Passo-a-Passo: como tirar o visto de turismo canadense

VistoCanadenseAtualmente todos os cidadãos que tenham apenas o passaporte brasileiro e não sejam residentes legais de outros países precisam ter em mãos um visto se quiserem entrar no Canadá. Seja para visitar, estudar ou apenas transitar.

Com o atraso na implementação da eletronic Travel Authorization, quem estava contando com o fato de não precisar tirar o visto de turismo  agora vai ter que passar por todo esse processo longo e custoso se quiser passear no Canadá.

Há duas formas de dar entrada no visto, a primeira é enviando os documentos para um dos Centros de Solicitação de Visto (VAC) e a segunda é online, diretamente no site do Departamento de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC).

O processo para tirar o visto de turismo canadense não é difícil, só acho meio confuso a forma como as informações são apresentadas. Então preparei esse passo-a-passo para ajudar vocês.

É necessário ter uma noção de inglês para poder preencher os formulários, se não tiver melhor contratar um profissional especializado ou utilizar os serviços do VAC.

Centro de Solicitação de Visto (VAC)

O Centro de Solicitação de Visto (VAC) no Brasil é operado por uma empresa chamada VFS Global, com filiais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles são autorizadas pelo departamento de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC) a receber todos os pedidos de visto de residência temporária (vistos de visitante, estudos e permissões de trabalho).

Solicitação de visto Online

Antes de poder pedir o visto online, você precisa responder várias perguntas no site da CIC para poder pegar uma credencial eletrônica. A lista de formulários e documentos necessários vai ser passada de acordo com suas respostas. Os formulários precisam ser preenchidos online e os documentos escaneados, com excessão do passaporte que vai pelo correio. Tem um passo-a-passo ótimo, escrito pela Mirella no Viajoteca explicando tudo sobre esse processo online. Não vou reinventar a roda, então confiram o post se pretendem fazer tudo online.

A Claudia, do blog Felipe o Pequeno Viajante, também pediu o visto online e fez um post com soluções para os problemas que ela encontrou.

Formulários e Documentação

Essa é a lista de formulários relacionados com o pedido de visto de turismo canadense. Há apenas um formulário obrigatório para todos e os outros você preenche de acordo com sua situação. Não se assuste com o tamanho da lista, serão menos formulários a preencher do que você pensa. Quem faz o pedido online, recebe a lista pronta com o que precisa preencher, baseada nas respostas que foram dadas. Quem vai enviar pro VAC precisa escolher sozinho.

Dica: Se tiver dificuldades em visualizar qualquer um dos documentos listados abaixo, clique com o botão direito do mouse, salve em seu computador e depois abra normalmente.
  • Document Checklist [IMM 5484] – Marque nessa lista tudo que foi anexado no pedido. Ela, juntamente com a IMM 5889, são usadas como folha de rosto.
  • Visa office instructions – Visit [IMM 5889] – Essa é uma lista preparada pelo Consuldo do Canadá em São Paulo do que você deve apresentar. É específica para quem mora no Brasil e está português (página 4). Nessa lista há explicações sobre todos os documentos que você precisa apresentar junto com o seu pedido de visto.
  • Application for Temporary Resident Visa [IMM 5257] – Formulário principal, obrigatório para todos. Ele é em PDF interativo e você preenche tudo pelo computador. Quando estiver pronto não esqueça de validar, no fim do documento.
  • Family Information [IMM 5707]  – Obrigatório para maiores de 18 anos ou menores que viajam desacompanhados. Você deve preencher os nomes de todos da família, mesmo os que não estão viajando com você.
  • Statutory Declaration of Common-law Union [IMM 5409] – preencher apenas se você não for casado oficialmente.
  • Termo de Consentimento VFS – Se você fizer seu pedido através de um VAC, precisa enviar esse formulário assinado, caso contrário eles devolvem o pacote.
  • Formulário de Discrepância – Se você não anexar todos os documentos solicitados no IMM 5889 é obrigatório preencher essa declaração e enviar junto com pedido para o VAC.
  • Use of a Representative [IMM 5476]  – usar somente se alguém te ajudar a preencher o formulário e você quiser que esta pessoa seja seu representante legal perante a imigração. Qualquer pessoa pode ajudar mas só as afiliadas ao Immigration Consultants of Canada Regulatory Council (ICCRC), a Canadian provincial/territorial law society e a Chambre des notaires du Québec podem cobrar pelo serviço. Eles são obrigados a fornecer o “Membership ID” para que você colocar no formulário. O mesmo formulário é usado para cancelar um representante legal.
  • Authority to Release Personal Information to a Designated Individual [IMM 5475] – preencher se quiser dá acesso a informações do seu processo para outra pessoa. A diferença para o representante legal é que a pessoa indicada aqui não pode mudar nada no processo, exceto o seu endereço.
  • Use of a Family Member Representative for Online Applications [IMM 5713E] – esse é usado apenas por quem faz o pedido online. Ele serve para nomear um dos membros da família como responsável pelo processo.

