Os Teatros Elgin e Winter Garden

O Elgin e Winter Garden foram inaugurados em 1913 e ainda funcionam até hoje, eles foram construídos um em cima do outro e por isso são chamados de double-decker ou stacked (empilhados). São os únicos desse tipo no mundo que ainda funcionam.

elgin-2

Tive a oportunidade de conhecê-los durante o Doors Open Toronto, evento anual que abre as portas de várias atrações gratuitamente durante um fim de semana.

Do lado de fora do prédio não temos nenhuma noção da grandeza e da beleza do seu interior, já perdi a conta das vezes que passei ali na frente e nunca percebi que eram dois teatros em um. Já moro aqui a mais de 12 anos e essa cidade ainda me surpreende!

Os teatros tem uma história bem interessante. O Elgin e Winter Garden foram feitos para exibir peças do tipo Vaudeville, um gênero de variedades bem popular 100 anos atrás, e filmes do cinema mudo.

elgin-1WInter-Garden-4

O Teatro Elgin

O Elgin fica embaixo e tem capacidade para 1561 pessoas, foi o primeiro que visitamos. É um teatro bem formal, todo trabalhado em madeira, com detalhes em dourado, tecidos luxuosos e até um domo. Fiz uma viagem no tempo e fiquei imaginando como era viver naquela época, frequentando lugares assim. As meninas também ficaram bem impressionadas. Olhamos o primeiro nível e depois subimos as escadas para ver o segundo.

teatro-Elgin-7-1

teatro-Elgin-5teatro-Elgin-2 teatro-Elgin-6 teatro-Elgin--12 teatro-Elgin--10teatro-Elgin-7-7

O Teatro Winter Garden

Em seguida, fomos no Winter Garden que está sete andares acima do Elgin e tem capacidade para 992 pessoas. O elevador antigo foi modernizado mas ainda é preciso soltar uma manivela para que ele funcione (ou é apenas faz de conta). A voluntária deixou que as meninas fizessem nas duas vezes que entramos nele, nem precisa dizer que por elas teríamos ficado ali subindo e descendo o dia todo né? 😉

O segundo teatro, como seu nome sugere, é um jardim de inverno, com paredes pintadas a mão e plantas de verdade no teto. Parece que entramos num conto de fadas.

WInter-Garden-7WInter-Garden-8 WInter-Garden-3 WInter-Garden-5 WInter-Garden-2

Em 1928, com o declínio do gênero Vaudeville o Elgin começou a exibir filmes com som e o Winter Garden foi fechado. Ele permaneceu assim por mais de 50 anos e acabou meio esquecido. O Elgin continuou exibindo filmes de segunda até o complexo ser comprado pela agência que cuida do patrimônio histórico da província (Ontario Heritage Trust) em 1981. Em 1987 o complexo foi fechado para reforma e só foi reaberto 2 anos depois. Durante esse período eles descobriram o maior acervo de objetos e cenários Vaudeville do mundo dentro do Winter Garden.

Hoje exibe peças teatrais e filmes no Festival de Cinema de Toronto.

Você pode visitar os teatros todas as quintas (5 p.m.) e sábados (11 a.m.), o tour dura 1,5hs, e vamos em áreas que ficam fechadas no Doors Open, como bastidores, sala de projeção, camarins etc. Custa $12 adulto e $10 idosos e estudantes. Mais informações no site do Elgin e Winter Garden.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. ginapsig disse:

    Lindos! Amei esses teatros e já vou colocá-los na minha lista, da próxima viagem!Bjs

Deixe um Comentário