Previsão do inverno 2017/2018 em Toronto: terrível ou apenas normal?

Nos meses de outubro e novembro, começam a sair inúmeras previsões sobre como será o inverno no Canadá. A previsão publicada pela The Weather Network foi assunto em quase todos os jornais canadenses. E alguns deles escreveram matérias com títulos apocalípticos. Mas afinal o que diz essa previsão? Nada demais. Para resumir, o meteorologista chefe da emissora disse que teremos um “Classic Canadian Winter”, com muita neve.

Segundo ele, as áreas em verde escuro receberão mais neve que o normal. A área mais clara ficará próxima do normal e a marrom, menos do que o normal.

Em relação a temperatura, a área em azul será mais fria que o normal, verde perto da média e vermelha mais quente.

Para Ontário a previsão é que teremos o inverno com mais neve da última década, com alguns dias super frios e outros mais amenos (nenhuma novidade nesse ponto). Muita gente surtou quando leu “mais neve” e já pensou logo num snowmageddon (snow + Armageddon). Mas calma que pode não ser o fim do mundo que muitos estão pensando.

Se você mora aqui a mais tempo, como eu, com certeza já percebeu que os invernos mais frios e os mais amenos se alternam. E uma vez a cada 7-10 anos mais ou menos, acontece um inverno que neva para caramba. Os invernos mais memoráveis para mim em Toronto, em relação a neve foram :

  • 2013/2014 – aquele da tempestade de gelo que deixou a cidade sem luz vários dias.
  • 2007/2008 – aquele que não acabava nunca. Nevou inúmeras vezes entre os meses de novembro e março e foi o 3º inverno com mais neve da história (194cm), porém não caiu tudo de uma vez.
  • 1998/1999 – aquele que nevou 118,4cm em 2 semanas. Esse sim foi horrível e causou muito transtorno. Fechou metrô, fechou aeroporto, o prefeito chamou até o exército… Eu tinha acabado de chegar e o Canadá quis me traumatizar.

Segundo o site da Weather Network, num inverno normal, Toronto recebe em média 127cm de neve de novembro à março. Nos últimos invernos ficamos bem abaixo dessa média. Então nevar mais do que na última década pode não ser tão fora do normal assim. A previsão deles menciona que há semelhanças com o sistema meteorológico de 2007/2008. Isso indica que pode nevar bastante mas não necessariamente vai cair tudo de uma vez. Eles dizem que será um inverno clássico, branquinho, diferente dos invernos mais secos que tivemos nos últimos anos. Não dizem que será pior, dizem clássico. 

O problema é que estamos mal acostumados com os invernos menos intensos. O do ano passado foi o mais quente em 70 anos. Portanto, dizer que esse ano será mais frio que o ano passado também não é motivo para pânico.

Então não entendo qual é o big deal, nem o sensacionalismo de alguns jornais. Fica parecendo que será pior do que realmente é.

Mas estamos falando de Canadá, genteQualquer um pode dizer com convicção que teremos muito frio e neve em alguma parte do país, em algum momento do inverno. Recordes serão quebrados, um lado do Canadá terá dias amenos enquanto o outro estará sofrendo com frio intenso. Algumas cidades estarão completamente sem neve, enquanto outras estarão debaixo dela. Qual é a novidade?

Como diz o Rick Mercer, humorista local, parece que as pessoas que moram aqui esquecem de como é o inverno e entram em pânico toda vez que o assunto é frio e neve. E para os que nunca estiveram aqui nessa época, a apreensão só aumenta toda vez que falamos do clima.

E só para vocês verem que essas previsões a longo prazo não são de muita confiança, o Environment Canada disse que não vai ter tanta neve assim.

Por isso, não sofram por antecipação. E idependente de qual seja a previsão a longo prazo, esteja sempre preparado para enfrentar o frio e a neve nos meses de novembro a março. Porque a realidade é que qualquer inverno no Canadá será exatamente isso, inverno.


Leia mais sobre o inverno

Como se preparar para o inverno no Canadá

Como se vestir para o inverno

Como fugir da depressão de inverno

Dicas para dirigir no inverno

Dicas para prevenir irritações na pele, nariz e boca, comuns durante o inverno

O que fazem em Toronto no inverno

Imagens sem logomarca são de divulgação.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Amanda disse:

    Eu acho que fazem sensacionalismo pra ganhar audiência…
    Tô aqui faz uma semana só e dia vez que liguei naquele canal do tempo estavam falando que ia ter neve, até agora vi três floquinhos no domingo kkkk

  2. voltei para dizer que amei ver Vancouver aparecer como “near normal” nos dois mapas =)

  3. mega master útil
    bora reforçar as roupas de frrrrrio

Deixe um Comentário