O belíssimo Templo Hindu de Toronto

Nunca tinha visitado um templo Hindu antes e como não tenho planos de ir na Índia tão cedo fiquei super feliz ao saber que aqui em Toronto tinha um no estilo daqueles tradicionais, todo esculpido em pedra. Vi num programa de TV na época que estava sendo inaugurado mas depois acabei esquecendo. Duas semanas atrás estávamos lá perto e resolvemos entrar para um tour.

O BAPS Shri Swaminarayan Mandir é o nome do nosso templo, localizado no noroeste da cidade. Ele foi construído com a ajuda e dinheiro de voluntários. As peças em mármore, calcário e arenito foram esculpidas na Índia por 1800 artesãos e enviadas para o Canadá. Aqui, 400 pessoas ficaram responsáveis por montar o imenso quebra-cabeça para erguer o templo. A obra durou 7 anos no total.

A visão da parte externa é impressionante, fiquei babando com a riqueza e beleza dos detalhes. Tirei algumas fotos com o celular mas quero voltar com a câmera num dia de sol.

templo-Hindu-toronto12 templo-hindu-toronto-17 templo-hindu-toronto-14

Para entrar no templo é preciso passar pelo Haveli, o prédio de madeira que está ao lado, ele serve como uma espécie de espaço cultural. A palavra é referência aos pátios reais, famosos na Índia no século 17. A entrada é gratuita.

templo-Hindu-toronto10 templo-Hindu-toronto11

Na parte de baixo do templo há um museu e uma sala onde podemos assistir ao Abhishek, ritual de orações. Não visitamos nenhum dos dois. As meninas não ficariam quietas durante o ritual e nós deixamos a carteira no carro. Ficamos com preguiça de voltar para pegar porque estava chovendo. Fica pra próxima.

No segundo andar fica o santuário sagrado. É proibido fotografar a parte interna mas perguntei se poderia compartilhar as fotos do site oficial deles e disseram que sim, então olha aí que espetáculo.

templo-Hindu-toronto5 templo-Hindu-toronto4 templo-Hindu-toronto3 templo-Hindu-toronto9 templo-Hindu-toronto7templo-Hindu-toronto8templo-Hindu-toronto6

O templo daqui é igual a outros espalhados pelo mundo, a minha amiga Celina, do blog Mala de Rodinha, visitou um em Londres.

Informações úteis

  • Endereço: 61 Claireville Drive, TORONTO
  • Horário para visita: diariamente das 9h às 18:30h
  • Estacionamento gratuito
  • É preciso tirar os sapatos ao entrar no Haveli, mulheres podem colocá-los a esquerda e os homens a direita.
  • Homens e mulheres ficam separados se quiserem observar os rituais deles.
  • Não é permitido entrar de short, saia acima dos joelhos e blusas sem manga. Sarongs estão disponívies na entrada para quem não estiver vestido de acordo.
  • Não pode entrar com nenhum tipo de comida ou bebidas, incluindo chicletes.
  • Crianças são bem vindas, acompanhadas de adultos.
  • Celulares devem ser desligados
  • Proibido animais no complexo
  • O ônibus da Wilson Av. 96B – West towards Humberline & Albion te deixa lá na porta. Para saber como ir de transporte público a partir do seu endereço, consulte o Triplinx, demora mais ou menos 1:20h saindo da estação de metrô Union.

Todas as fotos sem o símbolo do Baianos no Polo Norte são da galeria de fotos do BAPS Shri Swaminarayan Mandir e foram publicadas com a devida autorização.


Quer receber mais informações sobre Toronto ou dicas de viagem?
Então curta a página dos Baianos no Polo Norte no Facebook

Acompanhe nossas fotos em tempo real no Instagram @livi_souza

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. ginapsi disse:

    Que pena , não lembrei de visitar esse templo!

  2. Decley disse:

    Livi.

    Gosto muito das dicas dos locais que voce visita e posta. Achei lindo este local, infelizmente qdo fui á Toronto nao ouvi falar deste lugar. Adorei também as fotos de seu passeio pelas Montanhas Rochosas do Canadá. Moro em Edmonton e já conheço muito lugares que vc postou, fiquei com uma vontade de voltar e rever tudo. Lindas fotos.

    • Livi disse:

      Obrigado Decley!
      Que maravilha morar tão pertinho desse paraíso, acho que se eu pudesse iria para as montanhas todo fim de semana 🙂
      Abraço!

  3. ALISSON disse:

    Sempre passo por ali e me pergunto o que seria…..muito legal saber….vamos fazer uma visita…

  4. Renata disse:

    Que lugar incrívelll! Adorei a dica e as fotos, que nem parecem de celular rs
    Já inclui no meu roteiro!
    Bjs

Deixe um Comentário