Nuit Blanche

Na madrugada de sábado para domingo, acontece em Toronto a Nuit Blanche, ou em inglês “Sleepless Night”, ou em português algo como “passar a noite em claro”.

Nuit Blanche é um evento que foi criado em Paris, em 2002, numa tentativa de levar a arte contemporânea às massas, exibindo obras em locais públicos, durante toda a madrugada. Nuit Blanche começa quando o sol se põe e termina ao nascer do dia, 12h de pura extravagância!

O movimento logo se espalhou por outras cidades da Europa e chegou em Toronto em 2006 . Toronto foi a primeira cidade a duplicar o modelo parisiense da Nuit Blanche, transformando vizinhanças e a fachada da cidade numa grande exibição de arte e abrindo as portas dos museus para tornar a arte contemporânea acessível a todos.

A edição 2010 acontecerá em três zonas do centro da cidade e contará com mais de 130 exibições. Para obter um mapa do evento, apps para o iphone, lista das exibições ou outras informações vá no site oficial aqui. E o melhor de tudo, é free, graças ao patrocício do Scotiabank e da prefeitura de Toronto. Para facilitar a locomoção, o TTC (Toronto Transit Comission) disponibilizou um passe no valor de $10 (Special All Night-Day Pass), que dá direito a até 2 adultos e 4 crianças circularem nos transportes públicos das 5h da madrugada de sábado até 9h da manhã no domingo. Sweet!

Eu estou doidinha para ir mas por razões obvias não dá. 🙁

Para vocês terem uma idéia do que esperar de um evento desse, vejam videos da Nuit Blanche 2008 (Prefeitura iluminada) e 2009 (CN Tower piscando no ritmo da música).

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário