Kennedy Space Center, o centro de visitantes da NASA

Aqui em casa somos muito interessados em ciência e temos uma inexplicável atração por tudo que diz respeito ao espaço. Já perdi a conta de quantas vezes fiquei grudada em frente a TV assistindo um lançamento de foguetes e em nenhuma delas imaginei que um dia estaria lá para ver de perto as instalações da NASA.nasa-kennedy-space-center-2

Mas quando começamos a planejar a viagem para Orlando e descobri que podíamos visitar a NASA, tratei logo de incluir o Kennedy Space Center (KSC) no nosso roteiro. Afinal, o centro de visitantes da NASA fica apenas 100km da Disney!

Alugamos um carro na Alamo dentro da Disney e foi super fácil chegar no KSC usando o Google Maps.

Pegamos um mapa do complexo e seguimos a sugestão de roteiro de um dia para famílias.nasa-kennedy-space-center-3

O tour de ônibus

A primeira coisa que fizemos foi o tour de ônibus pelo KSC. Eles saem a cada 15 minutos e estão inclusos no ingresso normal. Recomendo fazer esse passeio primeiro pois os tours se encerram bem antes do fechamento do complexo.

Nossa motorista, super simpática, foi explicando tudo e mostrou alguns filmes no ônibus. Eu achei mais interessante tudo que ela estava falando do que os filmes. Nós fomos sussurrando, numa linguagem mais kid-friendly, para as meninas e elas ficaram de olhos grudados na janela.

Passamos por plataformas de lançamentos (inclusive vimos de longe a que lança o SpaceX, do Elon Musk), crawler-transporters e o Vehicle Assembly Building (VAB).

nasa-kennedy-space-center-6VAB, o prédio onde os foguetes e ônibus espaciais eram montados.
Ele tem 160,3 m de altura e é um dos maiores prédios do mundo em volume (3,664,883m³)

Dica: Na ida tente sentar do lado oposto ao motorista para ter uma visão melhor de tudo que está sendo mostrado. Na volta sente do mesmo lado que o motorista.

Apollo /Saturn V Center

Depois da primeira parte do tour, somos livres para explorar o prédio da Apollo/ Saturn V. Assistimos um filme sobre a corrida espacial na entrada e depois fomos para a sala de lançamento da missão Apollo 8, onde revivemos o lançamento do foguete. Não vou contar o que acontece, para não estragar a surpresa, mas adianto que foi uma experiência bem realista! No começo ficamos meio confusos mas depois entendemos o que estava acontecendo. nasa-kennedy-space-center-9

Dentro do mesmo prédio está o Saturn V, o maior foguete do mundo com 110,6m. Ele foi feito especialmente para a missão Apollo e já levou 27 astronautas à Lua. Todos os estágios do foguete ficam separados para podermos entender como funciona. E do lado tem uma miniatura para visualizarmos melhor.

nasa-kennedy-space-center-18 nasa-kennedy-space-center-14 nasa-kennedy-space-center-13 nasa-kennedy-space-center-12nasa-kennedy-space-center-10nasa-kennedy-space-center-17 nasa-kennedy-space-center-15nasa-kennedy-space-center-19

Nessa área podemos ver rochas lunares e tocar em uma delas. Então agora posso dizer que já toquei na Lua!

nasa-kennedy-space-center-16Rocha trazida na última missão Apollo
nasa-kennedy-space-center-52

De uma certa forma, visitar essa parte do complexo é como viver (ou reviver) o momento que o homem foi a Lua pela primeira vez. Não deixe de assistir o filme no Lunar Theatre mostrando o momento exato do pouso da Apollo 11 na Lua.

Quando já tínhamos olhado tudo, voltamos para o ponto de ônibus e concluímos a segunda parte do tour.

Orbit Café

Há vários locais para comer no KSC e nós escolhemos o Orbit Café para almoçar.

nasa-kennedy-space-center-43O pedido é feito em máquinas, onde vamos escolhendo os pratos e os acompanhamentos. Eles são bem flexíveis, especialmente nas refeições infantis.nasa-kennedy-space-center-40

Eu pedi uma salada com camarão, o marido foi de Cuban Sandwich com batata frita, as meninas escolheram pizza e frango empanado com maçã fatiada. Tudo estava gostoso e os preços não foram absurdamente caros.

nasa-kennedy-space-center-41 nasa-kennedy-space-center-42

Tem uma lista completa de todos os restaurante e menus no site do KSC.

