Regras de quarentena e quem pode entrar no Canadá nesse momento

Em um post no Instagram, comentei que minha mãe veio do Brasil para passar uns meses conosco e muitas pessoas me perguntaram sobre procedimentos e regras da quarentena no Canadá. Então resolvi explicar as regras vigentes nesse momento e falar um pouco da nossa rotina diária, com ela hospedada aqui em casa.

IMPORTANTE: Eu NÃO sou consultora de imigração, apenas estou compartilhando as informações que estão no site do governo canadense. Como essas informações mudam frequentemente, recomendo confirmar na fonte ofical, antes de comprar uma passagem. Perguntas relacionadas a minha experiência serão respondidas. Porém não responderei perguntas específicas sobre leis ou procedimentos, nem vou aconselhar ninguém.

Quarentena

Quem pode entrar no Canadá nesse momento

Apesar das fronteiras estarem fechadas para visitantes, algumas pessoas podem entrar no Canadá, desde que não tenham sintomas de COVID-19. Essas regras mudam constantemente. Nesse momento o país autoriza a entrada de:

Immediate family de residentes e cidadãos canadenses:

  • Cônjuge ou parceiro
  • Pais
  • Guardiões ou tutores legais
  • Filhos dependentes (e seus filhos dependentes)
  • Padrasto/madrasta

Extendend family de residentes e cidadãos canadenses. Essa categoria fica mais restrita se seu parentesco for com cônjuge ou namorado de um residente/cidadão, como você pode conferir aqui. Para efeitos do post vou listar quem tem parentesco com residente ou cidadão canadense:

  • Namorado(a), num relacionamento exclusivo há pelo menos 1 ano e que já tenha passado algum tempo na presença física em algum momento durante o relacionamento
  • Filho adulto
  • Neto adulto
  • Irmão, meio-irmão ou meio-irmão
  • Avós

Immediate family de pesssoas com status temporário, como estudantes internacionais ou que possuem work permit, também podem viajar para o Canadá porém é preciso pedir autorização similar a que falo abaixo, mais detalhes aqui.

Alguns estudantes internacionais também podem entrar no Canadá, mais detalhes aqui.

Documentação de viagem

No caso de immediate family members, como minha mãe, além do visto/eTA precisa apresentar:

  • documentos que comprovam  o grau de parentesco com o residente/cidadão
  • documentos que comprovam o status do residente/cidadão no Canadá
  • uma carta convite explicando o motivo da viagem
  • plano de quarentena (mais detalhes abaixo)
  • Comprovante que ficará pelo menos 15 dias

No site do governo tem a lista de documentos aceito para comprovar parentesco. Anexei uma cópia do meu passaporte canadense válido, passaporte brasileiro antigo vencido onde consta filiação, certidão de casamento canadense (long form) onde consta os nomes dos meus pais. Fiquei na dúvida se precisaria traduzir documentos que não fossem em inglês, por isso escolhi os que não precisam de tradução. Conferiram tudo antes da minha mãe embarcar e ao chegar aqui. A Air Canada também fez aquelas perguntinhas básicas de sintomas de COVID-19.

Se a pessoa viajando for um extended family member de residente/cidadão canadense o processo é mais burocrático. Precisa pedir uma authorization de viagem para o Canadá. Além dessa autorização tem que ter o visto/eTA também. Veja como pedir a autorização aqui.

Quarentena obrigatória

Todos os viajantes que chegam ao Canadá, precisam fazer quarentena, salvo algumas exceções. Quem desrespeita as regras está sujeito a multas e prisão. Existe um projeto piloto que se iniciará no aeroporto de Calgary, onde viajantes poderão optar or fazer o teste e em caso negativo não precisarão de quarentena. O projeto entra em vigor em novembro lá e não há previsão de quando será aplicado em outros aeroportos.

Sendo assim, viajantes entrando no Canadá precisam apresentar um plano de quarentena que especifique exatamente o endereço de onde você irá ficar, como irá se virar com comida e outras necessidades, método de transporte até o local e outros detalhes relevantes. No caso da minha mãe, o pessoal em Sao Paulo verificou o plano dela embarcar pela Air Canada e depois novamente no aeroporto daqui. Se você estiver vindo estudar num college, eles tem um plano de quarentena específico ou modelo que você pode usar. Será preciso também preencher um formulário relacionado a quarentena que é entregue no avião ou se preferir pode usar o aplicativo ArriveCAN.

No fim do post está o plano que escrevi para minha mãe, só para vocês terem uma ideia de como fazer.

