Toronto: 10 programas tradicionais na época de Natal

Não tem idéia do que fazer em Toronto no fim do ano? Então aqui vai uma listinha com 10 eventos tradicionais, a maioria gratuitos ou bem baratos. Eles acontecem desde a época que precede o Natal até o Ano Novo.

1- Vá ao Cavalcade of Lights

Acontece no último sábado de Novembro. É o dia que a árvore de Natal em frente a prefeitura é acesa pela primeira vez. O evento tem show de música, queima de fogos e patinação na pista mais famosa da cidade.

Se você estiver em um dos hotéis do centro solicite um quarto com vista para o City Hall (prefeitura) para apreciar os fogos. O Sheraton Centre tem a melhor visão de todas!

Mais informações no site oficial do Cavalcade of Lights.

NIK_8169W

2- Veja a passagem do trem de Natal

O trem de Natal percorre várias províncias canadenses, trazendo alegria e coletando doações para instituições de caridade. Nós fomos conferir a sua passagem pela primeira vez em 2017 e foi super legal. Leia tudo sobre o trem de Natal aqui.

3- Visite o Toronto Christmas Market

O mercado de Natal de Toronto está entre os 10 melhores do mundo, segundo a Fodor’s Travel. Ele acontece no Distillery District e é um charme! Para as crianças tem roda gigante, carrossel e encontro com o Papai Noel. Aproveite e prove o melhor chocolate de Toronto na SOMA,  o chocolate quente também é maravilhoso!

Funciona das 10h às 21h nos fins de semana e das 12h às 21hs durante a semana. O melhor horário para ir é no fim do dia, para ver as luzes.

Alé do Toronto Christmas Market há outros mercados de Natal que merecem una visita. Veja a lista aqui.

image

4- Assista o balé The Nutcracker

Para quem gosta de ballet tem o clássico Quebra-Nozes apresentado pelo National Ballet of Canada desde 1995. O espetáculo é recomendado para adultos e crianças. Quarenta e cinco minutos antes de começar há uma sessão interativa de “story time” para que as crianças entendam melhor a história.

Screen Shot 2014-11-29 at 4.09.08 PM

Foto: Bruce Zinger

5- Encontre com o Papai Noel

Claro que não podia deixar de incluir um encontro com o Papai Noel. Ele está em todos os shoppings de Toronto e também nos mercados de Natal.

Em minha opinião o Papai Noel do Sherway Gardens é o melhor da cidade. Um grupo de crianças entra, ele conta histórias, depois conversa e tira fotos com cada uma delas. É preciso comprar o ingresso no dia que abrem as vendas pois se esgotam num tapa. Só consegui ir três vezes de tão concorrido que é o ingresso.

santa-experience-2

6- Aprecie a decoração de Natal

Durante a época de Natal a cidade se enfeita e fica ainda mais linda do que já é. Tem árvore de Natal gigante no Eaton Centre, festivais de luzes e  ruas com decoração especial.

A famosa Yonge St, por exemplo, é decorada com luzes e várias esculturas iluminadas. Detalhes aqui. Durante os meses de novembro e dezembro eles promovem no Yonge-Dundas Square vários eventos direcionados para públicos de todas as idades, como degustação de vinhos e comidinhas ou Kidzfest, para a gurizada.

NIK_8198W

7- Confira as vitrines de Natal da Hudson’s Bay

Esse não é bem um evento mas uma decoração belíssima da loja central da Hudson’s Bay, na Yonge St com a Queen St W. As vitrines são cheias de bonecos animados e já viraram tradição na cidade.

The-Bay-Christmas-windows-Queen-St-Toronto-12

The-Bay-Christmas-windows-Queen-St-Toronto-05

Fotos de James Doiron

8- Vá a um desfile de Papai Noel

Não podia deixar de incluir um desfile de Papai Noel na lista, especialmente para quem tem filhos. Se você perder o de Toronto, ainda tem chances de conseguir assistir nas cidades vizinhas. Mississauga, Hamilton, Markham, Pickering, Ajax, etc, tem desfiles em datas diferentes.

DSC_9504

9- Celebre o Ano Novo como os canadenses

No Canadá a festa de Reveillon não é tão badalada como no Brasil, pelo menos aqui em Toronto não é. As pessoas se reunem em restaurantes, hotéis, centros de convenções ou fazem suas festas privadas. Não tem barulho na rua, ninguém se veste de branco e não tem queima de fogos em cada esquina.

A única queima de fogos na cidade acontece no Nathan Philips Square, em frente a prefeitura, numa festa semelhante a Cavalcade of Lights. O show de música começa cedo e a festa vai até a meia noite. Termina com a contagem regressiva e queima de fogos, mais ou menos como no Times Square em New York mas numa escala bem menor 😉 O legal é que depois das 19h o transporte público é gratuito.

10- Comece o ano com um mergulho no lago

Posso até imaginar sua cara ao ler essa frase mas isso é super comum aqui. O mergulho no lago ou Polar Bear Dip, acontece todo ano, em várias cidades canadenses no dia 1 de Janeiro. Se entrar na água super fria não espantar seus problemas e energias negativas então não sei o que te indicar 😀

Mas brincadeiras a parte, geralmente os eventos levantam doações para alguma instituição de caridade então você já começa o ano fazendo uma boa ação. Mesmo quem não vai se molhar vale a pena ir só para se divertir.

Em Toronto você pode se inscrever aqui.

14 17

Fotos via Toronto Polar Bear Club website

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Rosangela disse:

    Boa tarde. Pretendo ir para Toronto para passar o Natal. Milhas meninas querem ver a neve rsrs. É certo que em Toronto tem neve no final de dezembro ou às vezes ainda não está nevando?

    • Livi disse:

      Oi Rosangela,

      O tempo é muito difícil de prever, as vezes não tem neve em Toronto nessa época. Mas há sempre a opção de ir um pouco mais ao norte com o Blue Mountain. Nas estações de ski tem neve mesmo que não seja de verdade 😉

    • Livi disse:

      Oi Lúcio,

      Se você tiver alguma dúvida pode deixar uma mensagem na aba “dúvidas” lá em cima, que eu respondo rapidinho. Devido ao volume, não respondo perguntas por email. Obrigado pela compreensão.

Deixe um Comentário