Custos

Visto

Independente da forma que você escolher dar entrada o custo do visto de turista é:

  • Visto de Turista – CAD$100 (cada)
  • Máximo por família – CAD$500 (mas todos devem dar entrada no pedido juntos)

*Confirme no site da CIC os valores atualizados em Real

Para quem vai fazer online os custos podem ser pagos diretamente no site utilizando um cartão de crédito internacional.

Quem vai fazer através do VAC precisa depositar o valor, em REAL, no banco HSBC em nome de Consulate General of Canada in Sao Paulo, agência 1888 e conta 00116-05.  Neste caso, enviar o comprovante junto com os formulários.

Essa é a tarifa do Consulado do Canadá, as tarifas relacionadas ao VAC são depositadas em outra conta.

Taxas adicionais

Taxa de Serviço VFS:

  • Pedidos Online: CAD$26.32 – quando o consulado solicitar o seu passaporte, é preciso enviar para o VAC.
  • Pedidos feitos através do VAC: CAD$32.90 por pessoa

O pagamento pode ser feito pessoalmente no VAC com cartão de crédito ou através de depósito na conta do VAC que você enviou o pedido.

Taxa de Courier:

  • Você pode entregar o seu pedido e passaportes pessoalmente num dos VACs, não há outros custos além do seu deslocamento. Se optar por enviar pelo correio vai ter as despesas de envio. Envie os pedidos/passaportes de toda a família num mesmo envelope para economizar. Sugiro enviar por SEDEx ou outra forma segura, ao invés de carta comum.
  • Na hora de receber os passaportes de volta você vai pagar entre CAD$11.48 a CAD$58.61, cada um. Dependendo de onde você more e do tipo de serviço que escolher. Consulte a tabela do VFS. Esse valor pode ser depositado na conta do VAC ou pago com cartão de crédito se você for lá pessoalmente. Você pode economizar essa taxa se buscar o passaporte no VAC pessoalmente. Se você tiver preenchido o IMM 5476, o seu representante também pode retirar.

VACs: endereços e contas para depósito

Escolha um dos VACs para enviar seus documentos e deposite o valor das taxas em REAL na conta apropriada, conforme essa tabela. É permitido fazer um só depósito com o total de todas as taxas para toda a família (serviço + courier). Anexar o comprovante ao pedido de visto, ou ao pacote com os passaportes (no caso de pedidos feitos online).

Rio de Janeiro:

Endereço: 
Avenida das Américas, 3500,
Ed. Le Monde Offices – Torre Hong Kong 1000,
salas 612/613/614/615,Barra da Tijuca,
Rio de Janeiro, RJ. Brazil, CEP 22.640-102

Banco Santander 
Agência: 0729
Conta corrente: 13000778-0
CNPJ: 13.531.190/0003-87
Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda

São Paulo:

Endereço: 
Avenida das Nações Unidas, No 12.551,
salas 1809 e 1810 , 18o andar,
World Trade Center São Paulo,
São Paulo – SP. Brazil
CEP 04578-903

Banco Santander 
Agência: 0729
Conta corrente: 13000778-0
CNPJ: 13.531.190/0003-87
Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda

Brasília:

Endereço: 
Brasilia Shopping and Tower, quadra 5,
Setor Comercial Norte – SC / lote sala 1126.
Brasilia – DF. Brazil

Banco Santander 
Agência: 0729
Conta corrente: 13000778-0
CNPJ: 13.531.190/0003-87
Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda

Dica: Já que temos que enviar os originais dos comprovantes de depósito, sugiro guardar uma xerox em casa. Se houver algum problema você tem como provar que pagou.

Pronto, agora é só ler o procedimento do VAC, preencher os formulários, juntar os documentos, comprovantes de pagamento e dar entrada no visto!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

19 Resultados

  1. Luciana disse:

    Ola! Preciso de reconheconhecimento de firma no formulario de common law?