Ônibus Espacial Atlantis

nasa-kennedy-space-center-5A exibição do ônibus espacial Atlantis também começa com um filminho mostrando todas as barreiras que eles tiveram que superar até conseguirem fazer o primeiro ônibus espacial. As meninas não se animaram muito com o filme mas no final, quando a Atlantis parece se materializar na nossa frente elas deram um pulo! Até eu que já sabia que isso ia acontecer fiquei impressionada. É muito bem feito!nasa-kennedy-space-center-44

A Atlantis foi o último ônibus espacial a voar, em 2011, e cada cantinho dela foi devidamente documentado com fotos na minha câmera e no celular. Esse foi o segundo ônibus espacial que nós vimos, o primeiro foi a Discovery em Washington DC.

As duas exibições são completamente diferentes. A Discovery estava fechada e estacionada no chão. A Atlantis estava suspensa e inclinada, com a parte de cima aberta e o Canadarm estendido. Há uma projeção da Terra no fundo e parece que o ônibus espacial está flutuando no espaço. Incrível!nasa-kennedy-space-center-24 nasa-kennedy-space-center-23 nasa-kennedy-space-center-22

Conseguimos ver muito mais detalhes na Atlantis do que na Discovery.

No KSC ainda tem uma réplica da parte interna da cabine, que a gente pode sentar e se sentir como um astronauta de verdade.nasa-kennedy-space-center-26 nasa-kennedy-space-center-27

Há várias exibições interativas e nós tentamos olhar cada uma delas, gastamos bem mais do que as 2h que eles sugerem. As meninas adoraram a mini estação espacial para as crianças brincarem e o super escorregador que vai do segundo andar para o primeiro. Tinham crianças e adultos se acabando nele.

nasa-kennedy-space-center-28 nasa-kennedy-space-center-29Olha o tamanho dessa criança (meu marido)nasa-kennedy-space-center-30

Seguimos intercalando aprendizado com diversão até o térreo, onde há um simulador de lançamento. O Shuttle Launch Experience recria a sensação dos tripulantes durante o lançamento de um foguete. Eu esperava algo similar ao Mission: Space, do Epcot, mas foi bem menos intensa. Acho que deve ser uma sensação mais real do que acontece. Dá até para enganar e por alguns segundos parece que estamos com gravidade zero. Minha filha mais velha estava traumatizada com o Mission: Space e não quis ir, a menor não tinha altura. Uma pena pois acho que as duas poderiam ter ido sem problemas. Fizemos o child swap e ficamos numa salinha olhando pela TV a cara de quem estava dentro do simulador 🙂

Não dá para tirar fotos pois temos que deixar os pertences dentro de lockers, na entrada.

Rocket Garden e Children’s Play Dome

O Rocket Garden conta de uma forma bem ilustrativa, a história da corrida espacial. É possível ver os primeiros foguetes lançados pela NASA e até alguns da missão Apollo. O jardim não foi tão interessante para as meninas então deixamos elas gastarem um pouco de energia no Children’s Play Dome, um parquinho com tema espacial.

Nos revezamos e conseguimos olhar com calma todos os foguetes. Apesar de haverem tours gratuitos do Rocket Garden ao longo do dia, nós preferimos explorar sozinhos. Junto a cada foguete tem uma placa com informações sobre ele.nasa-kennedy-space-center-32 nasa-kennedy-space-center-31 nasa-kennedy-space-center-47 nasa-kennedy-space-center-46

Elas adoraram o parque e depois da brincadeira estavam prontas para explorar mais um pouco do KSC.nasa-kennedy-space-center-45 nasa-kennedy-space-center-33

Journey to Mars

Seguimos para o espaço Journey to Mars, onde eles explicam um pouco dos planos da NASA para o futuro. Aqui podemos assistir uma palestra, testar nossa aptidão para astronauta em várias instalações interativas e ver de perto veículos espaciais.

nasa-kennedy-space-center-49nasa-kennedy-space-center-36 nasa-kennedy-space-center-37

Em uma delas eu descobri que consigo pousar em Marte melhor que o meu marido e bem próximo do recorde do dia. Será que já posso mandar meu currículo para a NASA?

nasa-kennedy-space-center-34A minha futura astronauta em treinamento

Science on a Sphere

nasa-kennedy-space-center-50Chegamos lá às 17:15h (o KSC fecha às 18h) mas já não havia mais ninguém para explicar nada.

