10 praias legais para conhecer em Toronto e Ontário

O verão canadense é curto então tentamos aproveitá-lo intensamente. E uma das coisas que mais gostamos de fazer nessa época é ir nas praias, que aqui são nos lagos. Apesar da água ser fria na maioria delas, é um refresco em dias super quentes. A gente se vira com o que tem né?

As praias de Ontário não tem ninguém vendendo lanchinhos na areia ou alugando cadeiras com sombreiros. Então precisamos ir preparados com tudo que iremos precisar. Alguns locais possuem infraestrutura com banheiros e restaurantes próximos, o que facilita bastante, especialmente para quem vai com crianças, como nós.

E como estou sempre recebendo perguntas sobre quais as praias que recomendo em Toronto, ou próximos da cidade, resolvi reunir as minhas favoritas num post. Claro que essas não são as únicas opções, são apenas as que vou com mais frequência. Fiquem à vontade para deixar outras dicas nos comentários.

Qualidade da água

Antes de falar das praias, vale ressaltar a importância de conferir a qualidade da água. Os órgãos responsáveis geralmente testam regularmente os níveis de bactéria E. coli nas praias e postam os resultados online. Consulte o site Swim Guide que posta os resultados de todas as praias dos Canadá e EUA.

Toronto, apesar de possuir uma extensa orla banhada pelo Lago Ontário, apenas 11 áreas são testadas diariamente no verão. Os resultados ficam no site da prefeitura.

Evite entrar na água fora dessas áreas porque pode haver poluição. Você pode conferir a lista completada de praias da cidade e endereços aqui.

Toronto

Confesso que não frequento muito as praias de Toronto porque estão sempre super lotadas e também tem umas que não gosto mesmo. Mas quando resolvo ir, essas são as escolhidas.

Bluffer’s Park Beach

É a minha favorita na cidade, apesar de ser meio longe. Ela fica em Scarborough, numa área linda e rodeada por colinas da areia. A praia tem uma boa infra-estrutura e ao seu lado há um parque com áreas para fazer picnic e pescar. A praia se tornou popular nos últimos 10 anos, depois que fizeram um estudo na região para melhorar a qualidade da água, que era uma das piores da cidade. Agora ela possui até Blue Flag, que comprova sua qualidade internacionalmente.

Mais detalhes sobre a Bluffer’s Park Beach aqui.

Woodbine Beach

Essa praia fica no leste de Toronto, no bairro conhecido como Beaches. É super popular nos meses quentes por causa da sua faixa de areia larga, praia calma e passarela de madeira ao longo da orla. Tem várias quadras de vôlei de praia e uma piscina pertinho da praia.

Ela fica na Woodbine Av. com Lakeshore Blvd.

Port Dover

Descobri essa praia por acaso e me apaixonei. Ela fica a 130 km de Toronto e tem uma vibe de lugar tropical com aluguel de prancha de SUP e tudo. E para completar o dono de um dos restaurante na beira do lago planta 5 palmeiras todos os anos. Eu sei que é pouquinho mas faz toda a diferença para mim.

Leia todos os detalhes sobre Port Dover aqui.

Cobourg

A cidade de Cobourg fica a 1h leste de Toronto e é um charme! Sua praia tem faixa de areia larga, infraestrutura para os banhistas e ainda um parquinho de chafarizes, que faz sucesso com as meninas aqui de casa.

Todos os anos, no primeiro fim de semana de agosto tem um festival de esculturas de areia nessa praia que é super legal.

Leia todos os detalhes sobre Cobourg aqui.

Elora Quarry

Elora Quarry é uma espécie de piscina natural com água azul turquesa. O local é o que restou de uma antiga mina de calcário e está dentro de uma área de conservação de mesmo nome. Bem próximo dele está o Grand River mas todo mundo prefere ficar no piscinão pois não há correnteza e é bem mais bonito.

Na beira há uma corda de segurança, delimitando a área mais rasa e ideal para banho das crianças e dos que não sabem nadar. Depois da corda é bem fundo e as pessoas costumam ficar flutuando em bóias coloridas.

Vale combinar o passeio com uma volta pela cidade, que é bem pitoresca, e também uma caminhada pela Elora Gorge.

Leia mais detalhes sobre Elora Quarry aqui.

Crystal Beach

Praias

Essa foi a primeira praia fora de Toronto que conhecemos. Ela fica no Lago Erie, que tem a temperatura da água bem mais agradável que o Lago Ontário. A cor da água e da areia nos dá a sensação de termos viajado para um país tropical.

Crystal Beach é tão linda e procurada que já teve até um parque de diversões funcionando na orla. Um fato curioso é que a roda gigante que antes operava lá, agora está na ilha central de Toronto. Hoje a diversão fica por conta da praia, dos esportes aquáticos, das lojinhas ou do pátio de um dos restaurantes da região. Crystal Beach é ótima para quem tem crianças.

É permitido fazer picnic mas não pode levar animais, bebida alcoólica ou churrasqueira. Crystal Beach é uma praia pública mas há algumas áreas ao redor que são fechadas ao público.

Como chegar: Pegue a QEW sentido Niagara Falls mas não entre na cidade. Siga em direção a Fort Erie e saia na Sodom Rd. Siga essa rua por uns 13km (ela vai mudando de nome) até chegar na Erie Rd. Vire a direita na Erie Rd,
a praia está a uns 500m a frente, à sua esquerda.

Wasaga Beach

Outra praia super popular no verão, só que esta fica para o norte, pertinho de Blue Mountain. Ela fica na Georgian Bay, uma baía na parte sudeste do Lago Huron. A praia é enorme mas a área próxima dos restaurantes é a melhor para tomar banho pois não tem aquela lama na beira.

Também é ótima para ir com crianças porque é bem rasinha e sem ondas.

Leia mais detalhes sobre Wasaga Beach aqui.

Sandbanks

A praia de Sandbanks fica dentro de um parque provincial a 220 km de Toronto. O local é lindíssimo, com areia fininha, água calma e temperatura agradável para banho. Mas a principal atração dessa praia são as dunas de areia, que me lembram algumas praias do nordeste brasileiro.

Leia mais detalhes sobre Sandbanks aqui.

Grand Bend e PineryPinery

Grand Bend é una cidade com cara de praia e super infraestrutura para os banhistas. É muito procurada no verão, por isso esteja preparado para chegar cedo se quiser encontrar um local para estacionar.

Para quem busca uma opção de lugar mais tranquilo eu sugiro ir o Pinery Provincial Park, que fica do lado de Grand Bend e a praia é bem similar, porém menos lotada porque o parque é enorme e as pessoas ficam espalhadas.

Leia mais detalhes sobre Grand Bend e Pinery aqui.

Turkey Point Beach

Turkey Point fica totalmente fora do radar e não tem muita infraestrutura, ainda assim achei legal pela tranquilidade do lugar. Ela fica no Lago Erie e faz parte do Turkey Point Provincial Park. A água é muito tranquila e areia fininha.

Ali pertinho tem uma vinícola chamada Burning Klin (1709 Front Rd, St Williams) e dá para combinar os dois passeios.


Foto Woodbine Beach de Dennis Jarvis, Crystal Beach de Nick Quaranto

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Solange disse:

    Muito interessante o seu texto. Praia!!!

Deixe um Comentário