  2. Oi
    boa tarde ,
    desculpa a minha ignorância mas estou com uma duvida em relação a foto no site diz e..
    The frame size must be at least 35 mm x 45 mm (1 3/8″ x 1 3/4″). ou seja foto 3×4 , eu tenho uma que tirei para a segunda via da minha carteira de trabalho impressa e gostaria de anexar ela , a minha duvida é como faço para subir o arquivo online ? eu scaneio a foto e salvo em jpeg e mando é isso ? ou não ?desculpa

  3. Olá , por gentileza preciso de ajuda ,
    estou aplicando online o visto de turimo para mim e meu marido , eu como aplicadora principal ,e iremos ficar apenas um mes estudando ingles .
    minha duvida é : Pois como sou aplicante principal , pede para somente eu comprovar renda e enfim , e na segunda parte do meu marido não pede para ele comprovar renda , gostaria de saber se a comprovação de renda dele posso anexar junto com a minha ? ou devo colocar na carta de explicação o LOA dele + comprovante de renda + passagem aerea em unico PDF ?

    obrigada ,

    • Livi disse:

      Olá Carol,
      Se não tem como você anexar a dele eu colocaria na carta de explicação e anexaria a aplicação dele porque se os casos forem analisados separadamente não há risco de ficar faltando documentação. Melhor sempre mandar a mais do que a menos. Boa sorte!

  4. Oi, Livi. De todos os blogs sobre visto canadense, o seu foi o melhor, mais claro e objetivo. Muito obrigada. Só uma dúvida,o meu não é on line, mas estou fazendo para enviar pelo Correio para o VAC -Brasília. É necessário essa taxa de transmissão segura se estou pagando a taxa de envio pelo Correio conforme minha região? Obrigada. Lise

    • Livi disse:

      Oi Lise,

      Essa taxa de transmissão segura é só para quem faz online. Se você imprimiu os formulários e está mandando pelo correio você paga a taxa de processento por pessoa+taxa de courier por pessoa. Além da taxa de visto que você paga ao consulado. Lembre-se que as taxas precisam ser depositadas numa agência pois eles não aceitam transferência online. Um abraço

  5. Carina disse:

    Olá Livi, primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda, hoje recebi a carta solicitando meu passaporte, estou muito feliz! 😀
    (Apliquei para o visto online) Agora surgiu algumas dúvidas para o envio do passaporte, no site do VFS Global diz que eu preciso enviar junto com o passaporte o Termo de Consentimento, mas eu devo enviar as 3 paginas ou somente a pagina solicitando nome, endereço e assinatura?

    Obrigada 😀

    • Livi disse:

      Que bom Carina!
      Você precisa enviar o documento completo e assinar no local indicado. Outra coisa, na hora de efetuar o pagamento é preciso fazer o depósito em dinheiro pois eles não aceitam transferência eletrônica.

      • Carina disse:

        Obrigada Livi! eu posso fazer o pagamento das duas taxas num depósito só, certo?

        • Carina disse:

          Eu não entendi muito bem quais taxas devo pagar, no site do VFS tem tantas taxas… Estou na dúvida se é a “Taxa de serviço de processamento de solicitação por pessoa, 90,46” ou “Serviço de Transmissão segura de passaporte para o consulado canadense a serviço do CIC, 72,37”. Acredito que seja essa segunda e mais o valor do Courier, certo?

          • Livi disse:

            Oi Carina,
            Pode fazer tudo num depósito só. Você precisa pagar a taxa de courier de acordo com o local que você mora e o VFS que vai enviar, mais Serviço de transmissão segura de passaporte, para cada pessoa.
            A taxa de processamento é só para quem enviou os papéis para o VFS encaminhar para o consulado, como o seu foi online, não precisa.

          • Carina disse:

            Obrigada pelo esclarecimento Livi, enviei o passaporte ontem mesmo, agora só aguardar o retorno 🙂

            Na hora de assinar o Termo de Consentimento, eu assinei todos os campos que pedia assinatura, onde pedia para assinar somente se for utilizado uso de representante (entendi que o representante seria o funcionário do VFS) e Declaração de clientes auxiliados pela VFS no preenchimento do formulário (esse assinei só para não ter dúvida). Será que fiz errado?

            Tentei entrar em contato com o VFS mas não consegui de jeito nenhum.

          • Livi disse:

            É isso mesmo. Está certinho. Agora é só aguardar seu visto chegar!!! Boa viagem para você!!! Bjs

  6. Carina disse:

    Obrigada Livi!

  7. Carina disse:

    Olá Livia, boa noite

    É preciso validar o formulário IMM 5707 com informações da familia?
    Já validei o IMM 5257 e apareceu o código de barras, mas não sei como validar o Family Information.

    Obrigada pela atenção!

Deixe um Comentário