Osgoode Hall, o nosso palácio da justiça

O Osgoode Hall é uma espécie de palácio da justiça da província de Ontário. O prédio é um dos mais antigos de Toronto, a primeira parte foi finalizada em 1832. Ao longo dos anos ganhou várias adições, que foram feitas para acomodar as necessidades dos seus donos. Hoje ele abriga o Ontario Court of Appeal (Tribunal de Recurso), parte do Supreme Court of Justice (Superior Tribunal de Justiça) e a Law Society of Upper Canada, órgão que regula os advogados e paralegais em Ontário (como a OAB no Brasil).

A primeira vez que visitamos o Osgoode Hall foi no Doors Open mas o prédio  pode ser visitado em qualquer época do ano. É só entrar, passar os pertences num raio-x, depois detetor de metais e somos liberados. Eles dão um mapa e a gente vai andando. O prédio só fica aberto de segunda à sexta. A diferença de visitar num dia normal é que as pessoas estão trabalhando e talvez alguma sala possa estar fechada.

Osgoode-Hall-Toronto-1

 

O tour

Apesar do prédio não ter sido listado como kid-friendly, na época do Doors Open, decidi ir com as meninas mesmo assim e foi bem legal pois eles estavam preparados. Na entrada elas receberam uma folha com 6 fotos, para fazer uma espécie de caça ao tesouro e descobrir onde estava cada coisa. Eu recebi uma outra folha com pistas, para ajudá-las. Ponto para eles, as pequenas ficaram super interessadas olhando tudo e procurando os detalhes da arquitetura que estavam nas fotos. E eu pude olhar as coisas também.

Logo na entrada vemos o átrio, que foi construído entre 1857-1860, todo em pedra de Caen, a mesma usada na construção da Torre de Londres. Fiquei encantada com o chão, as colunas e o teto.

Osgoode-Hall-Toronto-11 Osgoode-Hall-Toronto-15 Osgoode-Hall-Toronto-14

Depois segui o mapa para visitar algumas salas que abrigam os tribunais, the Great Library e Bencher’s Quarters.

Osgoode-Hall-Toronto-4Osgoode-Hall-Toronto-12Osgoode-Hall-Toronto-7

The Great Library (Grande Biblioteca) é a maior biblioteca particular de direito do país, com 100.000 volumes. A arquitetura da sala de leitura é impressionante, lembra muito aqueles prédios antigos e pomposos da Europa.

Osgoode-Hall-Toronto-16Osgoode-Hall-Toronto-20

Osgoode-Hall-Toronto-6

Na última parte do tour fomos ao Bencher’s Quarters, que é dividido em duas partes, uma sala que era usada para reuniões informais e o Convocation Hall onde os alunos da faculdade de direito tinham aulas e faziam provas.  O vitrais nas paredes ilustram a história do sistema de justiça canadense. Hoje a área é usada como restaurante e fica aberta para o público de setembro a junho, das 12 às 14 horas. No dia do nosso passeio eles estavam vendendo alguns lanches e nós aproveitamos para sentar e comer. Fiquei tão apaixonada pelo lugar que tive que sentar lá para olhar cada detalhe.

Osgoode-Hall-Toronto-17 Osgoode-Hall-Toronto-8 Osgoode-Hall-Toronto-18 Osgoode-Hall-Toronto-19

O Osgoode Hall oferece tours guiados durante os meses de Julho e Agosto, de segunda a sexta às 13:15h. A duração é de uma hora e é limitado a 20 pessoas apenas. Custo: free.

Localização

Endereço: 130 Queen Street West – Toronto, ON (do lado da prefeitura)


Se você curte arquitetura e/ou prédios históricos, leia também

City Hall, a prefeitura de Toronto

Roma? Não, Guild Inn Gardens

Teatros Elgin e Winter Garden

Roteiro fotográfico por Toronto

ROM, o museu que parece a casa do Superman

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ginapsi disse:

    Maravilhoso! Muito bonito por dentro. Outro que está na minha lista, quando for visitar Toronto!Bj

Deixe um Comentário