Churchill, a capital dos ursos polares

A cidade de Churchill na província de Manitoba é conhecida como a capital do urso polar. Quando o gelo que cobre o mar derrete, o urso polar nada de volta para o continente e aqui permanece até que o mar congele novamente para que ele possa voltar a caçar.

Então, em meados de julho, eles começam a aparecer na região de Churchill, que fica bem lá em cima na Baía de Hudson.

image

A quantidade de ursos que podem ser vistos na região vai aumentando e tem seu pico do fim de outubro a início de novembro. Podendo se estender ao fim de novembro caso o mar não congele para que os ursos possam partir. Ao contrário dos seus primos ursos, o polar não hiberna no inverno e sim no verão.

Churchill é o lugar mais “acessível” para se ver os ursos polares em seu habitat natural.  Durante a temporada dos ursos, que dura em média 6 semanas, mais de 12000 turistas passam pela cidade, que tem apenas 813 habitantes.

Curiosidades sobre a cidade

  • A cidade também é conhecida como a capital das baleias Belugas pois em julho e agosto elas invadem o cenário para procriar.
  • Churchill é um dos três melhores lugares do mundo para assistir ao espetáculo da aurora boreal.
  • O jornal local é publicado mensalmente.
  • Eles deixam as portas das casas e dos carros destrancadas pois se alguém cruzar com algum urso tem onde se abrigar.
  • Possui apenas um centro comunitário. Mas dentro dele tem: com biblioteca, quadra de esportes, hospital, creche, piscina, cinema e uma lanchonete. Lá longe e tem tudo heim!
  • Não existem estradas ligando a cidade ao resto do país. Para chegar lá só de trem (40hs) ou de avião, ambos partindo de Winnipeg.
  • Você pode andar de um lado a outro da cidade em 15 minutos.
  • Normalmente as pessoas não circulam a noite durante os meses “dos ursos”. No Halloween eles precisam armar um esquema de segurança para as crianças sairem para pedir doces. E as fantasias precisam ser enormes para poder colocar sobre a roupinha de inverno.
  • Há um perímetro de segurança para monitorar os ursos, os que invadem o perímetro são capturados e transportados, de helicóptero, para uma área mais afastada.
  • Por causa do vento forte e frio que sopra do norte para sul, na Baía de Hudson, as árvores possuem galhos apenas de um lado e são chamadas de flag trees porque se parecem uma bandeira no mastro.
  • Agora é possível explorar a cidade pelo Google street view e ver alguns ursos polares. É só clicar aqui.

Gostaria muito de visitar essa cidade um dia. Alguém se anima a ir comigo?

Livro sobre os ursos

Esse post foi inspirado por um livro do fotógrafo Norbert Rosing, chamado The World of The Polar Bear (O mundo do urso polar) que eu li a um tempo atrás. Além de explicar sobre os hábitos e a vida dos ursos polares o livro é recheado de fotos lindíssimas. As pesquisas e fotos foram feitas na cidade de Churchill.


Imagens: Churchill Sign by Fveronesi1, Polar Bear in Churchill by Virtualwayfarer, Polar Bear Alaska by Rubyblossom e Northern Light by Image Editor no Flickr, sob licença Creative Commons. A foto da árvore é do site da WWF Canada.

Mais informações, fotos lindas e videos da aurora boreal nos sites Everything Churhill ou Town of Churchill

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. gina disse:

    Esses ursos são lindos (mesmo sendo selvagens)! Gostaria de ver a aurora boreal, sem dúvida um espetáculo único! Quem sabe um dia… arrumo uma bengalinha e vou com você! Bjs

  2. Mamãe Nádia disse:

    Oi querida!
    Fazendo minha visitinha do final de semana, por aqui…
    Aproveito pra te convidar pra passar lá no meu blog pra ver os 2 vídeos novos que postei, e também pra participar da BC de dia das mães que acontecerá no domingo que vem!
    Conto com sua participação!
    Beijos!

  3. Ana disse:

    Que lugar incrível! Não sei quem em sã consciência iria escolher esse lugar pra morar. Acho que não conseguiria morar numa cidade tão pequena e tão distante de tudo!

    Tenho loucura pra ver a aurora boreal!!!! E eu ri que o jornal deles é mensal! hahahahah não tem gente, não tem notícia, né? hahahah

    • Jornalista lá morre de fome, os blogueiros por outro lado devem ter fotos lindíssimas para postar todo dia. Morar também não moraria mas visitar com certeza eu iria se aparecesse a oportunidade, aliás tenho vontade de ir nesses lugares remotos onde a mão do homem pouco mexeu. A aurora um dia vou ver, nem que esteja bem velhinha me apoiando na bengala 🙂

  4. Que vontade que me deu de conhecer Churchill! 🙂
    Abraço,
    Lidia.

  5. Samia disse:

    Nussa que delicia de lugar!! Sonho em assistir um espetaculo de luzes como esse, quem sabe um dia ne?!

Deixe um Comentário