PEI: um dia em Panmure Island e Charlottetown

Seguindo a dica do recepcionista do nosso hotel fomos visitar Panmure Island, uma pequena ilha 1km leste de PEI, o acesso é feito por uma estrada construída sobre um aterro. Ele também recomendou Basin Head, que está entre as 10 melhores do Canadá, mas acabamos optando por essa, que era mais perto.

Em Panmure Island está o farol de madeira mais antigo de Prince Edward Island (PEI) e por 4 contos de réis (crianças free) é possível matar a curiosidade e visitá-lo por dentro.

panmure-island-PEI-1panmure-island-PEI-3 panmure-island-PEI-9

O farol tem 4 andares e as escadas são quase verticais, as meninas subiram sem problemas mas foram carregadas na descida. Dentro não tem muito para ver, apenas lâmpadas antigas, cartazes explicativos sobre peixes da região e uma lojinha de souvenirs no térreo.

panmure-island-PEI-4

Subimos até o topo e a vista lá em cima é um espetáculo!

panmure-island-PEI-6 panmure-island-PEI-5 panmure-island-PEI-7 panmure-island-PEI-8

Depois do tour fomos para praia, que é ideal para crianças, com água tranquila e bem rasa. A área estava quase deserta. Perto do estacionamento tinha um pequeno restaurante familiar que vendia comidas, bebidas e ainda oferecia banheiro com chuveiro. O tempo nublado não atrapalhou, passamos quase o dia inteiro lá e esquecemos do mundo.

panmure-island-PEI-10 panmure-island-PEI-11 panmure-island-PEI-12 panmure-island-PEI-14

Quebrei meu jejum de refrigerante nessa viagem e tomei uma overdose de Tubaína da Anne (Raspberry Cordial). Ainda trouxe um tanto para casa. Essa quesadilla aí era de…adivinha? Lagosta para não perder o costume. E antes de voltar para Charlottetown, mais uma olhadinha nesse pedacinho de paraíso. Eu adorei Panmure Island, apesar dela estar fora da rota turística, não deixa a desejar em nada em relação a Cavendish.

panmure-island-PEI-13

Chegamos em Charlottetown e fomos direto para a Assembléia Legislativa. Como faltava apenas 15 minutos para fechar, fizemos uma visita relâmpago.

PEI-Charlottetown-11

De todas que já visitamos no Canadá, essa é a menor mas é uma das que tiveram maior importância histórica. Foi aqui que começou a nascer o Canadá, numa reunião onde se discutiu a criação de uma confederação de províncias para fortalecer a região. e foi realizada nessa sala, nessa mesa.

Charlottetown-parlamento-PEI-3

Foi muito emocionante poder estar ali naquele lugar tão importante. Mostrar para as meninas tudo isso não tem preço, elas podem até não lembrar mas vão saber, quando começarem a estudar sobre o assunto, que já estiveram lá. Charlottetown-parlamento-PEI-1 Charlottetown-parlamento-PEI-2

Ao contrário dos outros prédios similares que já visitamos, a visita não é guiada. Mas os funcionários estão sempre bem dispostos para responder qualquer pergunta.

Do lado de fora tem um jardim que simboliza a confederação, com pedras trazidas de cada uma das províncias.

Charlottetown-parlamento-PEI-7 Charlottetown-parlamento-PEI-6

Para encerrar o dia visitamos o pier, caminhamos pelo calçadão e tomamos o melhor sorvete do Canadá ou da ilha ou do mundo, a Cows. Cada um diz uma coisa. Era muito bom mesmo, o melhor que já tomei no Canadá. Tinha gosto de sorvete caseiro com pedacinhos de frutas. Na loja de sorvete tem brinquedos e roupas com o logotipo da vaquinha. A criançada pira!

Dá para fazer também um tour da fábrica e ver de perto como é feito o sorvete, só que não deu para ir dessa vez.

 Charlottetown-PEI-12 Charlottetown-PEI-13 Charlottetown-PEI-14Charlottetown-PEI-10Charlottetown-parlamento-PEI-4Charlottetown-PEI-11 Charlottetown-parlamento-PEI-9

No pier tem restaurantes, música ao vivo e lojinhas. Entre elas a PEI Dirt Shirt, uma loja que vende roupas tingidas com a areia vermelha da ilha. Eles pegam roupas, bonés, bolsas ou qualquer coisa branca, lavam na água com barro e te vendem tudo sujinho. Achei bem inusitada a idéia mas preferi investir num barquinho de madeira para enfeitar a minha estante.

