Northern Lights, a história do Canadá projetada no Parlamento

Mesmo já tendo visitado um lugar várias vezes, é possível viver um nova experiência em cada viagem. Desta vez em Ottawa tivemos a oportunidade de assistir ao espetáculo Northern Lights, que é um show de luzes e audio todo projetado no Parlamento canadense. O exemplo de patriotismo mais emocionante que já assisti.

northern-lights-ottawa-3O festival acontece nas noites de verão desde 1984 e a apresentação muda a cada 5 anos, mas todas giram em torno do mesmo tema, o Canadá. A temporada que começou em 2015 e vai até 2019 nos leva numa jornada pela história do país. O show destaca eventos, pessoas e conquistas que ajudaram a construir a nação.

Chegamos no jardim em frente ao Parlamento uns 15 minutos antes de começar o show e já tinha um monte de gente com cadeiras, mas mesmo sentando atrás deu para ver tudo. É muito tranquilo e super family-friendly, tinha um monte de gente com carrinhos de bebês.

Para sabermos sobre o futuro basta olharmos nosso passado.

northern-lights-ottawa-4Eles começam falando sobre o incêndio que destruiu completamente o primeiro parlamento canadense em 1916, a única coisa que restou foi a biblioteca. Suas portas de ferro, instaladas por insistência do bibliotecário, foram fechadas antes do fogo se alastrar.

Nossas memórias foram preservadas!

northern-lights-ottawa-6

A narrativa se divide em 5 partes, que eles chamam de livros temáticos, todas com estilos artísticos diferentes. O primeiro é sobre todas as pessoas que escolheram viver aqui e são a base da nação, começando pelos nativos. Em seguida falam das batalhas e da união das províncias para formar o Canadá. Todas são citadas, assim como ano em que se juntaram à Confederação.

Precisamos unir essa nação!

northern-lights-ottawa-8

No terceiro livro é a vez de falar dos exploradores, cientistas e pessoas que inspiram o país.

northern-lights-ottawa-7

Depois eles  prestam homenagem a todos os homens e mulheres que lutaram a partir da Primeira Guerra até as guerras atuais. Alguns trechos de cartas escritas por soldados e enfermeiras são lidos e é impossível não ficar com aquele nó na garganta.

Na última etapa as ilustrações são inspiradas nos mosaicos das janelas do parlamento e celebram as belezas naturais e a diversidade cultural que compõem o Canadá.

northern-lights-ottawa-1

Northern Lights termina com o hino nacional cantado nas duas línguas oficiais e a bandeira projetada na fachada do Parlamento.

Strong. Proud. Free!

ottawa-1

Eu não consegui fotografar e gravar ao mesmo tempo mas no Youtube tem o video completo para quem quiser assistir.

Achei o show super emocionante, um exemplo de patriotismo! Se estiverem em Ottawa no verão não deixem de assistir!

Informações úteis

  • É gratuito
  • Acontece de julho a setembro.
  • Datas e horários mudam a cada ano, saiba mais no site oficial do Northern Lights.
  • Quer saber como é o parlamento por dentro e o que fazer em Ottawa? Então confira o post Passeando pela capital canadense

Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza e Twitter @BaianosNoPN

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Gabi disse:

    Que coisa mais linda Livi! Fiquei emocionada só de ler, imagina ver isso ao vivo!

Deixe um Comentário