Há um globo flutuando no centro onde são projetadas imagens da Terra em diversas condições climáticas e horários, assim como outras imagens (a imagem mudou bem na hora que tirei a foto). Apesar de ser narrado senti falta da interatividade das outras atrações.

Achei bem legal a sensação de estarmos vendo a Terra do espaço.

Na parede algumas explicações sobre o sistema solar e a importância da preservação do nosso planeta.nasa-kennedy-space-center-38

Souvenirs da NASA

Terminamos o dia na loja de souvenirs em frente ao Journey to Mars, que é a maior do complexo. Compramos duas réplicas da Atlantis, chaveiros personalizados, livros e comidas de astronauta. Só faltou mesmo o macacão oficial, que eu me arrependo de não ter trazido.

nasa-kennedy-space-center-20 nasa-kennedy-space-center-51

Educação e diversão

É impossível não perder a noção do tempo explorando o KSC. Várias coisas que eu gostaria de ter feito simplesmente não deu pra fazer em um dia, se tivesse mais tempo voltaria no dia seguinte para assistir a palestra com o astronauta, os filmes do IMax e fazer os tours especiais que eles tem no complexo.

O que eu mais gostei nessa experiência foi a preocupação deles em manter as atrações interessantes também para crianças, com brinquedos e atividades bem interativas. E se as crianças estão interessadas os pais podem aproveitar melhor o passeio. Nós curtimos muito a visita e recomendamos para todas as famílias que estejam na região.

Deixo o meu sincero agradecimento ao Kennedy Space Center pelos dois ingressos cortesia que recebemos e pela amostra de sorvete de astronauta, que as meninas adoraram.

Informações Úteis

  • Website: http://www.kennedyspacecenter.com
  • Como chegar: Procure no GPS por Kennedy Space Center Visitor Complex ou entre as coordenadas: 28o31’34.10″N / 80o40’45.12″W.
  • Há vários pedágios bem baratinhos (o mais caro custa $1.25) na estrada e basta olhar as placas pra saber quanto é. Se tiver o valor exato pode jogar na caixinha e passar direto.
  • Estacionamento: $10
  • Chegue cedo para aproveitar o máximo do dia.
  • Compre seus ingressos online para economizar tempo. Nós compramos os ingressos online para as meninas.
  • Fique ligado no calendário de lançamentos de foguetes para poder assistir. Eles tem áreas especiais onde os visitantes podem sentar e não custa nada a mais por isso!
  • Há carrinhos de bebês para alugar e os banheiros possuem trocador.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Robson disse:

    Boa noite. Comprei 03 entradas standard para o KSC com o a entrada para o dia 05/01/2017. Como meu filho não estava bem deixamos para depois. O ticket foi comprado pela Hotelbeds USA e diz que são válidos por 21 dias a partir do dia do serviço. Você sabe confirmar isto?
    Obrigado.

    • Livi disse:

      Olá Robson,

      No site do KSC diz que os ingressos comprados lá válidos atém 120 dias a partir da data selecionada, exceto experiências especiais que são agendadas. Não tenho certeza das condições do site que você usou. O melhor seria entrar em contato com o KSC para verificar se ainda pode usar seus ingressos. Boa sorte!

  2. Marcela Sousa disse:

    Muito bom!!! Realmente foi uma das coisas mais legais que fizemos em Orlando! E acho que agora tem mais atrações do que quando fomos, em 2012 (a parte da Atlantis mesmo, ia ser inaugurada um tempo depois!)… E essa parte sobre Marte também acho que não tinha!
    Tô achando que tá na hora de voltar… hahahah

    Beijão!

    • Livi disse:

      Oi Marcela,

      Eles fizeram várias mudanças para tornarem o KSC ainda mais interessante. Eu fiquei bem impressionada pois esperava mais tipo museu e foi super interativo. Vale a pena voltar com certeza! Beijos

  3. Flávia disse:

    wow Liv, esse post foi sensacional, que lugar fantástico, muito obrigada por postar.

  4. ginapsi disse:

    Maravilhosa essa viagem! Imagino quanta emoção vendo todas essas naves! O post está ótimo! Bjoca

Deixe um Comentário