Famous People Players: uma experiência única

Duas semanas atrás eu tive a oportunidade de visitar um teatro de marionetes muito especial em Toronto, o Famous People Players Theatre, um lugar bem diferente de tudo que já vi!

famous-people-players

As marionetes são enormes, coloridas e parecem flutuar no teatro escuro por causa da luz negra. Todos os movimentos são ditados pelo ritmo das músicas. As pessoas que controlam as marionetes se vestem de preto e desaparecem, mesmo quando eles saem do palco e ficam pertinho da gente, nossos olhos nos enganam e vemos apenas as marionetes coloridas. É impressioante! Shows desse teatro já passaram por Las Vegas, Broadway e várias cidades do mundo. O espetáculo que assisti chama-se Rock and Roll With Great Balls of Fire e fica no ar até o fim de maio. Ele é uma homenagem ao rock e tem músicas de vários ícones, como Elvis, Michael Jackson, Beatles, etc. Foi impossível ficar parada na cadeira e não cantar junto.

Não é permitido fotografar durante a apresentação então usei as fotos de divulgação deles para vocês terem uma idéia de como é.

famous-people-players2 famous-people-players3

Os artistas

Depois do show as luzes se acendem e podemos ver como os artistas se movimentam. Eles explicam como tudo funciona e contam a história do teatro. Geralmente é preciso 3 pessoas ou mais para dar vida as marionetes maiores e é de cair o queixo como eles se movimentam!famous-people-players1

Todos os artistas e funcionários do Famous People Players Theatre são pessoas que possuem algum tipo de nessecidade especial, seja física ou mental. Inclusive sua fundadora, Diane Dupuy, que tem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH ).

Durante toda sua infância ela sofreu bullying na escola, perdeu de ano 3 vezes e era trancada num quarto escuro por seu pai quando não se comportava “direito”. Enquanto estava no escuro ela pegava os bonecos que sua mãe fazia e criava histórias para passar o tempo (a história que eles contaram lá, para a audiência de 4-6 anos, foi mais simples e deixou de fora o castido do pai).

A criadora do Famous People Players

Em 1974, Diane, com a ajuda da mãe, Mary, criou esse teatro para mostrar que pessoas com nessecidades especiais, muitas vezes discriminadas e marginalizadas, precisam apenas de uma chance. A partir daí muitos conceitos foram mudados na sociedade canadense e começaram a criar projetos para integrar essas pessoas na sociedade. As duas trabalham lá até hoje. Mary está com 100 anos e veio conversar com a criançada. Diane também escreve livros e dá palestras motivacionais para jovens e fala de como é possível sair de um quarto escuro e se tornar uma pessoa que recebeu várias premiações, inclusive a Ordem do Canadá.

famous-peopleDiane Dupuy

Os shows mudam frequentemente e as professoras falaram que o melhor de todos é o de Natal. Eu gostei bastante mas algumas crianças mais novas ficaram com medo do escuro.

famous-people-4Nos corredores fotos e bonecos usados ao longo dos anosfamous-people-3Uma das marionetes feitas, à mão, por Maryfamous-people-5Essa é uma das marionetes menores,
do lado tem uma tão grande que não coube na foto 

Normalmente o ingresso vendido inclui um jantar mas como fomos num grupo escolar assistimos só o espetáculo Rock and Roll With Great Balls of Fire. Mas pelo que li no Trip Advisor a comida é boa também!

famous-people-2O restaurante

Informações úteis

– Website: http://www.famouspeopleplayers.com

– Endereço: 343 Evans Avenue, Toronto, ON – M8Z 1K2

– Telefone: 416-532-1137

– Valores do jantar + teatro: adultos de $68, crianças até 12 anos $42 e idosos com mais de 65 anos $62. Oferecem pacotes familiares mas tem que ligar para confirmar os preços. Valores março/2016

– Eles são uma organização sem fins lucrativos e desenvolvem vários projetos sociais voltados para pessoas com necessidades especiais. Doações são bem vindas, basta ir no site deles e clicar na aba “Donate”.

Todas as fotos sem a marca d’água do blog são de divulgação do Famous People Players Theatre.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário