Outono: como acompanhar a mudança de cores das árvores, em Ontário e Quebec

Para mim o outono é a estação mais fotogênica de todas. Eu amo acompanhar a mudança de cores e visitar os parques nessa época. Geralmente o pico das cores de outono acontece entre o fim de setembro e metade de outubro.

Só que as árvores não mudam de cor todas ao mesmo tempo, isso vai depender muito da localização. Quanto mais ao norte, mais cedo as cores aparecem. E para não me decepcionar, antes de planejar qualquer passeio sempre confirmo se as árvores já estão coloridas na região que pretendo visitar. Para isso eu consulto um dos Fall Colour Reports disponíveis online.

cores-outono-2

Relatórios das cores do outono

No Canadá várias províncias publicam um Fall Colour Report semanalmente, nos meses de setembro e outubro. Esses relatórios indicam a percentagem de mudança de cor. Começando do 0%, se não houver nenhuma mudança e 100% indicando que todas as árvores já mudaram de cor. Quando chega em 25% já está lindo, com uma bela mistura de verde, amarelo, laranja e vermelho.cores-outono-1

Listei aqui os sites que fornecem as informações nas províncias de Ontário e Quebec.

Ontário

  • Ontario Parks – O site mostra um mapa e uma lista com o status de todos os parques provinciais de Ontário. É bem detalhado e inclui porcentagem de árvores que mudaram de cor e que já caíram.
  • Ontario Tourism – O Departamento de turismo de Ontário oferece um relatório semanal para todas as regiões da província.
  • Algonquin Park  – Eles publicam um relatório super detalhado com gráficos indicando cor de folhas e quantas árvores já mudaram de cor. Acho que é o mais completo e indicado para quem vai passear na região.

cores-outono-4

Quebec

O site de turismo Quebec Original também informa as condições das árvores no outono em várias regiões da província. Os relatórios não indicam a percentagem, apenas o estágio e a cor predominante.

cores-outono-6

Curiosidade: por que as folhas mudam de cor no outono?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é só a queda de temperatura que faze as folhas mudarem de cor. Depois do verão, os dias começam a ficar mais curtos, as árvores recebem menos luz e portanto começam a se preparar para o inverno. Para sobreviver, elas entram em estado de dormência e o primeiro passo é diminuir o seu metabolismo. Com isso as árvores param de produzir clorofila, que dá a cor verde das folhas. Sem clorofila as folhas ficam com tons que vão do amarelo ao vermelho.

Bem é isso gente. Agora que todo mundo já sabe onde procurar, bom passeio e aproveitem muito o outono!

Leia também

Crawford Lake e Rattlesnake Point: dois parques, um ingresso

Belfountain Conservation Area: um parque lindo pertinho de Toronto

10 parques lindos em Ontário para você visitar ou acampar

Passeios bate-volta saindo de Toronto, para cada estação do ano

5 lugares para fotografar no outono

Meus programas favoritos no outono em Toronto

Programas para curtir o outono em Toronto com crianças

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Solange Rodrigues disse:

    Livi muito legal essa dica! Obrigada por nos ensinar.

Deixe um Comentário