O que é permitido durante a quarentena

Você pode:

– Se hospedar na casa de familiares ou amigos que não viajaram com você, desde que você fique num quarto sozinho, de preferência com banheiro e que não tenha idosos ou pessoas com problemas de saúde vivendo no endereço. Se houver muitas pessoas na casa ou for um ambiente pequeno, não é permitido.

– Usar espaços compartilhados, como cozinha mas deve-se limitar as interações com outras pessoas na casa, manter 2m de distância e usar uma máscara ou cobertura facial caso essa distância não possa ser mantida. É recomendável desinfetar as áreas comuns após o uso e regularmente.

– Usar espaços externos privados, como varanda ou quintal.

O que não é permitido durante a quarentena

– Você não pode deixar seu local de quarentena a menos que seja para procurar serviços médicos urgentes ou se tiver recebido autorização especial.

– Não é permitido receber convidados, mesmo do lado de fora ou respeitando o distanciamento de 2 m.

– Não pode usar espaços comuns como saguões, pátios, restaurantes, academias ou piscinas.

– Não usar transporte público para ir até o lugar que ficará de quarentena. Recomenda-se ir direto, sem paradas, num carro particular. Se você tiver que parar para abastecer, pague na bomba e não interaja com ninguém.

Modelo de plano de quarentena

Deixo como referência o plano de quarentena que escrevi para minha mãe.

QUARANTINE PLAN

PERSONAL INFORMATION

Name:
Passport number:
Date of birth:
Home address:
Email:

ARRIVAL INFORMATION

Arrival date:
Port of entry into Canada:
Arrival from:
Airline & Flight Number:

ACCOMMODATION PLAN

Phone in Canada:

Quarantine location: Private room with washroom, at 123 Street, Toronto
I will not have contact with any member of the family during the 14 day quarantine. There are no vulnerable people or elderly living in the house. Meals and other necessities will be delivered to my room. I will continue to wear a non-medical mask or face-covering the whole way from the airport until I reach my room.  

I confirm that I am entering Canada with medical insurance that provides coverage for COVID-19.

TRANSPORTATION

I will be taking private transportation from the airport straight to my accommodation.

COMMITMENT

I, (nome completo do viajante), confirm that I understand the importance of the quarantine procedure upon arrival in Canada, and will follow all criteria provided in this document, as well as all requirements provided by the Government of Canada.

Signature: _________________________________________

Como foi a chegada dela e como está nossa rotina

Pela primeira vez não fomos buscar minha mãe no aeroporto e não pudemos dar aquele abraço apertado. Não é permitida a entrada de ninguém no terminal, além dos passageiros. Você pode ficar no carro, esperando numa waiting zone até que o passageiro te ligue para buscá-lo de carro na porta do terminal. Pelo que entendi, é permitido também esperar no estacionamento (mas não tenho certeza pois não fui). A minha mãe veio de taxi.

Nós não podemos ficar de quarentena com ela por causa do trabalho e escola, então estamos mantendo a distância dentro de casa e essa parte está difícil viu.

Ela está acomodada numa suíte. Quando as meninas vão para a escola e eu estou trabalhando no escritório, ela sai do quarto e senta na sala para ver TV, numa poltrona que reservamos só para ela. Quando as meninas chegam da escola, ela vai para o quarto e elas ficam conversando de longe, as meninas no corredor e vovó no quarto. A casa é bem espaçosa então dá para ficarmos bem afastadas.

Durante a quarentena dela, nós não podemos receber visitantes na casa, nem as pessoas do nosso círculo.

Ainda estamos nos adaptando a esse modo de vida estranho e espero que esses 14 dias voem porque não está fácil essa dinâmica. Apesar de tudo, o importante é que ela está aqui e ficará um tempão!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Carolina disse:

    Ela fez escala em outro país ou foi voo direto? Sabe se quem viaja do Canadá pro Brasil precisa de algum seguro específico para covid?

    • Livi disse:

      Voo direto SP-Toronto, da Air Canada.
      Não sei se precisa de seguro para quem vai ao Brasil mas imagino que se você não tem assistência médica lá, é bom adquirir.

  2. Carla Bardaro disse:

    Como sua mae conseguiu um seguro que cubra Covid 19 no exterior uma vez que nenhum seguro cobre pandemias. Estou tentando encontrar um e nao estou conseguindo. Agradeceria muito a sua ajuda. Carla

    • Livi disse:

      O Assist Card no Brasil cobre. Foi esse que fizemos. Comprei pela Reall Seguros.
      Aqui no Canadá o seguro Guard Me também cobre mas ele é para estudantes (eu tenho agência e vendo).
      Qualquer dúvida me fala.

Deixe um Comentário