Festival de inverno no Ontario Place e instalações de arte

O Ontario Place é um conjunto de 3 ilhas artificiais, com 360.000m², que foi construído para ser uma área de entretenimento e também um parque de exposições. Ele foi inaugurado em 1971 e funcionou até 2011. Depois disso foi fechado e iniciou-se um plano de revitalização para aproveitar melhor a área. A East Island já foi transformada no Trillium Park, a Cinesphere (cinema) reabriu e a West Island está sendo usada para eventos. Um deles é o festival de inverno, que está no seu segundo ano e traz instalações de arte, pista de patinação e muitas árvores iluminadas. Nós fomos conferir e gostamos do que vimos.

Chegamos no fim da tarde pois as minhas filhas estavam doidas para patinar. A pista de patinação fica aberta somente nos fins de semana. Levamos os nossos patins e equipamentos mas quem preferir pode alugar por lá.

A pista é cercada de pinheiros iluminados e tem a CN Tower como pano de fundo, bem aconchegante. Há também um palco, onde um DJ anima as noites de sábado. Porém ficamos um pouco decepcionados pois a pista é feita com um material plástico, ao invés de gelo, então não desliza tão bem. Talvez por isso estava tão vazia.

Ao lado da pista tem um food truck do Beaver Tails, uma lanchonete e uma fogueira para se esquentar um pouco.

Com o cair da noite, a iluminação das árvores foi ficando mais evidente e o local ganhou outra cara. Só para dar uma ideia da dimensão, são 150 árvores espalhadas no parque e 180.000 luzinhas!

Instalações de arte

Além da iluminação das árvores, há 18 instalações de arte interativas que misturam luzes, movimento e muita criatividade. No site do Ontario Place tem uma descrição completa de todas elas, assim como uma pequena biografia dos artistas.

O tema da exposição é “Disruptive Engagement“. Como vocês podem imaginar, no inverno o clima na beira do lago é bem intenso, com muito vento e temperaturas extremas. E essa interação da Mãe Natureza com o parque no inverno foi inspiração para o tema.

Algumas das instalações:

Obscura

A Warm Hug, uma instalação que muda de cor ao ser abraçada.

Halo

Earth Resist

Stella Polaris

The Faraway Nearby.

Iridescent Towers
Circadian Rhythms

Pendulum Making Waves. A instalação fica dentro desse domo branco que lembra um iglu e de todas foi a minha favorita! Possui 100 primas conectados em barras de alumínio, e quando mexemos a luz dança no teto como se fosse a aurora boreal.

Eu conheci o Ontario Place quando ele tinha parque de diversões, pedalinhos na água, navio museu (o HMCS Haida) e muita gente circulando, então toda vez que vou lá sinto uma sensação estranha de abandono. Dessa vez foi diferente, o vazio foi preenchido com luzes.

Adorei fazer esse passeio e vou voltar quando nevar para ver o contraste.

Para quem está planejando ir, não esqueça de se vestir adequadamente para o frio pois na beira do lago venta bastante.

Informações

Endereço: 955 Lake Shore Blvd. W. – West Island
Estacionamento: $3 por 30 minutos ou $15 o dia
Datas: de 23/11/2018 `17/3/2019
Preço: gratuito

Além do festival de luzes e pista de patinação, a partir do dia 29/11 teremos  o Aurora Winter Festival, porém essa será uma atração paga.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário