Jasper mas dentro do parque as vezes ficamos sem sinal. Na Icefields Parkway nem o telefone nem a internet funciona, então infelizmente não vai dar pra usar o Waze quando estiver sem net.

      Vê o custo benefício entre comprar e alugar

      Beijos

  3. Ana disse:

    Essa montanha é maravilhosa, a vista é linda mesmo! Que bom que vocês pegaram dias bonitos ali. Quando estávamos em Banff, choveu, então não ia dar pra aproveitar o bondinho, não ia dar pra ver nada mesmo. Bem, agora eu tenho uma desculpa pra voltar lá, né? 😉 Lindas fotos, Livi!

  4. ginapsig disse:

    O lugar é muito lindo! Imagino o frio na barriga quando subiram a montanha! Que vista Maravilhosa!

Deixe um Comentário