O dia que Toronto ficou debaixo d’água

No dia 8 de julho de 2013, por volta das 17 horas uma forte chuva começou a cair em Toronto e em menos de duas horas caiu mais água do que geralmente cai em um mês (90 mm – durante o resto da noite choveu mais um pouco e o total foi mais de 100mm).

Fonte

Tinha saído de casa para imprimir um trabalho da escola e a chuva começou quando eu estava dentro da loja. Esperei um pouco mas decidi voltar para casa pois estava com as meninas e vi que a chuva não dava sinal de que ia parar. Em meia hora as ruas já estavam alagadas e os bueiros pareciam chafarizes. No caminho de volta muito engarrafamento, todos tentando contornar as poças que só cresciam.

Depois de quase uma hora consegui chegar em casa (um percurso que normalmente levaria 10 minutos). Logo depois faltou luz e só voltou por volta das 22 horas.  O meu celular também ficou sem sinal por algumas horas. O marido demorou para chegar mas chegou inteiro.

Voltando para casa

A cidade de Toronto ficou literalmente debaixo d’água. Ruas viraram rios, estações de metrô foram inundadas, a água ainda encheu os porões de diversas casas e grande parte da cidade ficou sem luz (algumas partes por mais de 24 hrs depois). Não foi nada como a enchente na província de Alberta algumas semanas antes mas fez um estrago. Moramos numa região alta e não tivemos problemas com a inundação.

Isso é uma highway (427 & Burnhanthorpe). Foto: Elena Lappo

Os passageiros do trem da GO foram resgatados de barco. Foto: AP

Carro da polícia. Foto: Reuters

Um bueiro. Foto: Robert Cerjanec

Outra highway (DVP). Fonte

Apesar de tudo isso as pessoas ficaram calmas. Os semáforos não funcionaram por um bom tempo e não ouvi ninguém buzinando. Só ouvi barulho das sirenes dos bombeiros, polícia e ambulância correndo para lá e para cá. Trabalharam muito!

No dia seguinte fui para a escola e desci numa das estações que estava cheia de água no dia anterior e nem parecia que tinha acontecido nada.  Mesmo não sendo uma coisa que é comum acontecer aqui, eles tem um plano de ação. Algumas ruas e estações de metrô ficaram interditadas fechadas por mais tempo mas é impressionante como tudo é resolvido de forma rápida e eficiente.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Meninaaaa que horror, mas bom saber que a cidade tem infra pra agir rápido. Bj

  2. ginapsi disse:

    O que tem de positivo é a eficiência dos canadenses e a educação das pessoas. Aqui se invade calçadas, jardins, contra mão, jogam lixo nas ruas e ainda reclamam quando a cidade alaga.
    Ainda bem que vocês chegaram em casa sem problemas. Bjokas

  3. Ana disse:

    Caramba! Que dilúvio!

  4. Gabriela disse:

    A luz aqui em casa (moro na Lakeshore) só voltou hoje, quase 48h depois da chuva! Realmente foi um caos! Beijos

Deixe um Comentário