Perguntas e respostas: que roupa usar e como se locomover em Toronto?

O Maurício, de Cuiabá, pediu que eu respondesse as seguintes perguntas:

1ª –É muito frio? Onde vou comprar roupas para esse frio? (sobre o inverno)

O inverno daqui é frio sim, principalmente para quem não está acostumado, mas usando roupas apropriadas você sobrevive muito bem. Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios do inverno em Toronto, com temperatura média de -10, podendo ser mais frio. Para acompanhar a previsão do tempo nas cidades canadenses indico o site da The Weather Network.

Fonte: myrantsandramblesOs itens básicos do kit sobrevivência de inverno são: uma boa bota de neve ou sapato impermeável (nenhum Fonte: Sears.cado Brasil), calça térmica para vestir por baixo da roupa (thermal underwear), uma touca, camisas de gola alta, luvas, suéter, casaco de nylon daqueles com enchimento e de preferência com capús. O segredo é vestir várias camadas que possam ser facilmente retiradas quando entrarmos nos locais fechados, sempre aquecidos com temperaturas próximas a 20˚C. Não sei em Cuiabá, mas em SP e RJ existem lojas nos shoppings especializadas em roupas de inverno para quem vai viajar, você vai ter que comprar algo para vestir na viagem. Aqui uma opção econômica é o Wal Mart, lá tem tudo. Se vai passar pouco tempo e não se importar, existem lojas de roupas usadas que vendem casacos com preços bem baixos (Vallue Village, Goodwill, Thrift Store). Um bom casaco de frio, novo, custa em média $200.  Lojas mais especializadas como  The North Face, Sail e Bass Pro tem produtos de melhor qualidade e os preços são maiores também. Geralmente botas, casacos e luvas novas possuem uma etiqueta informando a temperatura que eles suportam e se são ou não impermeáveis. Se não tiver a tal etiqueta é porque não serve para o inverno.

2ª – Para se locomover em Toronto: quanto custa e como funciona?

Em relação ao transporte público, o que posso dizer é que funciona muito bem. O pessoal aqui reclama mas em comparação com o Brasil é uma maravilha. O transporte é administrado pelo TTC, no site deles você encontra mapas de todas as linhas de metrô/ônibus/bonde disponíveis. No metrô o TTC map está disponível de graça é só pedir no guichê.

A passagem custa $3 (adulto), $2 (idoso) e $0,75 (crianças de 2 a 12 anos). Para pegar o ônibus ou bonde você precisa ter o dinheiro exato da passagem (ou um token, ou um passe – já explico) pois não há cobrador, só um cofre transparente onde você joga o dinheiro e o motorista confere. Nos guichês do metrô o dinheiro pode ser trocado. Quando entrar no transporte você pega um transfer com o motorista (ou na máquina do metrô) e pode usar para trocar de veículo indo numa mesma direção. Se você vai num lugar que precisa pegar dois ônibus (ou 3, etc) ou ônibus e metrô, paga apenas uma vez e apresenta o transfer no próximo. O transfer não vale para voltar. Por exemplo, você está indo em direção oeste, desce numa interseção e pega outro ônibus indo para o norte ou para o sul.

Se você usa o transporte público todos os dias pode comprar tokens ou passes para economizar. O token é uma moedinha dourada e prateada, que pode ser comprada no metrô ou lojas de conveniência por $2,65. Tem que comprar no mínimo 3. Para crianças e idosos existem tickets que também podem ser comprados em quantidade e ficam mais baratos Outras opções são os passes diário, semanal e mensal, $10,75 $38,50 e $128,50 respectivamente. Vale lembrar que o metropass, o passe mensal, é válido do primeiro dia ao último de cada mês e não um mês a partir da data de compra. Uma vantagem do metropass para quem vai fazer turismo é o desconto em algumas atrações da cidade, como Casa Loma, CN Tower, Zoo etc. Para uma lista completa dos locais e respectivos descontos, clique aqui.

Bem, é isso. Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição. Tem um site para brasileiros que vem estudar, passear e morar em Toronto que é bem legal, o OiToronto – Toronto para brasileiros, vale a pena dar uma olhada. Tem muitas dicas legais.

Depois de escrever o post descobri que o TTC tem uma ferramenta para planejar sua rota e indica quais linhas deve pegar. Basta entrar com o endereço ou interseção de partida e chegada, horário que deseja sair ou chegar ao destino e pronto aparece tudo explicadinho. Para usar essa ferramenta clique aqui.

Post relacionado

Como se locomover em Toronto com crianças

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. celmartin disse:

    Querida,
    Super guia!
    A solução para essa friaca são mesmo as roupas térmicas, umas por cima das outras. Eu adoooooro frio, mas muito bem agasalhada, toda trabalhada no cachecol, gorro e luvas (as mãos são super importantes! fico imóvel sem luvas).
    bjocas

  2. Mauricio Neto disse:

    Olá Livi!

    Estou muito grato pela atenção que você dispôs!
    Posso dizer com certeza que foi beeem esclarecedor principalmente a parte do transporte.

    Quanto ao frio eu estou me preparando psicologicamente. O problema é que aqui em Cuiabá nao tem nada nem perto de roupas para esse tipo de inverno, entao creio que terei que sair correndo do aeroporto e ir comprar um casaco.

    Mas nao tem problema, afinal, viagem de estudante é assim mesmo, só perrengue.

    Entao é isso. Agora é só começar os preparativos.

    Muito obrigado!

    Até mais!

    • Livi disse:

      Pois é Maurício em Salvador eu tinha o mesmo problema. Mas tem algumas lojas que vendem online aí no Brasil, dá uma procurada no Google. Quanto ao casaco, não gaste muito aí pois você nãa achará nada que suporte o inverno daqui e se achar vai ser uma fortuna. Boa sorte e boa viagem.

Deixe um Comentário