Dirt Shirt image por Don Mincoff via CC


Leia os outros posts dessa viagem

Roadtrip para o leste do Canadá – última parte
Charlottetown, Cavendish e Covehead lighthouse
Visitando a terra de Anne of Green Gables

Hopewell Rocks, New Brunswick
Um passeio por Saint John (New Brunswick)
Roadtrip para o leste do Canada: St. Martins, New Brunswick
Roadtrip para o leste do Canadá

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Fernanda Baumel disse:

    Oi Livi, Oi pessoal ! Encontrei prince edward nesse blog e vi que o Pablo e a Rhuanna vão/ já estão morando lá . Eu, meu marido e minha filha de um ano estamos indo em agosto, vou estudar na Holland. Por favor se alguém puder compartilhar seus contatos /facebook/ WhatsApp, comigo nós ficaríamos muuuuitissimo felizes ! Estamos indo sem conhecer ninguém então seria bom já ter carinhas amigas 🙂 obrigada !!

  2. Pablo disse:

    Olha ai que legal ter achado esta página, porque minha esposa tb vai fazer o holland college ano que vem e estamos atras de informações também e quem sabe oferecer e receber algum apoio. Rhuanna se não for inconveniente me adicione no facebook para trocar umas ideias comigo e a minha esposa já que é ela que vai estudar por la.

    Obrigado e já favoritei o blog!

    • Livi disse:

      Oi Pablo,
      Eu já visitei PEI e tenho várias dicas no blog, mas moro em Toronto. A Rhuanna é uma leitora que eu estava ajudando. Ela e outros brasileiros que moram em Prince Edward Island, estão na comunidade do Facebook Brasileiros em PEI. Entra lá e troca idéias com o pessoal. Dei a dica dessa comunidade e ela adorou!
      Abraços

  3. Livi eu irei cursar Early Childhood Care And Education, vc sabe como é a demanda da área nessa cidade? perguntei algumas coisas no grupo espero que o pessoal responda, Beijos muuito obrigada

  4. Olá Livi, poxa sua dica desse grupo no face me adiantou muito porque eu não estava achando pelo nome da cidade, muito obrigada mesmo linda! minhas dúvidas é como é a cidade, não encontrei muita coisa na internet, como é o emprego lá, pois eu vou estudar e meu esposo irá com WP mais ele não tem inglês então queria saber como é para arrumar emprego lá, pegamos qualquer coisa de início, e quanto a loja de conveniência se tem lá eu só achei walmart rs! Obrigada mesmo. Que Jesus te abençoe

    • Livi disse:

      Sobre mercado de trabalho não sei muito e vai depender da área. Eles tem muita oferta na área pública e sei que tem empresa de jogos de videogames também que sempre procura gente da área. O inglês é fundamental em qualquer lugar do Canadá (exceto Quebec). Aqui há muitos cursos de inglês para imigrantes, talvez tenha em Charlottetown. Você disse que seu marido tem WP então deve ter oferta de trabalho ou algo em vista né?

      Em relação a lojas tem supermercados também e shoppings, tranquilo. Deve ser difícil achar produtos do Brasil rsrsrsrs

      Curte a págin do blog no Facebook e se inscreve para receber os nossos posts. Assim ficamos em contato.

      Abs

  5. Olá Bom dia tudo bem? meu esposo e eu estamos procurando brasileiros que possam nos ajudar com informações rs! queria saber se alguém sabe alguma coisa da cidade de Charlottetown, capital da província de Ilha do Príncipe Eduardo, pois meu esposo e eu iremos para lá em poucos meses, eu irei fazer um college na Holland College e ele irá com visto de trabalho, será que alguém teria alguma informação? alguma coisa sobre a cidade? Ou conhecem algum brasileiro que mora lá? pois até agora não achamos nenhum, para nos dar uma luz rs! Obrigada a todos , Deus os abençoe e obrigada novamente ao Emerson por se disponibilizar a nos ajudar!

    • Livi disse:

      Oi Rhuanna,

      Não conheço ninguém que mora lá mas talvez possoa ajudar em alguma coisa. Diz aí o que precisa.
      Encontrei um grupo no Facebook de brasileiros morando lá, chama-se brasileiros em PEI Se inscreve pra trocar idéias.
      Um abraço

      • Oi Livi achei a página de vcs no face, então a área dele aqui no Brasil é mecânica mais como disse no início o que pintar ele trabalha, seja lavando prato, garçom, enfim…quanto ao WP dele é porque eu vou fazer um college público de 2 anos e como somos casados ele tem direito para poder trabalhar legalmente! Beijos

  6. ginapsig disse:

    Amei esse lugar! Bem pitoresco e tranquilo para tirar fotos belíssimas, sem aquela multidãoo!!!
    Importante que elas conheçam a história do Canadá ao vivo e a cores! E viajar é bom demais!!!
    Bjs

Deixe um Comentário