Viajantes precisarão apresentar teste negativo de COVID-19 antes do embarque para o Canadá

Na semana passada, o Canadá anunciou que a partir do dia 7 de janeiro de 2021, todos os viajantes com 5 anos ou mais, vindo para o país por via aérea, precisarão apresentar um teste de COVID-19, com resultado negativo, para poderem embarcar. A notícia gerou uma certa confusão entre viajantes e companhias aéreas pela falta de detalhes fornecidos e por ter sido implementada de uma hora para outra. As companhias aéreas estão pedindo que a medida seja adiada mas por enquanto não houve nenhuma mudança por parte do governo.

covid-19

Qual o tipo de teste para COVID-19 será aceito?

O teste aceito é o de reação em cadeia da polimerase (PCR) e ele deve ser realizado em até 72h antes do embarque. A documentação com o resultado do teste, deve ser apresentada na hora do embarque, a menos que o passageiro seja isento (detalhes abaixo).

Além do teste, viajantes deverão também apresentar o plano de quarentena e obedecer os 14 dias de isolamento, ao chegarem no Canadá. O teste não dispensa o viajante da quarentena, é apenas uma medida de segurança extra.

E se o país em que estou não fizer testes de PCR?

Qualquer pessoa vindo de um país onde o teste de PCR não esteja disponível será autorizada a embarcar porém deverá fazer a quarentena numa instituição federal, ao desembarcar no Canadá. O viajante terá que permanecer neste local durante todo o período de 14 dias exigido pelas medidas de viagem existentes.

Não ficou muito claro como, mas o viajante precisará provar que o teste não estava disponível no país para que seu embarque seja autorizado.

Quem está isento das novas regras?

Além de crianças menores de 5 anos, viajantes que estão isentos de comprovação de resultado negativo incluem prestadores de serviços de emergência, tripulantes de companhias aéreas e pessoas que viajam em voos de reabastecimento. Neste momento, mesmo as pessoas já vacinadas ou que já tiveram COVID-19 NÃO estão dispensadas de apresentar o teste.

Mais detalhes sobre a nova medida no site do Governo do Canadá.


Imagem: domínio público

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário