Forks of the Credit Provincial Park

Nós adoramos fazer caminhada em parques e ficar em contato com a natureza. As meninas também adoram e de vez em quando pedem para passear numa “floresta”. Dia desses pediram para fazer hiking e nós saímos meio que sem rumo procurando um lugar novo para explorar. Dei uma pesquisada rápida e achei o Forks of the Credit Provincial Park, que fica na região de Caledon, bem perto do Belfountain Conservation Area. Ele é pouco conhecido e frequentado apenas por locais.

Não há uma portaria e nem funcionários para responder perguntas. Não há taxa para entrar, apenas de estacionamento, que é cobrado de acordo com o tempo de permanência (máximo $14.50). Não deixem de comprar o bilhete de estacionamento da máquina pois o pessoal vem checar e aplica multa.

No estacionamento há um mapa mas não consta detalhes sobre o tamanho ou dificuldade das trilhas, então imaginamos que eram todas fáceis. Quase todas são indicadas para hiking, bicicleta e passeio de cavalos. Reparem que não há nenhum aviso ou alerta no mapa.

forks-of-the-credit-provincial-park-22

Eu já sabia que havia uma cachoeira mais alta e outras menores mas não sabia exatamente onde eram. Uma olhada rápida no mapa deu pra ver que tinha uma plataforma de observação então deduzimos que as cachoeiras ficavam por lá. Em vários pontos da trilha tem uma placa com seta indicando Falls (cachoeira) o que facilita bastante.

O Forks of the Credit é bem pequeno e boa parte da sua área não é ocupada por uma floresta fechada. Há arbustos e uma espécie de capim alto em meio às árvores mais altas. Começamos a trilha Meadow, que é bem fácil e plana. Andamos uns 30 minutos, fazendo paradas para olhar o lago, árvores, pássaros e insetos no caminho.

forks-of-the-credit-provincial-park-3forks-of-the-credit-provincial-park-4 forks-of-the-credit-provincial-park-1 forks-of-the-credit-provincial-park-5 forks-of-the-credit-provincial-park-6 forks-of-the-credit-provincial-park-9 forks-of-the-credit-provincial-park-10

Mais ou menos na metade do caminho há outro mapa e ele indicava que a plataforma de observação estava fechada e que teríamos que voltar pelo mesmo caminho. Dali para frente seguimos a Bruce Trail que entra pela floresta. Fizemos uma descida íngrime e depois uma subida. Levamos mais uns 30-40 minutos até chegarmos na cachoeira.

forks-of-the-credit-provincial-park-23forks-of-the-credit-provincial-park-8 forks-of-the-credit-provincial-park-7 forks-of-the-credit-provincial-park-11

Como a plataforma estava fechada não dava para ver a cachoeira. A vista era essa aí.

forks-of-the-credit-provincial-park-13 forks-of-the-credit-provincial-park-12

As meninas piraram. Depois de andarem tanto não conseguiram ver nada. Nós também ficamos frustrados e acabamos fazendo como todas as pessoas que estavam lá e descemos por uma trilha improvisada até a parte mais baixa. Não descemos até a margem do rio mas a vista ficou bem melhor e fez valer todo o esforço da caminhada.

forks-of-the-credit-provincial-park-15 forks-of-the-credit-provincial-park-14

Do lado direito da cachoeira há ruínas de uma mini hidrelétrica. Algumas pessoas foram até lá mas nós preferimos não ir pois era parte da área interditada.

forks-of-the-credit-provincial-park-15

Seguindo a trilha passando da cachoeira há uma ponte e um caminho para voltar ao estacionamento bem mais fácil do que o que viemos. Mas como a plataforma está fechada não dá para cruzar por ali. Teoricamente teríamos que voltar pelo mesmo caminho mas acabamos em outra trilha improvisada por dentro da floresta que saiu do outro lado. Sim no Canadá o povo também dá um jeitinho para tudo…obedecemos a lei e não cruzamos pela plataforma. 😉

forks-of-the-credit-provincial-park-19 forks-of-the-credit-provincial-park-17

Tá eu sei que não foi a coisa mais certa a fazer mas acho que eles poderiam ter deixado claro lá no estacionamento que não ia dar para ver a cachoeira. As outras trilhas que descem para ver as cachoeiras menores também estavam interditadas e só descobrimos quando chegamos lá.

Mesmo assim foi um passeio bem legal pois a região é linda! Imagino como fica no outono, com as árvores coloridas. Quando a plataforma reabrir e todos puderem usar o caminho mais fácil ficará ainda melhor.

forks-of-the-credit-provincial-park-2

Como esse não é um passeio para o dia inteiro aproveite para conhecer a região e faça uma parada na Cheltenham Badlands, uma área que ficou desértica por causa da erosão e uso indevido da terra pelos fazendeiros. O acesso está fechado com uma cerca porque a presença de visitantes estava danificando a região ainda mais. Mas dá para fazer uma paradinha rápida no acostamento e bater umas fotos.

forks-of-the-credit-provincial-park-24 forks-of-the-credit-provincial-park-25

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário