Um passeio por lugares feios de Toronto

Sim você leu certo, esse post não vai ter roteiro de lugares bonitinhos para visitar. Vamos sair da rotina e mostrar que Toronto também tem um lado feioso, que ela não gosta muito de mostrar em seus livros de turismo. Ela é vaidosa. Calma que não fiquei doida, esse é apenas o tema que escolhemos para o post do projeto #VidaEmTO desse mês. 🙂

Aos meus olhos Toronto é uma cidade bonita, pelo menos no geral. Mas há áreas e construções bem estranhas, muitas vezes no meio de prédios novos e atrações bem visitadas. A cidade cresceu e parece que certos lugares ficaram abandonados e não receberam a atenção que mereciam, ou simplesmente pela sua localização e tamanho, não há muito o que fazer.

Eu sei que gosto é uma coisa pessoal então talvez o que é visualmente desagradável para mim, possa não ser para você, portanto leia esse post com bom humor. Vou deixar o link do Google Maps, caso você queira fazer um passeio virtual por esses lugares.

Robarts Library

Veja no Google Maps

A Robarts Library é uma biblioteca de pesquisa que pertence à Universidade de Toronto. Sua arquitetura é um verdadeiro exemplo de brutalismo. Para mim a parte externa do prédio se parece com um peru ou um pavão, não consigo decidir qual o bicho.

Mas nem sempre podemos julgar algo por sua embalagem, se você tiver a chance de entrar nessa biblioteca vai perceber que seu interior é lindo!

No momento o prédio está passando por uma reforma, e vai dar uma melhorada no visual (pelo menos quando olharmos para o lado oeste do prédio). A previsão é que ele fique pronto no outono de 2019.

Embaixo da Gardiner Expressway

Veja no Google Maps

O trecho da Gardiner expressway que corta o centro de Toronto é suspenso e por baixo dele a vista é essa aí da foto. Me lembra o Minhocão de São Paulo. Acho feio e confuso de andar, sempre me atrapalho toda vez que passo por lá.

Port Lands

Veja no Google Maps

Região industrial no sudeste de Toronto, na beira do lago. Há vários terrenos vazios, containers empilhados, galpões e nenhum apelo visual. Curiosamente há vários estúdios de gravação e até alguns bares famosos na região, como o Cabana Pool Bar.

Toronto Coach Terminal


Veja no Google Maps

Escondida no meio dos arranha-céus e pontos turísticos mais famosos de Toronto, na esquina da Bay e Dundas, está a horrorosa rodoviária da cidade. A região ao redor é bonita, então quando você dá de cara com esse terminal, nem dá para acreditar.

Gunns Rd e Glen Scarlett Rd

Veja no Google Maps

A região próxima da St Clair e Keele St é conhecida como Stockyards pois no passado era a área onde ficavam os bichos antes de irem para o matadouro. Atualmente ela não é mais usada para isso e vem sendo revitalizada desde 1990. Porém ainda há algumas indústrias e frigoríficos no local, principalmente concentradas basicamente na Glen Scarlett Rd e Gunns Rd.

A região ao redor dessas ruas tem casas bonitinhas, shopping e grandes lojas como Canadian Tire, Home Depot e Walmart e é uma boa área muito bem localizada, ótima para morar.

Orfus Rd.

Veja no Google Maps

Para quem não conhece, essa é uma rua comercial, cheia de lojas. É possível encontrar roupas, calçados e até artigos para casa com ótimos preços lá, mas esteticamente a rua é horrorosa.

Jameson Ave, sul da King St. W.

Veja no Google Maps

Avenida cheia de prédios velhos, caindo aos pedaços. Se você estiver procurando apartamento para morar em Toronto, fique longe dessa rua pois sempre há queixas de infestação de baratas e bedbugs nos prédios.

A fábrica de açúcar em downtown

Veja no Google Maps

A Redpath é uma fábrica localizada na beira do lago, bem no centro de Toronto. Ela ocupa um quarteirão inteiro, numa região onde o metro quadrado para construção de prédios residenciais e comerciais é super concorrido. Apesar de ser um ícone na história de Toronto, acho estranho ver essa fábrica enorme downtown.

Adjacente a fábrica está a famosa Sugar Beach, um parque que custou $14 milhões para ser construído, onde você pode sentar embaixo de um guarda sol rosa de quase $12 mil e apreciar a vista do lago de um lado, e da fábrica do outro.

Kensington Market

Veja no Google Maps

Esse está nos livros de turismo e definitivamente vale a visita. Kensington Market é diferente, é eclético, curioso, mas esteticamente feio, em minha opinião. Mas é um feio interessante, sabe? Se você decidir passear por lá não deixe de visitar a Blue Banana Market, uma loja super legal onde encontramos vários souvenirs diferentes. E se o passeio esquisito te animar, continue caminhando até Chinatown, ali do lado.

A estação de metrô/ônibus da Islington

Veja no Google Maps

Gente, não tenho nem palavras para descrever essa coisa que eles chamam de estação de metrô da Islington. A da Kipling segue a mesma linha de feiura…

Laneways

Veja no Google Maps

Laneways são ruas estreitas, entre casas ou prédios. Em bairros residenciais mais antigos, é comum ter essas ruas estreitas com saída das garagens de todas as casas. É praticamente uma rua só de garagens, sem padronização.

Horner Ave.

Veja no Google Maps

Eu passo por essa rua toda vez que vou no saldão de brinquedos da Samko, o prédio mais lindo que tem lá é o do presídio. Preciso dizer mais alguma coisa?

Esses são só alguns cantinhos medonhos de Toronto, mas ela tem muitos outros. O que você adicionaria, ou tiraria, dessa lista?


Projeto #VidaEmTO

Agora, confira os postos da outras participantes do projeto #VidaEmTO:

Gabriela | Gaby no Canadá
Mariana | Virei Canadense
Paula | Brasileira em Toronto
Sil | Mundo da Sil

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Adorei seu post, Livi! E essas laneways são pavorosas, eu não passo a pé nem que me paguem, morro de medo! :O

  2. Gabriela disse:

    Vc lembrou de muuuuita coisa feia hehehehe… acho medonho o terminal de ônibus mesmo e a região ao redor tbem. Amei seu post Livi!

  3. Daniel day Paz disse:

    Portlands esta sendo revitalization sera em alguns anos uma das areas mais bonitas e valorizadas da cidade. Da uma olhada: https://youtu.be/7gisPx_TZvo

Deixe um Comentário